Artur Soares Dias orgulhoso com despedida do Europeu

O árbitro português Artur Soares Dias sublinhou hoje que foi um "orgulho" a forma como se despediu do Europeu de futebol, depois de dirigir três partidas na competição que se disputa na Alemanha.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/07/2024 22:44 ‧ 06/07/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

"Conseguir sair desta forma é um momento de orgulho. A representação de Portugal sempre foi o lema principal e, desta forma, consegui não defraudar quem quer que seja com a presença da equipa de arbitragem, que não sou só eu, mas um conjunto de árbitros", garantiu o árbitro luso, à chegada ao Casino Figueira, na Figueira da Foz, onde decorre a II gala da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Soares Dias, com os assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, mais Tiago Martins no vídeo-árbitro, apitou o embate Polónia-Países Baixos (1-2) da primeira jornada do Grupo D, o Dinamarca-Inglaterra (1-1), referente à segunda ronda do Grupo C, e também o duelo entre Áustria e Turquia (1-2), nos 'oitavos'.

Sobre o desempenho na temporada 2023/24, a que se junta a final da Liga Conferência entre Olympiacos e Fiorentina, o juiz, de 44 anos, salientou ser o "culminar" de várias épocas.

"Diria que é o culminar não só desta época como de um conjunto de épocas. Para chegarmos a este nível, temos de passar por muitas épocas, por muitos jogos e desafios", notou.

Artur Soares Dias antecipa um impacto positivo para o futuro da arbitragem portuguesa.

"Espero bem que haja mais árbitros. Para boa representação do nosso país, é bom que todos os árbitros que estão nas categorias inferiores -- quer o João Pinheiro, o Luís Godinho, o António Nobre -- sejam capazes de fazer vincar o nosso país com representação em certames deste nível", disse, acrescentando que espera ser uma "inspiração" para todos os árbitros mais jovens, a quem deixou palavras de incentivo.

Sobre a jornada na Alemanha, onde decorre o Euro2024, Artur Soares Dias comparou, em tom de brincadeira, com o programa televisivo 'Big Brother', uma vez que, considera, "há nomeações para tudo".

"Se repararem, também fui nomeado para vir embora. Neste caso, calharam três nomeações para ficar e uma para vir embora", gracejou.

O árbitro luso garante não ter sentido nenhuma "mágoa" pela 'nomeação' para se despedir da competição.

"Mágoa nenhuma. Só satisfação e alegria. Sou uma pessoa muito feliz", completou o árbitro luso, já depois de recordar que a evolução da arbitragem em Portugal vem de "há alguns anos", de nomes como Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e Olegário Benquerença terem conseguido "atingir patamares muito interessantes" e até superiores ao seu.

Artur Soares Dias e a restante equipa mereceram uma grande ovação no decorrer dos discursos da gala da APAF, onde foram reconhecidos os melhores árbitros e observadores, desde as categorias distritais até aos campeonatos profissionais, englobando as modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Sandra Madureira

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas