Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Notas do Famalicão-Sporting: Trincão fintou a desinspiração coletiva

Internacional português foi a unidade mais esclarecida dos leões na hora de acertar o calendário, assistindo Pedro Gonçalves para o único golo da noite em Vila Nova de Famalicão.

Notas do Famalicão-Sporting: Trincão fintou a desinspiração coletiva
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/04/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Sporting ficou, na noite de terça-feira, mais perto de conquistar o título de campeão nacional. Os leões foram até Famalicão acertar o calendário da I Liga, disputando uma partida em atraso da 20.ª jornada, inicialmente agendada para fevereiro, e acabaram por conseguir somar mais três pontos, graças a um golo solitário de Pedro Gonçalves, aos 20 minutos. 

A exibição coletiva do Sporting ficou vários furos abaixo do que já mostrou nesta temporada, mas o objetivo principal, o de aumentar a vantagem face ao Benfica, segundo classificado, foi alcançado. Agora, diga-se, são sete os pontos que separam os dois rivais de Lisboa quando faltam apenas cinco jornadas para o final do campeonato. 

O mesmo é dizer que o Sporting deu um passo de gigante rumo à conquista do título. Tudo ainda está em aberto, mas a larga vantagem permite antecipar aquele que deverá ser o campeonato de Amorim e companhia. Para já, recorde-se, os verde e brancos já asseguraram pelo menos o segundo lugar e a 3.ª eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. 

Vamos aos protagonistas da noite de ontem em Vila Nova de Famalicão.

A figura

Quem viu Francisco Trincão na primeira metade da época e que o vê nesta segunda metade pode até achar que se tratam de jogadores diferentes. Mas não. É o mesmo Trincão, mas com a confiança bem lá em cima. Depois de ter marcado dois golos em Barcelos, o internacional português foi a Vila Nova de Famalicão assistir Pedro Gonçalves para o único golo da noite.

Além disso, foi sempre o jogador mais inspirado na hora de pensar as jogadas, revelando inteligência na ocupação e exploração dos espaços. No meio de alguma desinspiração dos colegas, nomeadamente de Pote e Gyokeres, o camisola 17 do Sporting foi conseguindo causar calafrios aos adversários sempre que pegava na bola. 

A desilusão

Diomande não foi particularmente feliz na noite de ontem, recebendo um cartão amarelo, que o retira do próximo jogo, frente ao Vitória, por perder uma bola de forma displicente. Saiu ao intervalo porque Amorim não quis arriscar uma eventual expulsão. 

A surpresa 

A inspiração também foi presença notada na equipa do Famalicão, mas Chiquinho foi fugindo à regra, conseguindo causar problemas aos defesas do Sporting, ora pela velocidade, ora pela qualidade técnica. Foi, ainda, o responsável direto pelos cartões amarelos dados a Diomande, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio. 

Os treinadores 

Armando Evangelista

Ao fim de quatro jogos, Evangelista averbou a primeira derrota ao serviço do Famalicão. Frente aos leões, viu o plano de jogo ser forçosamente alterado pelo golo, algo cedo, de Pote. Ainda assim, só a partir dos 80 minutos é que os famalicenses arriscaram, de facto, em busca do empate. A aposta, porém, pecou por tardia. 

Rúben Amorim 

Depois de uma exibição muito competente em Barcelos, Amorim viu o Sporting baixar o nível em Vila Nova de Famalicão, também por mérito do adversário. Não perdeu tempo em tirar Diomande ao intervalo e promoveu uma tripla alteração quando o jogo parecia estar a ficar partido. Soube ler o jogo, uma vez mais. 

O árbitro 

Fábio Veríssimo foi conseguindo aplicar um critério mais largo, que permitiu que o jogo fosse rolando a bom ritmo, mas há um lance muito discutível aos 24 minutos, quando Pote ficou a queixar-se de uma grande penalidade cometida por Topic. Ainda assim, é justo dizer que o lance é de difícil análise. O VAR também mandou o jogo seguir. 

Leia Também: "Não há como esconder". Rúben Amorim assume que o título está mais perto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório