Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

A emocionada carta aberta que Gundogan escreveu antes do Euro'2024

Capitão da seleção anfitriã pediu união em torno da Mannschaft.

A emocionada carta aberta que Gundogan escreveu antes do Euro'2024
Notícias ao Minuto

19:36 - 14/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

Ilkay Gundogan, capitão da seleção da Alemanha, decidiu escrever esta sexta-feira uma carta aberta aos adeptos alemães, horas antes da estreia no Euro'2024.

O jornal Bild partilhou a mensagem do médio alemão, que pediu união aos apoiantes durante o decorrer do torneio.

"O jogo desta noite, às 21h00 [hora na Alemanha] é mais do que um sonho tornado realidade para mim: levar a minha seleção nacional ao campo como capitão de um torneio local; só de pensar nisso fico com pele de galinha. Tal como o nosso caminho como equipa tem sido difícil e cheio de contratempos nos últimos anos, eu também posso recordar uma fase complicada com a camisola da DFB [Federação Alemã de Futebol]. Sinto-me ainda mais orgulhoso por levar a Alemanha ao campo como o primeiro capitão com antecedentes migratórios num torneio importante", começou por escreve o médio.

"Posso liderar uma equipa que é especial porque está formada por tantas culturas e países diferentes. Estes são exatamente os fatores que nos vão fortalecer como seleção alemão em 2024: a diversidade e a influência de diferentes culturas. O que pudemos aprender e sentir no passado é que o futebol tem o poder de unir as pessoas. Vivemos em tempos em que cada vez se constroem mais frentes. As pessoas não se ouvem entre si. Há uma divisão na nossa sociedade. Como equipa, nas próximas quatro semanas queremos unir o nosso país, contribuir para que possa haver mais coesão, que as pessoas possam estar mais orgulhosas da sua seleção alemã e continuar a aproximar os milhões de convidados que virão ao nosso bonito país nas próximas semanas com abertura, respeito e amizade", prosseguiu.

"Queremos ser campeões da Europa. Mas mesmo se no final não ganharmos o título, ainda poderá ser um bom torneio. Tal como em 2006, quando tinha 15 anos e pude assistir como adepto. Celebrámos um conto de fadas de verão, ainda que só tenhamos ficado em terceiro. Temos de dizer abertamente que algumas equipas são um pouco mais estáveis e chegam melhor preparadas do que nós. Mas com o fantástico apoio dos nossos adeptos, podemos ganhar este Europeu em casa em muitos níveis. Como bons anfitriões, como sociedade cosmopolitana e, oxalá em campo, ajudem-nos a tornar realidade o nosso sonho. Juntos!", terminou Gundogan.

Leia Também: Guardiola augura futuro risonho a antigo pupilo: "Será grande treinador"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório