Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Benfica en'Carr'illa na linha de Faro e (ainda) persegue líder Sporting

Águias reagiram à desilusão europeia, entre golaços e uma estreia a marcar por parte de Álvaro Carreras, mantendo a distância de sete pontos para os leões.

Benfica en'Carr'illa na linha de Faro e (ainda) persegue líder Sporting
Notícias ao Minuto

22:11 - 22/04/24 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Benfica reagiu à desilusão em torno da eliminação na Liga Europa e voltou a vencer na I Liga, esta segunda-feira, frente ao Farense (1-3), no Estádio de São Luís, mantendo-se (ainda) na perseguição ao líder Sporting, a sete pontos de distância quando só estão mais 12 em disputa.

As águias saltaram para a frente do marcador através de Kokçu (16') e, apesar do empate dos algarvios num golaço Belloumi (23'), responderam pouco depois com um golo de Arthur Cabral (34'), com direito a calcanhar.

Já no segundo tempo, Álvaro Carreras estreou-se a marcar (67') e acabou mesmo por 'encarrilar' o Benfica na linha de Faro, mantendo-se a sete pontos do rival, com mais quatro jornadas por disputar, apesar das curtas possibilidades em chegar à liderança. Os encarnados 'vingam-se', ainda, do empate frente aos leões de Faro na primeira volta (1-1).

Foi sempre a andar

Roger Schmidt optou por proceder a cinco alterações no onze por comparação ao jogo em França, com as entradas de Carreras, Kokçu, João Mário, Tiago Gouveia e Arthur Cabral para os respetivos lugares de Aursnes, João Neves, Rafa Silva, David Neres e Casper Tengstedt. Já José Mote fez duas mexidas ao susbtituir Facundo Cáseres e Bruno Duarte por Fabrício Isidoro e Zé Luís, respetivamente.

As águias entraram com personalidades e, depois dos disparos de Ángel Di María e Arhur Cabral para testar a atenção de Ricardo Velho, acabaram por chegar ao golo aos 16 minutos, por intermédio de Orkun Kokçu. O médio turco, já depois de ter enfrentado um período difícil ao reclamar por mais minutos, aproveitou o passe de Alexander Bah e só teve de encostar para o primeiro da partida.

Logo a seguir, Kokçu até ficou perto de bisar, mas seria na outra baliza que despertariam novos motivos de festejo no Estádio de São Luís. Aos 23 minutos, Belloumi 'fuzilou' a baliza de Trubin num lance de insistência e deixou os adeptos da casa em puro estado de 'loucura'.

O jogo serenou, mas por pouco tempo, uma vez que, aos 34 minutos, Arthur Cabral recolocou o Benfica na frente do marcador com nota artística, ao aproveitar nova assistência de Bah para brilhar com um golo de calcanhar. 

O conjunto encarnado mostrou, desta vez, não ter dificuldades para reagir às adversidades e até esteve perto de chegar ao terceiro, primeiro numa bela jogada de Di María e depois num remate ao poste de Arthur Cabral. Porém, até ao intervalo, os algarvios ainda ameaçaram o empate por intermédio de Fabrício Isidoro e Zé Luís.

Carreras sentenciou as dúvidas

O regresso dos balneários não trouxe grandes oportunidades e a verdade é que foi preciso esperar pelas primeiras mexidas para aparecer a primeira grande ocasião, que até seria mesmo o golo sentenciador de Álvaro Carreras, aos 67 minutos, naquela que foi a sua estreia a marcar, após passe de Di María.

Já com David Neres e João Neves este campo, este último acabaria por ser substituído dez minutos depois, devido a um choque de cabeças com Ponde que deixou o jovem médio com queixas. Além do substituto Aursnes, Roger Schmidt ainda colocou Marcos Leonardo e Rollheiser em campo, enquanto José Mota refrescar o meio-campo e o setor ofensivo em busca de algo mais, mas o resultado não sofreu novas alterações.

Com este resultado, o Benfica passa a somar 73 pontos na segunda posição, a sete do líder Sporting (80) e com mais 11 do que FC Porto e Sporting de Braga (ambos com 62), quando faltam apenas disputar mais quatro jornadas. Já o Farense mantém-se no 10.º posto, com 31 pontos, os mesmos que Rio Ave e Gil Vicente, apenas três acima da linha de água.

[Notícia atualizada às 22h19]

Leia Também: Titularidade e estreia. Carreras festeja assim primeiro golo pelo Benfica

Leia Também: Pura classe. Calcanhar de Arthur Cabral recolocou Benfica na frente

Leia Também: Cá vai disto. Belloumi marcou para o Farense e deixou Benfica a 'tremer'

Leia Também: Só precisou de encostar. Kokçu deixou assim o Benfica a sorrir

Onzes

Farense: Ricardo Velho, Pastor, Igor Rossi, Gonçalo Silva, Talys Oliveira , Cláudio Falcão, Rafael Barbosa, Fabrício Isidoro, Mohamed Belloumi, Marco Matias e Zé Luís.

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Carreras, Florentino Luís, Kokçu, João Mário, Ángel Di María, Tiago Gouveia e Arhur Cabral.

Antevisão

Quatro dias após a eliminação na Liga Europa, frente ao Olympique Marseille, o Benfica volta a concentrar atenções na I Liga, esta segunda-feira, com a deslocação ao reduto do Farense, na perseguição ao Sporting, apesar da margem (muito) reduzida para anular a desvantagem de dez pontos para o líder na reta final da prova.

Na conferência de antevisão, Roger Schmidt não hesitou em admitir as dificuldades em lutar pelo bicampeonato, garantindo ainda que não irá desistir, enquanto for possível matematicamente. Já José Mota não esquece o empate obtido na Luz (1-1) na primeira volta, mas alerta para o poder de reação de um 'grande' a uma desilusão.

De referir que o conjunto algarvio leva quase dois meses sem perder em casa, chegando a este encontro após um empate em Guimarães, frente ao Vitória SC (1-1), ainda a lutar pela fuga aos lugares de despromoção, pelo que também isso é um alerta para o emblema da Luz.

A verdade é que o Benfica entra em campo praticamente 24 horas depois de ter visto o rival Sporting transformar a vantagem de sete para dez pontos, pelo que a missão passará 'forçosamente' por repor essa diferença em sete pontos, à entrada para as últimas quatro jornadas. Em caso de 'tropeção', rapidamente se alimentarão cenários de uma possível festa verde e branca já no próximo fim de semana.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Farense-Benfica: Águia não quer 'ir a banhos' após desilusão europeia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório