Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

"Talvez seja o ano mais difícil, por tudo aquilo que se está a viver"

Treinador do FC Porto lançou duelo frente ao Famalicão.

"Talvez seja o ano mais difícil, por tudo aquilo que se está a viver"
Notícias ao Minuto

11:58 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição esteve, esta sexta-feira, em conferência de imprensa para fazer o lançamento da partida frente ao Famalicão, da 29.ª jornada da I Liga, agendado para a tarde de amanhã, sábado. 

Confira, abaixo, o essencial das palavras do treinador do FC Porto que abordou vários temas, da expulsão de Pepe à de... Cristiano Ronaldo. 

Termina a conferência de imprensa

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Termina aqui a conferência de imprensa de Conceição. O jogo entre Famalicão e FC Porto está agendado para as 18h00 de sábado. 

Reunião de equipa

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Esta semana tivemos sessões bidiárias, nos dos dias pós-Vitória... Sou das pessoas que gosta de enfrentar os problemas ou desafios. Não gosto de os esconder debaixo do tapete. As coisas têm de ser faladas de forma muito honesta, muito frontal e sincera. Por vezes, sendo desagradável. Não posso andar aos beijinhos, nem os jogadores a mim. Consoante o momento, vamos ajustando o nosso treino. Pagam-me para isso. Para tirar a equipa de situação menos positiva, incluindo esse estado emocional e a pensar só na nossa tarefa em campo." 

Há descontrolo emocional na equipa?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"São essas situações que estávamos a falar... Isso é uma consequência do que tem acontecido e os jogadores estão atentos. Por vezes deviam tapar os ouvidos, fechar os olhos, mas hoje facilmente circulam muitas opiniões e muitas notícias. Por vezes é difícil manterem a calma e o foco. Isto não nos leva a nada, só nos prejudica. O nervo é bom, eu gosto, o estar ligado ao jogo é fundamental. Agora entrar em irritação com o que podemos não controlar não nos leva a nada. Sinceramente... Há duas formas de ver isto: O Pepe descontrolou-se e eu digo que estou a viver uma história importante porque vão passar muitos anos em que não vai haver um outro Pepe com 41 anos que seja tão competente e competitivo e que tanta qualidade mostra na Liga dos Campeões. Não estou a dar moral. Vejo alguns exemplos, como o Pepe e Cristiano Ronaldo, isso tem a ver com carreiras longas, com três Liga dos Campeões, e ainda consegue num jogo contra o Estoril estar tão dentro do jogo e que possa cometer um excesso e que esse excesso faz primeiras páginas e não tudo aquilo que o Pepe é. Estou a falar do Pepe, do Cristiano Ronaldo, que ainda há pouco tempo foi expulso e que eu li e ouvi situações que não são nada agradáveis. Devemos dar graças a Deus por ter gente desta, que é portuguesa. Eu estive com Eusébio noutras situações, mas não a competir com ele. Gostava de ter 140 anos e de poder viver mais 140 anos para apanhar uma figura destas. Eu estou a vivê-la com o Pepe. Dão um brilho àquilo que não tem brilho nenhum e o brilhantismo verdadeiro desses jogadores não é metido cá para fora. A irritação é geral. E não é boa e nem é positiva. Perdemos com isso. Precisamos de ter os jogadores ligados, mas com frescura mental." 

Trabalhar após duas derrotas no campeonato

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Há sempre situações a analisar, de positivo e negativo. Claro que é pegar em coisas que não correram tão bem e trabalhar no treino. (...) Muitas vezes ficamos sem soluções por castigos e lesões, mas os treinadores estão cá para arranjar soluções e para a equipa entrar no jogo apenas a pensar no que tem de fazer amanhã. Não vale a pena olhar para o que passou. Há sim que analisar e olhar para o futuro próximo, já amanhã." 

Famalicão em retoma

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"O principal perigo é tudo o que advém da nossa equipa, do ambiente que podemos ou não criar, dependendo da nossa prestação e por vezes das incidências do próprio jogo. Não me quero desculpar com nada, mas não temos tido muita sorte com alguma situações do jogo. Estou a recordar-me de uma ou outra infelicidade da terceira equipa, em não assinalar situações que foram bem evidentes para toda a gente e que o jogo mudaria. Não sou adepto de dados, mas por vezes quero entender algumas situações. Fui ver e sofremos 23 faltas no último jogo, poucos cartões e muitas vezes o jogo interrompido. Somos a última equipa com menos tempo útil de jogo. Isto quer dizer alguma coisa. Nós queremos ganhar os jogos, queremos manter um ritmo alto, mas por vezes é difícil. Porque depois se mostram cartões amarelos aos jogadores por estarem a perder tempo... Já ando nisto há algum tempo, porque fui jogador durante 23 anos... Não estou a dizer que é só isto, mas são vários jogos. Não é normal. Vai entroncar nalguma infelicidade de condução que temos tido nos jogos. Aliado a isto, há alguma falta de capacidade de dar a volta por parte da nossa parte. Também tem acontecido". 

"Hoje em dia as equipas técnicas são bem compostas por diversos elementos. Os treinadores de campo são muito bons e depois há essa vertente mais emocional do jogo. Esse foco, a capacidade de ser intenso, é comandado pelo lado emocional. Não é fácil. Talvez seja o ano mais difícil nesse aspeto, por tudo aquilo que o clube vive neste momento. Não vale a pena mencionar situações. Acho que é intelectualmente honesto. Não meto fora alguns jogos e pontos perdidos por demérito nosso. Não estou a excluir isso". 

Expulsão de Pepe?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Como é que ele geriu? Apresentando-se aqui como um dos primeiros para trabalhar. Sempre com a mesma ambição e dedicação. Não houve diferença nenhuma no comportamento. O estado de espírito quando se perde ou acontece algo do género, não é o melhor, mas faz parte. Para nós não é novidade nenhuma darem mais ênfase e mais cobertura e mais palco aquilo que foram as reações e não às causas. Mas é habitual. É habitual isso e tudo aquilo que são os processos levantados, faz parte da imagem que foi a época. Não posso falar mais, se não levo mais um processo". 

Nova dupla de centrais, a 10.ª da época.

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"O Zé Pedro faz parte da equipa e do grupo de trabalho. Tem alternado connosco e jogar na equipa B, onde é capitão. Tem evoluído de forma positiva. Tem sido um trabalho bastante interessante. É um jogador em quem confiamos e faz parte do lote de centrais da equipa. Não jogando, logicamente é importante para a equipa B, onde fez grande parte da evolução, mesmo treinando connosco. Estamos contentes com os centrais. Amanhã vão jogar aqueles que eu achar, sendo centrais ou não. Posso fazer uma adaptação, vamos ver. Não gosto do termo adaptação, mas poderá jogar um outro jogador ali, mas estou contente com o trabalho de Zé Pedro."

Famalicão sem Chiquinho e Riccieli

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Espero um Famalicão à imagem do que tem sido esta época. Mesmo com o João Pedro [Sousa] o Famalicão sempre foi competente e a fazer um campeonato dentro do que esperava. Nos últimos dois jogos, que analisámos mais em pormenor, com o Armando [Evangelista], é verdade que esses dois jogadores estavam bem. Vão entrar outros com nível porque o Famalicão tem um plantel bem apetrechado. Vamos defrontar uma boa equipa da nossa Liga. Mais um jogo difícil. Temos de fazer o máximo para ganhar." 

Aí está Conceição

Notícias ao Minuto | há 1 mês

O treinador do FC Porto vai agora, sim, responder às questões dos jornalistas. 

Início de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Aguarda-se a chegada do treinador do FC Porto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório