Basta um golo para ganhar. Vitória SC bate Arouca a fechar a 1.ª jornada
Nelson Oliveira entregou os três pontos ao clube minhoto.
Notícias ao Minuto | 22:12 - 12/08/2024© Getty Images
Ao Minuto Desporto I Liga
Terminou, finalmente, o período de férias no campeonato português. Depois de alguns meses de paragem, a I Liga volta aos estádios nacionais e a primeira jornada arrancou com a vitória do campeão Sporting diante do Rio Ave.
Ainda nesta ronda, o FC Porto venceu, em casa, o Gil Vicente, que deixou cair Tozé Marreco a dois dias da estreia na I Liga, ao passo que o vice-campeão Benfica viajou até ao Minho e perdeu frente ao Famalicão.
Confira, abaixo, todas as incidências do máximo escalão do futebol português.
Sporting-Rio Ave, 3-1
AVS-Nacional, 1-1
Casa Pia-Boavista, 0-1
FC Porto-Gil Vicente, 3-0
Estoril Praia-Santa Clara, 1-4
Farense-Moreirense, 1-2
Famalicão-Benfica, 2-0
Sporting de Braga-Estrela da Amadora, 1-1
Arouca-Vitória SC, 0-1
Clube minhoto marcou cedo e segurou os três pontos durante o que restou da partida.
Matias Rocha complica ainda mais a vida à equipa da casa. O defesa uruguaio recebe o segundo amarelo e o Arouca fica reduzido a 10 jogadores.
Decorridos 75 minutos de jogo, o Vitória SC continua a ganhar por 1-0 e tenta segurar os três pontos. O Arouca, ainda assim, não desiste de tentar empatar.
É tempo de intervalo no Estádio Municipal de Arouca. A equipa visitante segue em vantagem por 1-0.
A bola sobra na área para Nelson Oliveira, que não desperdiça. Os vimaranenses já ganham por 1-0 antes dos 15 minutos de jogo.
Antes do arranque da partida é feito um minuto de silêncio em memória de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico Português que morreu este domingo, aos 74 anos.
Termina a partida no Minho, naquele que foi o segundo empate da jornada inaugural da I Liga.
Pouco depois do golo anulado a Nani por fora de jogo, o emblema da Amadora chega ao empate na Pedreira, por intermédio de Kikas. 1-1 aos 80 minutos.
El Ouazzani aparece de forma oportuna no interior da grande área e desbloqueia o nulo no encontro entre arsenalistas e estrelistas. 1-0 aos 53 minutos.
Bracarenses e tricolores já se encontram no relvado para dar início à segunda parte.
Primeira parte chega ao fim sem golos.
Arranca mais uma partida no Minho, desta vez entre os arsenalistas e os estrelistas.
Onze.#PorMais | #SCBEST pic.twitter.com/Nv2yb9P7vn
— SC Braga (@SCBragaOficial) August 11, 2024
O 𝐗𝐈 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 para a partida de hoje! ⭐⚔ #SCBCFEA #AcreditaEstrela pic.twitter.com/wY5vkUu8eK
— CF Estrela da Amadora (@estrelamadora) August 11, 2024
Cónegos 'fintam' superioridade numérica dos algarvios e arrancam campeonato com triunfo (1-2) no sul de Portugal.
Águias repetem 'pesadelo' vivido no Minho há sensivelmente três meses.
Youssouf 'trama' aspirações do Benfica sentencia as dúvidas em Famalicão. 2-0 em cima do minuto 90.
Em inferioridade numérica, Luis Asué recoloca os cónegos na frente do marcador. 1-2 aos 80 minutos.
Na jogada imediatamente após a expulsão, algarvios restabelecem a igualdade, por intermédio de Bermejo. 1-1 aos 66 minutos.
Sidnei Tavares entra em campo sem autorização, vê o segundo amarelo e é expulso. Moreirense fica a jogar reduzido a dez.
Arranca o segundo tempo no Estádio de São Luís.
Rola a bola no segundo tempo no Minho. Roger Schmidt retira Prestianni (com queixas) e coloca Kokçu em campo.
Termina o primeiro tempo também no sul do país. Moreirense vai vencendo o Farense (0-1) ao intervalo.
Fábio Veríssimo dá por encerrada a primeira parte. Mantém-se o 1-0 para os famalicenses e as águias encontram-se... em apuros.
Sorriso aproveita o passe de Oranda e coloca os minhotos a vencer as águias. 1-0 aos 10 minutos de jogo.
Maracás aparece ao segundo poste e corresponde de forma perfeita a um pontapé livre do Moreirense. 0-1 aos oito minutos de jogo.
Já se joga a estreia dos dois conjuntos na I Liga.
Fábio Veríssimo apita e está dado o arranque da partida em Vila Nova do Famalicão.
Famalicão: Luiz Júnior, Calegari, Mihaj, Justin de Haas, Francisco Moura, Topic, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá, Rochinha, Sorriso e Aranda.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Morato, Beste, Florentino Luís, Aurnses, Leandro Barreiro, João Mário, Prestianni e Pavlidis.
Farense: Ricardo Velho; Rivaldo; Marco Moreno; Lucas Áfrico; Talys Oliveira; Cláudio Falcão; Ângelo Neto; Belloumi; Filipe Soares; Marco Matias; Darío Poveda.
Moreirense: Miguel Carvalho; Artur Jorge; Elves Baldé; Tomané; Jhon Velásquez; Álex Bermejo; Giovanny; Talocha; Raúl Silva.
Os açorianos começaram o jogo a perder mas saem do Estoril com uma goleada convincente, por 4-1, com três golos apontados na segunda parte.
João Costa faz o 4-1 para o Santa Clara e o Estoril, que começou bem o jogo, parece estar perdido em campo.
O Santa Clara, que esteve a perder por 1-0, faz agora o 3-1 e parece ter confirmado a vitória. O golo foi apontado por Ricardinho, aos 75 minutos.
Safira converte uma grande penalidade e está feito o 2-1.
Os jogadores recolhem aos balneários para o intervalo.
Vinicius Lopes empata aos 44' para a equipa visitante (1-1).
Alejandro Marques inaugura o marcador e deixa o Estoril em vantagem na partida.
É a estreia de ambas as equipas na edição 2024/25 da I Liga.
Estoril: Daniel Figueira; Wagner Pina, Eliaquim Mangala, Pedro Álvaro, Pedro Amaral; Jandro Orellana, Michel Costa, Vinícius Zanocelo; Rafik Guitane, Yanis Begraoui; Alejandro Marqués.
Santa Clara: Gabriel Batista; Lucas Soares, Alysson, Frederico Venâncio, Sidney Lima, MT; Adriano Firmino, Pedro Ferreira; Gabriel Silva, Vinícius Lopes e Alisson Safira.
Foi com uma vitória tranquila e esclarecedora que o FC Porto deu, este sábado, o pontapé na edição 2024/25 da I Liga. A vítima dos portistas foi o Gil Vicente, que perdeu por 3-0.
Cláudio Pereira mostrou o segundo amarelo, e respetivo vermelho, a Sandro Cruz. O defesa dos gilistas 'varreu' Vasco Sousa e foi tomar banho mais cedo.
Aí está o terceiro golo do FC Porto na partida. Andrew fez falta sobre Nico González dentro da grande área e Cláudio Pereira apontou para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, Namaso não desperdiçou. 3-0 para os portistas.
Aí está o segundo no Estádio do Dragão. Solto de marcação, Iván Jaime faz o segundo do FC Porto diante do Gil Vicente (2-0).
Retomada a partida no Dragão. Golo de Galeno vai fazendo a diferença.
A primeira parte termina com o FC Porto em vantagem por 1-0. Galeno, de penálti, marcou o primeiro e único golo do encontro até agora.
Buatu cortou um remate de Nico Gonzalez com os braços e provocou uma grande penalidade. Galeno, na conversão, não desperdiçou e marcou o primeiro golo da partida no Dragão.
Começa o último encontro do dia na I Liga.
Foi com sorrisos que o Boavista iniciou, este sábado, a caminhada na edição 2024/25 da I Liga. Miguel Reisinho marcou o único golo da vitória na ida até Rio Maior para visitar o Casa Pia, com João Gonçalves a revelar-se fundamental para segurar a magra vantagem das panteras.
Joel Silva foi derrubado na área pelo guarda-redes Ricardo Batista e o árbitro não hesitou em marcar penálti. Reisinho não desperdiçou e colocou o Boavista na frente (0-1).
Ambas as equipas procuram desfazer o nulo no marcador.
As equipas recolhem aos balneários sem qualquer golo marcado.
Começa mais um duelo da primeira jornada da I Liga.
Termina a partida na Vila das Aves. AVS e Nacional assinam o primeiro empate (1-1) da versão 2024/25 da I Liga. Mercado marcou para os avenses, ao passo que Baeza assinou o tiro certeiro dos insulares.
Casa Pia: Ricardo Batista; João Goulart; João Fonte; Zolotic; Geraldes; Telasco; Beni; Pablo Roberto; Lelo; Raul Blanco; Nuno Moreira.
Boavista: João Gonçalves; Pedro Gomes; Rodrigo Abascal; Filipe Ferreira; Bruno Onyemaechi; Reisinho; Joel Silva; Ibrahima; Vukotic; Salvador; Bezeník.
Empata o AVS na Vila das Aves. Ao minuto 56, Mercado apareceu junto à baliza para marcar para os avenses. 1-1 no marcador.
Já se joga a segunda parte na Vila das Aves.
Tempo de descanso na Vila das Aves. O Nacional vai vencendo o AVS graças a um golo de Baeza.
Marcador a funcionar na Vila das Aves no duelo entre os dois clubes promovidos da II Liga. Baeza deixou o Nacional a vencer em casa do AVS com um golo aos 36 minutos. 0-1 para os insulares.
AVS e Nacional da Madeira dão início ao primeiro jogo da I Liga deste sábado.
AVS: Simão; Alaba, Devenish, Clayton, Rafa Rodrigues; Roux, Aburjania, Piazon; Granada, John Mercado e Nenê.
Nacional: Lucas França; Gustava Garcia, Ulisses Rocha, Zé Vítor, José Gomes; Matheus Dias, Luís Esteves, Miguel Baeza; Thomas, Appiah e Adrian Butzke.
Os leões receberam e bateram os vila-condenses, por 3-1, à 'boleia' dos golos da autoria de Pedro Gonçalves (bis) e Viktor Gyokeres, tendo a resposta pertencido a Clayton. Significa isto que os homens de Rúben Amorim irão passar, pelo menos, a noite de quinta para sexta-feira na liderança isolada da I Liga, com três pontos conquistados em três possíveis.
Momento de brilhantismo com a assinatura de Clayton. O avançado brasileiro 'senta' Ousmane Diomande e remate para o fundo das redes à guarda de Vladan Kovacevic. Aos 90 minutos, o marcador mostra um 3-1 favorável aos homens da casa.
Francisco Trincão tenta o remate, mas a bola sofre um desvio, sobe e 'pinga' para Viktor Gyokeres, que remata, de primeira, para o fundo das redes, num lance em que Jhonatan Luiz não fica nada bem na 'fotografia'. Aos 64 minutos, os leões dilatam a vantagem, para 3-0.
Os leões recolhem aos balneários a vencer, por 2-0, graças a dois golos da autoria de Pedro Gonçalves. Um resultado, ainda assim, 'simpático' para os vila-condenses, que têm sido verdadeiramente 'amassados', até ao momento.
Pedro Gonçalves aproveita uma autêntica 'oferenda' da defesa vila-condense, e, com uma autêntica 'chapelada', dilata a vantagem verde e branca, que, a partir dos 26 minutos, é de 2-0.
Bastaram... seis minutos. Lançado por Geovany Quenda, Viktor Gyokeres aproveitou uma 'cratera' na defesa adversária para galgar metros e deixar a bola em Pedro Gonçalves, que só teve de empurrar para o fundo das redes. Os leões estão em vantagem, por 1-0.
O árbitro João Gonçalves já apitou para o início do Sporting-Rio Ave, que marca o arranque da edição 2024/25 da I Liga.
A Liga Portugal já divulgou as equipas iniciais para o duelo entre o Sporting e o Rio Ave, que marca a abertura da edição 2024/25 do campeonato. A destacar a saída de Debast para a entrada de Diomande na defesa leonina.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.
É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.
Saber mais sobre notificações do browser