Powered bySolverde
Disclaimer

Prestação de Portugal nos JO? "Desempenho que nos orgulha enquanto país"

O primeiro-ministro comentou o resultado de Portugal na modalidade K2 500 e destacou que "entre o segundo classificado e o sexto - que foi a posição da equipa portuguesa - foi de apenas seis décimos de segundo".

Paris2024: primeiro-ministro Luís Montenegro

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
09/08/2024 13:12 ‧ 09/08/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, comentou, esta sexta-feira, o resultado da dupla de canoagem João Ribeiro e Messias Baptista na modalidade K2 500 metros dos Jogos Olímpicos de Paris, considerando que "é um desempenho que orgulha enquanto país"

 

"A diferença entre o segundo classificado e o sexto - que foi a posição da equipa portuguesa - foi de apenas seis décimos de segundo. Dá para ver o nível de detalhe que determina o acesso a uma posição de medalha", referiu, em declarações aos jornalistas, em Paris.

O primeiro-ministro fez questão de "expressar uma profundíssima homenagem a todo o trabalho que tem sido feito no desporto português", em particular na canoagem, "com resultados que continuam a ser magníficos".

"Amanhã teremos mais provas e oportunidades de obter, ou não, medalhas. Mas, independentemente disso, este é um desempenho que nos orgulha enquanto país, que nos motiva e que nos dá um alento e uma motivação para que todas as portuguesas e portugueses possam sentir o apelo para a prática desportiva", acrescentou.

Para Montenegro, participar nos Jogos Olímpicos é "já uma vitória" e algo que "só está ao alcance de muitos poucos". "Quero, em nome do Governo português, dar uma palavra ao Comité Olímpico Português e a todas as federações, atletas, staff, treinadores e a todos os que os acompanham e colaboram na preparação destes momentos, que são extraordinariamente dolorosos em termos de trabalho. São quatro anos a preparar uma prova que depois são de minutos", afirmou.

O primeiro-ministro manifestou-se ainda convicto de que é possível Portugal atingir o objetivo de quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, "ou até superá-las", mas rejeitou pressionar os atletas, a quem assegurou dar "os meios necessários".

"O meu desejo é que ainda possamos superar as quatro [medalhas] mas isso é o desejo de qualquer português. Acho que não temos que colocar mais pressão em cima daquela, que já é muita, com a qual os atletas, mesmo os mais experientes, como é o caso de Fernando Pimenta, estão habituados a lidar", considerou.

Montenegro assegurou que o desporto "é uma politica pública que este governo privilegia" e salientou os benefícios físicos e mentais da prática desportiva.

Enquanto falava aos jornalistas, o chefe do executivo usava o polo oficial da seleção olímpica portuguesa, que homenageia os bordados minhotos. "Vim propositadamente vestido com o equipamento oficial para dizer que estou aqui de corpo e alma, vestindo a camisola com os atletas", afirmou.

Sublinhe-se que Messias Baptista e João Ribeiro ficaram, ao final da manhã desta sexta-feira, a um curto passo de conquistarem aquela que seria a terceira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris.

A dupla portuguesa da canoagem, que alinha pelo Benfica, cruzou a linha da meta da Final A da categoria de K2 500 metros em 1:27.82 minutos, a meros 0.53 segundos dos australianos Tom Green e Jean van der Westhyuzen, que deram o pódio por encerrado e levaram, desta maneira, para 'casa' o bronze.

[Notícia atualizada às 14h14]

Leia Também: Primeiro-ministro felicita Iúri Leitão por "prova espetacular" no omnium

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas