Paris'2024: David Pina 'abraçado' por Cabo Verde na chegada a Lisboa

O pugilista David Pina, que conquistou a primeira medalha olímpica da história de Cabo Verde, em Paris2024, foi recebido, na segunda-feira, em Lisboa em festa, com direito a batuqueiras, que o deixaram com os olhos a brilhar.

Jogos Olímpicos de Verão: Chegada a Lisboa do pugilista David Pina

© Lusa

Lusa
13/08/2024 08:31 ‧ 13/08/2024 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

O medalha de bronze na categoria de 51 kg cruzou a porta das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando faltava um quarto de hora para a meia-noite, mas, mesmo assim, tinha à sua espera perto de 300 pessoas.

 

A euforia, os cânticos, os gritos, as cores e a boa disposição foram aumentando e ganharam corpo quando David Pina se dirigiu a todos eles.

Pegando na filha, com o mesmo penteado do pai, com dois totós na cabeça, dançou, saltou e sorriu. Nos olhos estava bem patente o orgulho pelo feito inédito para a história olímpica de Cabo Verde.

"Nem sei como explicar nem como agradecer ao povo cabo-verdiano em Portugal esta mega receção. Agradeço à embaixada de Cabo Verde por ter mobilizado as pessoas para estarem aqui. Estou muito contente", começou por dizer David Pina.

Com as batuqueiras a ritmarem a conversa, já perto de uma das portas de saída, e com a bandeira de Cabo Verde a ladeá-lo, David Pina espera agora que a conquista da medalha de bronze lhe dê um empurrão na carreira.

"Sei que a minha vida vai mudar. Só o facto de estar a ser recebido aqui desta forma é uma mudança enorme. Espero ter mais mudanças a nível económico e de estabilidade para poder treinar mais pelo meu país", afiançou.

Para já, a única certa do pugilista é que atingiu um "sonho de criança", motivo pelo qual aproveitou para deixar um recado para os jovens.

"Lutem. As coisas podem ser difíceis, mas acontecem. A persistência, a perseverança e a dedicação são a chave para o sucesso. Lutem. O meu país nunca teve uma medalha. É dar um presente inédito ao meu país. Estou muito orgulhoso e espero dar mais presentes como este", concluiu.

No passado dia 04, David Pina, que é treinado pelo português Bruno Carvalho, ficou com a medalha de bronze na categoria de -51 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, apesar de ter sido derrotado nas meias-finais da competição pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.

O cabo-verdiano já tinha garantido a primeira medalha de sempre para o país na maior competição multidesportiva mundial, com o apuramento para as meias-finais, já que no boxe os dois derrotados nesta fase ficam com a mesma medalha.

O porta-estandarte de Cabo Verde na Cerimónia de Abertura de Paris2024 recebeu a terceira medalha da África lusófona, depois dos dois 'metais' da moçambicana Maria Mutola, campeã nos 800 metros em Sydney2000 e bronze em Atlanta1996.

Leia Também: FC Porto admite vender Evanilson por metade da cláusula (milionária)

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Gonçalo Inácio pegou no filho Rodrigo Mora para ver o avô Pepe"

Portugal

"Gonçalo Inácio pegou no filho Rodrigo Mora para ver o avô Pepe"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Valkyrie LM. A versão para amadores do Aston Martin de Le Mans

Aston Martin

Valkyrie LM. A versão para amadores do Aston Martin de Le Mans

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas