Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

Sindicatos de jogadores movem ação contra a FIFA em Bruxelas

Os sindicatos de futebolistas profissionais ingleses (PFA) e franceses (UNFP) moveram hoje uma ação contra a FIFA no Tribunal de comércio de Bruxelas, em contestação contra um calendário "fixado unilateralmente", no caso o Mundial de clubes.

Sindicatos de jogadores movem ação contra a FIFA em Bruxelas
Notícias ao Minuto

13:12 - 13/06/24 por Lusa

Desporto FIFA

Aqueles sindicatos consideram que "estas decisões violam os direitos dos jogadores, sustentados pela carta dos direitos fundamentais da União Europeia, bem como o direito europeu da concorrência", indicou a UNFP.

Com o apoio do FifPro para a Europa, sindicato dos futebolistas profissionais, os sindicatos inglês e francês requerem ao tribunal de comércio de Bruxelas que leve o assunto para o tribunal de justiça da União Europeia, com argumentos relevantes à luz do direito europeu.

"Os jogadores e os sindicatos continuam a sublinhar que o calendário atual está sobrecarregado e é impraticável", lembrou a UNFP, referindo que no início de maio a FifPro e a Associação das Ligas já tinham ameaçado levar o assunto à justiça.

Para os sindicatos existe uma posição unilateral da FIFA, ao alargar o Mundial de clubes de sete para 32 equipas, com a primeira edição prevista para o próximo ano, entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

"Os jogadores mais desejados fazem agora parte de um calendário interminável de jogos e competições pelos seus clubes e países, em que os limites são constantemente ultrapassados", lamentou Maheta Molango, diretor-geral do sindicato inglês.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório