Powered bySolverde
Disclaimer

Campeã Espanha chega a Madrid, que celebra equipa unida e multirracial

A seleção espanhola de futebol, que no domingo venceu o Euro2024, voltou hoje a Madrid, cidade que nas próximas horas vai festejar nas ruas o triunfo com os jogadores e celebrar uma equipa "plural e multirracial".

MADRID, SPAIN - JULY 15: Alvaro Morata, Pedro Rocha, head coach Luis de la Fuente and the Spanish national football team arrive at Adolfo Suarez Madrid-Barajas Airport with the trophy today following their victory in the UEFA Euro 2024 final against Engla

© Getty Images

Lusa
15/07/2024 16:09 ‧ 15/07/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

A comitiva espanhola voou hoje de Berlim, onde venceu o Campeonato da Europa de futebol de 2024 numa final frente à Inglaterra (2-1), para Madrid, onde aterrou ao início da tarde, pouco depois das 15:00 locais (14:00 em Lisboa).

 

Depois de uma passagem por um hotel de Madrid, os jogadores irão ao Palácio da Zarzuela, para serem recebidos pelo chefe de Estado de Espanha, o Rei Felipe VI.

Segue-se um encontro ao final da tarde com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, antes de um percurso num autocarro aberto por ruas centrais de Madrid, até à festa final na emblemática praça de Cibeles, em frente do edifício da câmara municipal e cenário habitual de grandes celebrações de futebol.

A equipa só deverá chegar a Cibeles depois das 21:00 locais e o trânsito será cortado nas imediações e outras ruas centrais da cidade a partir do final da tarde.

Apesar de as autoridades estarem a pedir à população para se dirigir àquele que vai ser o epicentro da festa só depois das 20:00, várias dezenas de pessoas estão desde manhã na praça de Cibeles, onde estão instalados ecrãs gigantes e um palco.

A previsão é que milhares de pessoas saiam à rua hoje em Madrid para saudar a seleção. No domingo à noite, na capital e noutras cidades, milhares de pessoas seguiram já nas ruas, através de ecrãs instalados ao ar livre, a final do Euro2024, em que Espanha derrotou a Inglaterra por 2-1.

Espanha tornou-se no domingo campeã da Europa de futebol pela quarta vez, um recorde na história da competição.

Esta vitória surge num país com uma história recente marcada por divisões internas e movimentos separatistas, que vive um momento político muito crispado e em que tem ganhado protagonismo a extrema-direita, com um discurso anti-imigração e considerado com frequência racista e xenófobo.

Neste contexto, a pluralidade, a multirracialidade e o espírito de equipa e de união da seleção que no domingo conquistou o Euro2024 estão a ser especialmente celebrados e destacados, tanto nos meios de comunicação social como nas ruas.

Especial protagonismo - pelo desempenho em campo e pelas histórias pessoais - estão a ter os jogadores Nico Williams, de 22 anos, filho de imigrantes do Gana que atravessaram o deserto do Saara a pé até entrarem em Espanha, e Lamine Yamal, de 17 anos, nascido nos subúrbios de Barcelona, com pai de Marrocos e mãe da Guiné Equatorial.

"Ambos permitiram (...) dar visibilidade às contradições dos partidos de extrema-direita no debate sobre a imigração e o racismo cada vez mais espalhado na Europa. Espanha não teria sido a mesma sem eles", escreve o jornal El Pais no editorial de hoje.

O jornal acrescenta que "a integração impôs-se ao sectarismo também no modelo de jogo", sem egos ou "ataques de estilo" e com "sentido de equipa", numa seleção "plurinacional" e "afastada da influência habitual do Real Madrid e do Barcelona".

Também o El Mundo destaca hoje no seu editorial que a seleção espanhola "simboliza o potencial de um país diverso, preparado e cheio de talento que quando trabalha unido é capaz de alcançar os objetivos mais ambiciosos".

Na Catalunha, região marcada pelo separatismo nos últimos 15 anos, o El Periódico considera que "uma Espanha jovem, descarada e renovada converteu-se no espelho de um país que mudou, multirracial, diverso".

"A geração Lamine Yamal pede para lhe darem passo não apenas no desporto, mas também no seu envolvimento social. O êxito futebolístico é também uma vitória contra o racismo e a xenofobia, contra as injustiças com os imigrantes", escreve o El Periódico.

Leia Também: As imagens da chegada da seleção espanhola a Madrid após triunfo no Euro

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas