Powered bySolverde
Disclaimer

Golpe de teatro nos últimos segundos dá ouro ao azeri Zelym Kotsoiev

Um erro colossal a oito segundos do fim demonstrou hoje que tudo é possível até ao último momento num combate de judo, com Ilia Sulamanidze a entregar o ouro ao azeri Zelym Kotsoiev.

Paris 2024 Olympic Games - Judo

© Lusa

Lusa
01/08/2024 19:27 ‧ 01/08/2024 por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

Foi um verdadeiro golpe de teatro na Arena Champ-de-Mars, na final de -100 kg, em que o georgiano liderava por waza-ari a segundos do fim dos quatro minutos, mas cometeu um erro que a arbitragem não deixou escapar.

 

Ambos os judocas, primeiro e segundo do mundo, estavam tapados com castigos [shido], sendo que um terceiro conduz à eliminação imediata [hansoku-make] e foi esse o cenário, depois da consulta do videoárbitro, para Sulamanidze.

O georgiano, que estava à beira do título olímpico, deixou-se deliberadamente cair, quando Kotsoiev, em desespero, tentava a pega, e deixou escapar o título olímpico, numa decisão que o vice-líder mundial teve dificuldade em aceitar.

Para Kotsoiev foi a glória e o segundo ouro no judo para o Azerbaijão [depois de Heydarot em -73 kg], que, a par do líder Japão (três ouros, uma prata e três bronzes), passa a ser o único país a ter mais do que um ouro olímpico na modalidade em Paris.

A categoria 'premiou' ainda o israelita Peter Paltchik e o uzbeque Muzaffarbek, nono e quarto favorito, respetivamente, ambos bronze, numa competição em que Jorge Fonseca foi eliminado na estreia.

Isento na primeira ronda, o português perdeu nos oitavos de final com o japonês Aron Wolf, que era o campeão olímpico em título e acabou por perder mais à frente e cair na repescagem, quadro em que terminou em sétimo.

Ao sexto dia, o Japão saiu pela primeira vez sem medalhas da competição, numa jornada em que a França, tal como na quarta-feira, também ficou em branco.

Para isso contribuiu, em muito, a portuguesa Patrícia Sampaio (-78 kg), ao afastar a favorita Madeleine Malonga, no segundo combate, e na luta pelo bronze, no seu quinto combate, a nipónica Rika Takayama.

Um prémio mais do que merecido para a judoca lusa, pelo muito que mostrou na Arena Champ-de-Mars, num percurso em que foi apenas 'travada' pela nova campeã olímpica e líder mundial, a italiana Alice Bellandi.

A final feminina de -78 kg consagrou Bellandi diante da israelita Inbar Lanir, número três do mundo, enquanto o outro bronze, além de Sampaio, foi para Zhenzhao Ma, quarta favorita, num dia em que coube a Patrícia Sampaio contrariar todos os prognósticos.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas