Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

"Não queremos deixar que esta euforia se exceda em nós próprios"

A três dias da estreia frente à Chéquia.

"Não queremos deixar que esta euforia se exceda em nós próprios"
Notícias ao Minuto

08:47 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Diogo Dalot

Depois de Vitinha, foi a vez de Diogo Dalot comparecer, na manhã deste sábado, em conferência de imprensa para fazer o lançamento da estreia da seleção nacional no Euro'2024, a três dias do jogo frente à Chéquia. 

Confira, abaixo, o essencial das declarações do internacional português. 

Portugal é o último a entrar em campo

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Vamos ver os jogos [do Euro'2024]. Ontem assistimos ao jogo. A equipa está muito tranquila e entusiasmada pela nossa hora." 

Qualidade do grupo deixa seleção em ponto rebuçado?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Sim, sinto que existe essa expectativa. Acredito que as pessoas possam pensar que será uma das melhores seleções que Portugal já teve. Mas será sempre lembrada a seleção que ganha. Não acredito que haja alguém que não se lembre dos jogadores que estavam no Euro'2024. Podemos ter muita qualidade e uma geração com grande potencial, mas o que conta é quem vence. Quem vencer é que ficará para a história."

Expectativas

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Conhecendo o Cristiano, é uma pessoa que vai sempre pensar em grande. Queremos acompanhá-lo. É a pessoa que mais venceu dentro do grupo. Mas eu também acredito que ele saiba que para lá chegar, temos de ir jogo a jogo. Temos de ir passo a passo e juntos. Podemos ir longe. Estou confiante." 

Euforia dos adeptos pode levar à excesso de confiança?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Isso tem de ser um trabalho individual. Para além da euforia, temos de trabalhar com seriedade e profissionalismo como sempre. Temos um grupo bastante experiente que consegue passar isso para os mais novos. Há essa simbiose que acho importante no grupo para podermos ir longe. Portugal será sempre uma seleção que toda a gente quer ver. Olhamos para a euforia como uma motivação extra." 

Portugal ainda não foi verdadeiramente testado?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Não concordo. Acho que já fomos testados em vários aspetos em vários jogos. Vamos para o primeiro jogo sabendo que vamos preparados e que fizemos uma boa preparação, incluindo a fase de apuramento". 

Bisou contra a Chéquia há dois anos

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"É impossível esquecer quando marcas pela seleção, ainda para mais quando marcas dois golos. A Chéquia vai estar sempre na minha memória. Deixa-me contente, traz-me boas memórias e por consequência deixa-me mais motivado."

Estatuto de favorito dá pressão ou motivação?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Eu olho como uma responsabilidade acrescida e olho para isso como uma motivação. Não queremos também deixar que esta euforia, que se criou nestes dias, se exceda em nós próprios. É hora de trabalhar e de vencer o primeiro jogo. Essa responsabilidade dá-nos maior motivação. Creio que o grupo está bastante focado em entrar no Europeu com o pé direito."

Melhor momento de forma na carreira?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Em termos individuais, a minha carreira tem sido progressiva. É assim que gosto de trabalhar e gosto que as coisas aconteçam. Não escondo que talvez seja o melhor momento da minha carreira. Mas isso vale o que vale se não continuar a trabalhar e a mostrar o meu nível. Continuo a trabalhar da mesma maneira para poder continuar ao nível que tenho mostrado". 

Título seria primeiro grande troféu da carreira

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Seria espetacular, não vou mentir. Sentir o momento no Azerbaijão, em 2016, pelos sub-17, foi especial. Vencer pelo teu país é um sentimento especial. Não há melhor sentimento que esse. Seria um sonho e espero que seja possível. Vamos fazer tudo para tal". 

50 jogos esta época

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"É um pouco relativo. Aquilo que fazes durante a época pode ter um papel fundamental para estares aqui, mas a partir do momento em que cá estás, aquilo que fizeste no clube não vai fazer com que jogues. Tens de mostrar que mereces jogar. Felizmente temos muita qualidade nesta equipa e isso dá-me prazer esse tipo de competição saudável. Quando estás rodeado de jogadores de grande qualidade, deixa-te fora da zona de confronto e dá-me essa motivação extra para continuar a trabalhar. Só ajuda Portugal."

Prémio no Manchester United

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Os troféus individuais são sempre positivos. No meu caso, dá-me mais motivação e mais confiança. Sei daquilo que fui dando durante toda a temporada e foi ótimo ter esse reconhecimento dos meus colegas, com quem sofro e celebro os momentos bons. Foi especial para mim."

Sistema tático

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Depende... Na fase de apuramento jogámos em diferentes sistemas. Depende como o adversário vai jogar. Eu sinto-me confortável nos dois sistemas. Caberá ao míster decidir. Já demonstrámos ser uma equipa forte a atacar e forte a defender". 

Qual seria a estreia de sonho na terça-feira?

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Ganhar. É o nosso grande objetivo entrar a ganhar. É importante vencer o primeiro jogo. O resultado, obviamente que quanto mais golos melhor, mas o objetivo passa por ganhar."

Susto contra a Croácia serve de alerta

Francisco Amaral Santos | há 4 semanas

"Marca apenas e só uma experiência. Foi um jogo importante para nós para melhorar e testar antes de uma grande competição. Apesar de termos tido uma fase de apuramento imaculada, precisamos de testes como estes, contra equipas mais experientes. Já houve bastantes colegas que falaram depois do jogo. Foi uma oportunidade para testar algumas coisas e olhamos para isso de forma positiva. Saber estar atrás do resultado e saber reagir em momentos como estes. Foi algo bom para passar antes de uma competição como esta."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório