Powered bySolverde
Disclaimer

Liga Portugal apresenta orçamento recorde de 31,5 milhões de euros

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) apresentou hoje o Plano de Atividades e Orçamento para época 2024/25 com um valor recorde de 31,5 milhões de euros (ME) de receitas, prevendo um resultado positivo de 1,1 ME.

Pedro Proença, President of the European Leagues & Liga Portugal during the 48th European Leagues General Assembly press conference at Nobu Hotel Portman Square, London. Picture date: Friday April 26, 2024. (Photo by Steven Paston/PA Images via Getty Imag

© Getty Images

Lusa
21/06/2024 13:47 ‧ 21/06/2024 por Lusa

Desporto

LPFP

O documento, que foi aprovado por unanimidade e com um voto de louvor pelas sociedades desportivas que hoje estiveram presentes na sede do organismo, no Porto, cresce 5,5 ME de receitas em relação ao orçamentado para temporada que agora findou [2023/24] e, pelo terceiro ano consecutivo, prevê contas positivas superiores a um milhão de euros.

"Tudo isto acontece devido a rigor e ao profissionalismo que vamos tendo na nossa organização, mas também a intervenção e competência das sociedades desportivas que, cada vez mais, se envolvem nos nossos projetos", começou por explicar Helena Pires, diretora executivo coordenadora da LPFP.

A dirigente explicou que esse substancial aumento de receitas, que representa cerca de um sexto do orçamento deste ano, "se deve vários fatores, nomeadamente nível de patrocínios".

"Estes números dão à LPFP credibilidade junto dos parceiros, cada vez mais acreditam em nós. Ao longo destes últimos anos tivemos um primeiro mandato de recuperação financeira, depois de um consolidação e neste momento estamos num mandato da afirmação", vincou Helena Pires.

De acordo com o documento hoje aprovado, o passivo contingente do organismo ronda os 28 ME, oriundos de anteriores administrações, mas a atual diretora executiva coordenadora garantiu que essa verba "está controlada e encarada com realismo".

Também nesta Assembleia Geral foi aprovado que em 2024/25 haverá uma distribuição recorde de dividendos às sociedades desportivas, na ordem de 9,8 ME.

"Há diferentes critérios para efetuar essa distribuição, que será feita consoante as tipologias e avaliadas pela direção da LPFP", explicou Helena Pires.

Questionada sobre o ponto de situação do processo de centralização dos direito audiovisuais, a diretora atualizou que "os prazos estão ser cumpridos dentro da normalidade e com tranquilidade em articulação com os clubes".

Helena Pires divulgou, ainda, que a implementação da tecnologia da linha golo nas provas organizadas pela LPFP, que já tinha sido aprovada, vai, na próxima época, seguir a tramitação formal, prevendo que em 2025/26 já possa ser implementada.

Sobre as ambições para nova temporada, que arranca em agosto, a responsável elegeu como palavras-chave "estabilidade, sustentabilidade, crescimento e internacionalização.

"Na época passada conseguimos ter quatro milhões de adeptos nos estádios, prosseguindo o propósito de trazer as famílias ao futebol, algo que queremos manter esta temporada", concluiu.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Cresci num bairro muito difícil. Sempre vivi perto de pessoas humildes"

Rafael Leão

"Cresci num bairro muito difícil. Sempre vivi perto de pessoas humildes"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Tivemos complicações inesperadas com muitas vibrações na roda traseira"

Miguel Oliveira

"Tivemos complicações inesperadas com muitas vibrações na roda traseira"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas