Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Bayer quer fazer história em Dublin na primeira final da Atalanta

O Bayer Leverkusen, ainda imbatível, chega à final da Liga Europa de futebol a viver uma época histórica, enquanto a Atalanta, com o Sporting entre as 'vitimas', tem a primeira oportunidade de conquistar um troféu internacional.

Bayer quer fazer história em Dublin na primeira final da Atalanta
Notícias ao Minuto

08:44 - 20/05/24 por Lusa

Desporto Liga Europa

O Bayer, com 51 jogos sem perder em todas as provas e com a conquista da Bundesliga como 'carta de apresentação' (acabou com uma década de domínio do Bayern Munique), aterra em Dublin como favorito a levantar o troféu da Liga Europa, embora a Atalanta também prometa apresentar argumentos, sobretudo após deixar pelo caminho o Liverpool, que era o grande favorito.

Enquanto os germânicos, sob liderança do espanhol Xabi Alonso, vão disputar a terceira final europeia, e já com uma Taça UEFA no currículo (1987/88), os italianos são estreantes neste tipo de jogos, mas são comandados por Gian Piero Gasperini, que vai na oitava temporada seguida no clube e é já considerado uma 'lenda' em Bérgamo.

Nesse sentido, também Alonso pode puxar dos 'galões', já que está a comandar o Bayer Leverkusen na sua melhor temporada de sempre em 119 anos de existência, e ainda não terminou.

Além da Bundesliga, e de se ter tornado na primeira equipa sem derrotas numa edição da prova, o Bayer tem ainda a Liga Europa e também a final da Taça da Alemanha com o Kaiserslautern, do segunda escalão germânico.

Esta será a terceira final europeia da formação de Leverkusen, depois do sucesso perante o Espanyol em 1987/88 e da desilusão na Liga dos Campeões em 2001/02, na derrota por 2-1 com o Real Madrid, celebrizada pelo golo que ficou para a história do francês Zinedine Zidane.

Para a chegar à capital da República da Irlanda, o Bayer venceu todos os jogos do Grupo H e, nos oitavos de final, despachou novamente o Qarabag (já tinha encontrando no agrupamento), seguindo West Ham e Roma.

Em todas as eliminatórias, perante azeris, ingleses e italianos, a equipa de Xabi Alonso esteve a poucos minutos, e até segundos, da tal primeira derrota da época, mas salvou-se sempre nos descontos com os três clubes.

Já a Atalanta fez uma qualificação mais consistente (o Sporting que o diga) e passou a ser olhado como possível vencedor da prova quando eliminou o Liverpool nos quartos de final, impondo um 3-0 em Anfield Road.

Antes, o Grupo D, obrigando o Sporting ao 'play-off', e voltou a encontrar com sucesso os 'leões' nos oitavos de final.

Nas 'meias', o Marselha ficou pelo caminho, equipa que tinha eliminado o Benfica nos 'quartos'.

Entre as figuras, no Bayer destaca-se o jovem médio Florian Wirtz, que é apontando como a grande esperança da Alemanha no Euro2024, que o país vai organizar, enquanto na Atalanta o avançado Gianluca Scamacca, internacional italiano, ganhou nova vida, após ter andado perdido por Inglaterra.

O jogador de 25 anos tem seis golos na prova, metade deles marcados ao Sporting.

A final vai decorrer na Arena Dublin, recinto com capacidade para 51 mil pessoas e que recebe a segunda final, depois de em 2010/11 ter sido palco da final totalmente portuguesa da Liga Europa entre FC Porto e Sporting de Braga, que os 'dragões' venceram por 1-0.

O árbitro da partida será o romeno István Kovács.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório