Powered bySolverde
Disclaimer

"Agradeço a amabilidade". Viseu faz "singela homenagem" a Carlos Lopes

A rotunda Carlos Lopes em Viseu, que tem uma estátua em pedra consagrada ao maratonista, em honra de Carlos Lopes, recebeu hoje iluminação, numa "singela" homenagem ao viseense e primeiro campeão olímpico português.

Carlos Lopes

© Mário Vasa / Global Imagens

Lusa
14/08/2024 00:07 ‧ 14/08/2024 por Lusa

Desporto

Viseu

"Felizmente, ainda estou vivo para apreciar esta beleza. Não só desta idade, como das pessoas e o carinho e respeito que têm por mim. Não há nada melhor do que ter este sentimento", reconheceu Carlos Lopes.

 

O antigo atleta, que nasceu em Viseu em 1947, revelou ainda que estava a viver um "sentimento de alegria" já que "não há nada melhor" do que "inaugurar uma luz a quem dá luz e quem deu luz ao desporto nacional".

"Agradeço a amabilidade de dar luz a quem realmente necessita e Viseu precisa de muita luz. Ela já é bonita, mas com luz é muito mais", apontou o antigo atleta no fim de ligar a iluminação da estátua em pedra situada na rotunda Carlos Lopes, em sua honra.

O antigo atleta, de 77 anos, conquistou há 40 anos e um dia, em 12 de fevereiro, a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos Los Angeles1984, e hoje, aos jornalistas admitiu o que conserva na memória.

"Recordo com um prazer temendo, mas um prazer que me deu muito trabalho, muitas lágrimas. Com uma saúde tremenda e com uma mentalidade de força, imaginação e um querer para ser campeão", disse.

O antigo campeão também afirmou que não é o único "grande atleta de Viseu" a dar cartas no desporto lembrando no atletismo Manuel de Oliveira e Anacleto Pinto e, no futebol, João Félix e António Silva e, "antes deles, muitos mais".

Neste sentido, defendeu que a cidade "tem todas as características para que os jovens se sintam felizes a viver" em Viseu e "sintam que eles próprios podem fazer o que muitos outros já fizeram".

"Só não posso ajudar mais, porque a minha vida não é em Viseu, vivo em Lisboa, porque se vivesse em Viseu estava determinado a criar condições para que esses jovens crescessem cada vez mais no desporto", disse.

O presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas, assumiu que se tratava de uma "singela homenagem" pelos 40 anos do "brilhante feito em Los Angeles" de um homem "muito frontal e simpático" como é Carlos Lopes.

"É uma homenagem muito singela, mas preferimos pequenos gestos com coisas concretas", reconheceu Ruas, que deu o nome de Carlos à mascote de Viseu - Cidade Europeia do Desporto, "por gratidão ao campeão" de Vildemoinhos, localidade de Viseu situada a poucos metros da referida rotunda.

Fernando Ruas deixou ainda o desejo de receber em Viseu o "magnífico espólio" de Carlos Lopes que prometeu "cuidar e engrandecer", uma ideia que o antigo atleta disse que teria "de ser amadurecida".

Leia Também: Carlos Lopes sentiu morte de Constantino como se fosse do "pai"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Antigo internacional francês Bernard Lacombe morreu aos 72 anos

Óbito

Antigo internacional francês Bernard Lacombe morreu aos 72 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas