Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
35º
MIN 20º MÁX 37º

'Trintões' despedem-se do Sporting e Amorim enfrenta rejuvenescimento

Saídas de Sebastián Coates, Paulinho, Antonio Adán e Luís Neto tornaram o plantel leonino (ainda) mais jovem.

'Trintões' despedem-se do Sporting e Amorim enfrenta rejuvenescimento
Notícias ao Minuto

07:32 - 11/07/24 por Miguel Simões

Desporto Sporting

Entre os três 'grandes' do futebol português, o Sporting é o clube que mais movimentações tem enfrentado neste mercado de verão, sobretudo no que toca a saídas, fruto das despedidas (algo emotivas) daqueles que eram os quatro jogadores mais velhos do plantel.

 

Já após os 'adeus' anunciados por Antonio Adán e Luís Neto na reta final da última época, coroada pelo título de campeão nacional, Paulinho e Sebastián Coates tomaram, recentemente, a mesma decisão que os dois veteranos, rumo ao outro lado do Atlântico, para representarem Toluca (México) e Nacional de Montevidéu (Uruguai), respetivamente.

Habituado a lidar com plantéis jovens, Rúben Amorim enfrenta. assim, um largo rejuvenescimento na equipa e, agora sem contar com os designados 'trintões' (a exceção é Ricardo Esgaio, cuja continuidade no Sporting não é garantida), assiste a uma queda da média de idades da turma de Alvalade.

Notícias ao Minuto Os quatro jogadores tiveram um contributo crucial na época (2020/21) que marcou o regresso do Sporting à tão desejada conquista de um campeonato nacional, 19 anos após a última vez.© Getty Images  

Aquisições levam um rumo... inverso

Para já, o Sporting (ainda) só adquiriu o guarda-redes Vladan Kovacevic (oriundo do Raków, com 26 anos) e o defesa-central de Zeno Debast (proveniente do Anderlecht, com 20 anos) como reforços para a nova época, aos quais se podem acrescentar nomes como Mateus Fernandes, Rodrigo Ribeiro, Dário Essugo, Jovane Cabral, Mateo Tanlongo ou Sotiris Alexandropoulos.

Todos eles concluíram os contratos de empréstimos válidos até ao fim da última temporada e, embora apenas os dois primeiros tenham mais possibilidades de ficarem no atual plantel de Rúben Amorim, salta à vista, desde logo, a particularidade de grande parte destes jogadores ter entre 19 e 22 anos, à exceção de Jovane Cabral, com 26.

Notícias ao Minuto Mateus Fernandes é um dos jogadores que conta com maiores probabilidades de, desta vez, arrecadar uma oportunidade na equipa principal do Sporting.© Getty Images  

Entre entradas e saídas, há que salientar que a média de idades dos quatro jogadores que deixaram a Alvalade centra-se nos 34,25, tratando-se de um valor que desce para os 29,4 se adicionarmos os nomes de Rafael Camacho (sem clube), Rúben Vinagre (emprestado ao Légia Varvósia) e Fatawu (adquirido pelo Leicester). Já a média de idades no que toca a entradas, que contempla os regressados de empréstimos e os reforços a título definitivo, encontra-se nuns curtos 21,3 atualmente.

Com contrato válido até 2026, Rúben Amorim prepara-se para mais um ano desafiante à frente do Sporting, já depois de ter apontado à conquista do bicampeonato e, embora neste momento não reúna as 'armas' veteranas de outros tempo, conta com jovens cada vez mais 'maduros' a vingar entre as principais opções do jovem técnico. Conseguirão os leões, nestes moldes, manter a capacidade de lutar novamente pelo título? A seu tempo saberemos...

Leia Também: Oficial: Sporting 'rouba' jovem promessa ao Sporting de Braga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório