Governo brasileiro condena Abel por usar expressão "equipa de índios"

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil condenou hoje o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por ter usado a expressão "equipa de índios" e convidou-o a conhecer a história dos povos indígenas e da "colonização de Portugal".

Notícia

© Lusa

Lusa
13/07/2024 08:51 ‧ 13/07/2024 por Lusa

Desporto

Abel Ferreira

"O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso", começou por escrever nas suas redes sociais, Sonia Guajajara, já depois de Abel Ferreira ter pedido desculpas de manhã.

 

A ministra brasileira afirmou ainda que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "admitiu que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil"

"Uma declaração muito importante porque o reconhecimento de tais crimes é o 1.º passo para ações concretas de reparação", prosseguiu.

Em causa estão declarações feitas a 23 de abril, durante um jantar com correspondentes estrangeiros em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o país deveria "assumir a responsabilidade total" pelo que fez no período colonial e "pagar os custos"

A ministra brasileira elogiou o posicionamento do chefe de Estado português que trouxe para debate a importância de avançar "numa agenda de igualdade étnico racial como premissa para a cidadania".

Sonia Guajajara recordou ainda o acordo o memorando de entendimento assinado em junho em Portugal entre o Governo brasileiro e o Observatório do Racismo e Xenofobia.

"Essas ações são importantíssimas e passam também pelo combate a estereótipos em relação a esses povos, que levam a falas inadmissíveis como essa de Abel Ferreira", concluiu a ministra brasileira.

Abel Ferreira pediu hoje desculpa por ter usado a expressão "equipa de índios".

"Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa", lê-se na página oficial do técnico no Instagram.

Abel Ferreira empregou esta expressão na quinta-feira, após a vitória por 3-1 frente ao Atlético Goianense, aludindo ao equilíbrio dado ao 'onze' pelo médio argentino Aníbal Moreno, que, em sua opinião, permitiu que os avançados jogassem mais libertos.

"Porque esta não é uma equipa de índios. Há uma organização e, dentro dessa organização, há liberdade para gerar e se conectarem. Temos princípios de jogo e um deles é o equilíbrio e o Aníbal é um desses pêndulos", referiu, na ocasião, o português.

Um dia depois, Abel Ferreira lamentou a expressão utilizada: "Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção. Todos devemos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos, em especial às comunidades indígenas".

Leia Também: "Equipa de índios". Abel Ferreira pede desculpa após polémica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Sandra Madureira

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas