Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto-Famalicão: Dragões batalham pelo pódio antes da prova 'salvação'

Dragões procuram reagir a duas derrotas consecutivas na I Liga, perante um adversário que só sabe ganhar desde que trocou de treinador.

FC Porto-Famalicão: Dragões batalham pelo pódio antes da prova 'salvação'
Notícias ao Minuto

07:12 - 13/04/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

O FC Porto prepara-se para voltar a jogar no Estádio do Dragão, este sábado, na receção ao Famalicão, sensivelmente uma semana após a derrota diante do Vitória SC (1-2), naquele que foi o segundo desaire consecutivo na I Liga.

A obrigação dos dragões passa, desde logo, por responder a essas duas derrotas impactantes nas contas do campeonato (apesar do triunfo frente aos vimaranenses, por 0-1, em Guimarães, na primeira mão das 'meias' da Taça de Portugal), sobretudo para não deixar escapar a terceira posição da qual é dono há várias semanas - dado que Sporting de Braga e Vitória SC seguem logo atrás, com menos dois pontos.

A verdade é que o FC Porto tem apresentado um resultado altamente oscilante, entre vitórias e derrotas, desde a eliminação na Liga dos Campeões, numa altura em que, para além de assegurar a terceira posição, restará a Taça de Portugal para 'salvar' a época dos azuis e brancos, sendo que o tão desejado acesso à final do Jamor é precisamente o jogo que se segue, igualmente no Dragão, já na próxima quarta-feira.

Já o Famalicão, desde que contratou Armando Evangelista para substituir João Pedro Sousa, apenas sabe vencer, com os mais recentes triunfos diante de Gil Vicente (1-2) e Vizela (3-2), pelo que também isso é um sério aviso ao conjunto orientado por Sérgio Conceição.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição:

Análise ao Famalicão: "Espero um Famalicão à imagem do que tem sido esta época. Mesmo com o João Pedro [Sousa] o Famalicão sempre foi competente e a fazer um campeonato dentro do que esperava. Nos últimos dois jogos, que analisámos mais em pormenor, com o Armando [Evangelista], é verdade que esses dois jogadores estavam bem. Vão entrar outros com nível porque o Famalicão tem um plantel bem apetrechado. Vamos defrontar uma boa equipa da nossa Liga. Mais um jogo difícil. Temos de fazer o máximo para ganhar".

Resposta à má fase: "Há sempre situações a analisar, de positivo e negativo. Claro que é pegar em coisas que não correram tão bem e trabalhar no treino. (...) Muitas vezes ficamos sem soluções por castigos e lesões, mas os treinadores estão cá para arranjar soluções e para a equipa entrar no jogo apenas a pensar no que tem de fazer amanhã. Não vale a pena olhar para o que passou. Há sim que analisar e olhar para o futuro próximo, já amanhã".

Gestão após expulsão de Pepe: "Apresentou-se aqui como um dos primeiros para trabalhar. Sempre com a mesma ambição e dedicação. Não houve diferença nenhuma no comportamento. O estado de espírito quando se perde ou acontece algo do género, não é o melhor, mas faz parte. Para nós não é novidade nenhuma darem mais ênfase e mais cobertura e mais palco aquilo que foram as reações e não às causas. Mas é habitual. É habitual isso e tudo aquilo que são os processos levantados, faz parte da imagem que foi a época. Não posso falar mais, se não levo mais um processo".

João Pedro Sousa:

Sequência negativa do FC Porto: "Os últimos resultados do FC Porto certamente deixaram a equipa em alerta máximo e isso pode dificultar a tarefa do Famalicão, mesmo que os nossos níveis de confiança estejam a aumentar pelas vitórias conseguidas".

Tarefa difícil no Dragão: "É um jogo de grau de dificuldade elevadíssimo, e sendo fora ainda mais complicada será a nossa tarefa. Temos de traçar objetivos reais, mas não me parece que seja impossível fazer um bom resultado no Dragão".

Famalicão tinha condições para lutar pela Europa?: ""Estou no clube há 15 dias e quem traçou essas metas não fui eu. Reconheço que a dimensão e crescimento do Famalicão pode aproximar-se, em termos de competitividade, aos clubes de topo, mas agora o importante é validar as duas vitórias anteriores com boas exibições e crescimento".

Últimos resultados

FC Porto: D-V-D-V-D

Famalicão: V-V-E-D-E

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Danny Namaso

Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Enea Mihaj, Riccieli, Francisco Moura, Zaydou Youssouf, Mirko Topic, Gustavo Sá, Puma Rodríguez, Chiquinho e Jhonder Cádiz.

Ausências

FC Porto: Pepe e João Mário (castigados); Zaidu, Iván Marcano e Fábio Cardoso (lesionados).

Famalicão: Chiquinho e Riccieli (castigados); Henrique Araújo (lesionado).

Leia Também: "Talvez seja o ano mais difícil, por tudo aquilo que se está a viver"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório