Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

Sérgio Conceição regressa ao Jamor perante 'mar (azul) de incertezas'

Treinador português pode fazer último jogo à frente do FC Porto, precisamente no mesmo local onde conquistou o último título.

Sérgio Conceição regressa ao Jamor perante 'mar (azul) de incertezas'
Notícias ao Minuto

07:54 - 23/05/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto FC Porto

Sérgio Conceição poderá despedir-se do FC Porto no próximo domingo, em pleno Estádio Nacional do Jamor, após ser disputada a final da Taça de Portugal diante do Sporting. O treinador português de 49 anos até assinou a renovação de contrato ainda antes das eleições do FC Porto em abril, mas a mudança na direção do clube, agora presidido por André Villas-Boas, pode ditar o fim de um ciclo de sete anos de Sérgio Conceição no Dragão. 

Perante o 'mar de incertezas' que rodeiam Sérgio Conceição, o FC Porto tentará evitar que o Sporting consiga a dobradinha no mesmo palco em que festejou o último título da era Sérgio Conceição. No Jamor, os portistas vão tentar revalidar o título que conquistaram há um ano, ao vencer o Sp. Braga na final, e dar o melhor desfecho a uma temporada que ficou, uma vez mais, abaixo das expectativas. 

Depois de sete temporadas à frente do FC Porto, Sérgio Conceição também pretende alagar o palmarés e elevar para 11 os troféus conquistados enquanto treinador dos dragões. A continuidade com André Villas-Boas ao leme do clube parece um cenário pouco provável, mas que por agora ainda não está descartado, e apenas depois de domingo as dúvidas podem começar a ficar dissipadas. 

De resto, Villas-Boas garantiu que apenas iria conversar com Sérgio Conceição, de uma forma mais formal, apenas depois da Taça de Portugal, apontando para a importância de não desestabilizar os jogadores numa altura em que ainda há um troféu por disputar. 

Italianos aprovam regresso, Marseille atento 

A provável saída de Sérgio Conceição tem 'aguçado' o apetite de alguns clubes, nomeadamente oriundos de Itália, onde Sérgio Conceição passou parte da carreira enquanto futebolista, vestindo a camisola de Lazio, Parma ou Inter. No entanto, até é o rival AC Milan quem está mais interessado no técnico luso de 49 anos. 

Em França também o Marseille está atento à situação de Conceição e já manifestou estar interessado em negociar com o técnico luso, até porque se prevê uma grande revolução no Stade Vélodrome. No entanto, para já, nenhum contacto formal se encontra em andamento, sabe o Desporto ao Minuto

Pior rácio de vitórias no fecho de ciclo? 

Curiosamente a sétima temporada de Conceição como treinador do FC Porto é a pior no rácio de vitórias. Com apenas 33 vitórias em 50 jogos disputados, os dragões ficam pelos 66% e nem uma eventual vitória diante do Sporting irá mudar isso - passaria para 66,7%. 

Em sentido inverso, a época mais conseguida, a nível de vitórias, aconteceu em 2022/23, altura em o FC Porto venceu 44 de 56 jogos, o que lhe garantiu um rácio de 78,6%. 

Época Jogos Vitórias Percentagem de vitórias
2017/18 52 38 73,1%
2018/19 57 42 73,7%
2019/20 56 40 71,4%
2020/21 53 36 68%
2021/22 53 39 73,6%
2022/23 56 44 78,6%
2023/24* 50 33 66%

*- Ainda com um jogo por disputar. 

Leia Também: Felipe diz ter recusado proposta "muito boa" do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório