Liga Portugal reforça combate à pirotecnia com novo regulamento

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou hoje um novo regulamento de prevenção da violência, incluindo casos de deflagração de pirotecnia e de arremesso de objetos, que, a partir de agora, podem levar à interrupção dos jogos.

Pedro Proença

© Global Imagens

Lusa
23/04/2024 17:17 ‧ 23/04/2024 por Lusa

Desporto

Liga

A medida, votada pela maioria dos clubes que hoje participaram na Assembleia Geral do organismo, no Porto, é incorporada no programa de prevenção e combate à violência associada a espetáculos desportivos e, segundo a LPFP, pretende garantir "uma resposta imediata e eficaz contra comportamentos incorretos".

"Tal como já tínhamos regulamentos para as questões da violência e do racismo, também passamos a ter nesta questão da pirotecnia e do arremesso de objetos. Entre as medidas, está contemplado um mecanismo de paragem do jogo, que só será reatado quando as condições estiverem reunidas", explicou Helena Pires, diretora executiva da LPFP.

Ainda em questões de violência, a dirigente foi questionada sobre os incidentes no jogo entre Desportivo de Chaves e Estoril Praia, no domingo, da jornada 30 da I Liga, no qual houve uma invasão de campo por adeptos dos flavienses e agressões entre jogadores e adeptos.

"Todos temos de refletir o que se passou nesse jogo. Da nossa parte estamos a fazer essa reflexão de forma interna. É algo que põe em causa a imagem da nossa competição e não podemos deixar que tal aconteça", afirmou a diretora.

Helena Pires deixou, por isso, um "apelo à serenidade" para as últimas jornadas das competições profissionais.

"O nosso campeonato é deveras competitivo, estamos nas últimas jornadas, e temos todas as condições para que tudo termine bem. Espero que haja serenidade até ao final da época", completou Helena Pires.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

João Félix veste camisola de clube da Polónia e 'incendeia' redes sociais

Mercado de Transferências

João Félix veste camisola de clube da Polónia e 'incendeia' redes sociais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lancia Ypsilon HF, o novo desportivo elétrico, estreou-se em Balocco

carros elétricos

Lancia Ypsilon HF, o novo desportivo elétrico, estreou-se em Balocco

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas