Powered bySolverde
Disclaimer

Miguel Ángel López suspenso quatro anos pela UCI por doping

O ciclista colombiano Miguel Ángel López foi hoje sancionado com quatro anos de suspensão devido ao uso e posse de menotropina, uma substância dopante, durante a Volta a Itália de 2022, anunciou a União Ciclista Internacional (UCI).

National Road Championship 2023

© Lusa

Lusa
29/05/2024 18:51 ‧ 29/05/2024 por Lusa

Desporto

Ciclismo

Em comunicado, a UCI dá conta de que o período de suspensão começou em 25 de julho de 2023, quando tomou a decisão preventiva sobre o colombiano, e permanecerá em vigor até 24 de julho de 2027.

O ciclista, agora com 30 anos, corria então pela Medellín-EPM, no seu país natal, após ter ficado sem contrato na Europa precisamente devido às suspeitas de doping, sendo sancionado pelo que ocorreu durante o Giro2022, quando representava a Astana e abandonou à quarta etapa.

Esta resulta de uma investigação da Agência Internacional de Testagem (ITA) com base em provas da 'Operação Ilex', levada a cabo pela Guarda Civil espanhola e a agência espanhola antidopagem (CELAD).

Esta decisão sobre López, com 25 vitórias como profissional, incluindo um pódio na Volta a Espanha e outro na Volta a Itália, ambos em 2018, é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

O ciclista, hoje com 30 anos, viveu vários anos de ribalta na Europa, acabando no top 10 final todas as sete grandes Voltas que conseguiu acabar, conquistando ainda três etapas na Vuelta, a Volta à Catalunha e a Volta à Suíça, mas as suspeitas, e ligações a Marcos Maynar, sempre 'pairaram'.

No centro da 'Operação Ilex' está o médico Marcos Maynar, acusado de uma série de práticas relacionadas com doping no ciclismo em Espanha e não só. Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal-Anicolor, é uma das pessoas sob investigação no âmbito dessa operação.

Em maio de 2022, a Guarda Civil deteve em Cáceres Marcos Maynar, antigo médico da equipa de ciclismo portuguesa LA-MSS, por um alegado delito de tráfico ilegal de medicamentos, tendo-lhe sido imputados um crime contra a saúde pública e outro de tráfico ilegal de medicamentos.

Maynar, professor da Universidade da Estremadura, já foi detido em 2004 numa operação contra o tráfico de substâncias dopantes nos ginásios.

Cinco anos depois, foi suspenso por 10 anos pela Federação Portuguesa de Ciclismo "por, durante a época desportiva de 2008, ter prescrito e/ou fornecido substâncias proibidas e mascarantes a alguns ciclistas" da LA-MSS.

Em 2015, o médico foi um dos seis acusados num alegado caso de dopagem a remadores do clube de Urdaibai, tendo sido absolvido no julgamento.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Redes Sociais

Kochorashvili reage à apresentação no Sporting com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas