Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting-Benfica: Título é 'banquete' numa cidade que estará a 'escaldar'

Leões e águias jogam segundo dérbi em quatro dias. Se o encontro da Luz tinha como 'aperitivo' a presença na final da Taça de Portugal, o duelo em Alvalade poderá ser decisivo para a definição do título de campeão nacional.

Sporting-Benfica: Título é 'banquete' numa cidade que estará a 'escaldar'
Notícias ao Minuto

06:40 - 06/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto Antevisão

O ditado popular costuma dizer que "Não há fome que não dê fartura". E quem gosta de futebol irá dizer que muitos dérbis nunca fartam. É o caso do que aconteceu esta semana em Lisboa. Depois do eletrizante jogo no Estádio da Luz na terça-feira passada, Sporting e Benfica voltam a encontrar-se este sábado a partir das 20h30 com outro objetivo na mira.

Após o duelo na Luz que definiu o Sporting como o primeiro finalista da Taça de Portugal, os eternos rivais prometem escaldar a cidade de Lisboa com um novo encontro que promete ser emotivo. Leões e águias jogam uma cartada decisiva na luta pelo título nacional, ao defrontarem-se no Estádio José Alvalade, no dérbi que monopoliza a 28.ª jornada.

A confiança dos verde e brancos para esta partida está em alta. Além de liderarem o campeonato com mais um ponto do que o vigente campeão nacional, os leões têm menos um jogo realizado, com o Famalicão.

A estes dois fatores junta-se o facto do conjunto leonino ter garantido a qualificação para a final da Taça de Portugal, alcançada na terça-feira, com um empate (2-2) no Estádio da Luz, na segunda mão das meias-finais. Um empate que se seguiu depois de se terem vencido por 2-1 no seu terreno, na primeira mão, disputada há mais de um mês.

Do outro lado está a formação orientada por Roger Schmidt que se pode agarrar à exibição que fez há quatro dias (apesar de, no final das contas, ter sido eliminada da prova) e à vitória tardia alcançada na reta final do dérbi da primeira volta (2-1).

Mas não se espera uma missão fácil para os campeões em título. É que o Sporting vai fazer valer o facto de ser a única equipa com um registo 100% vitorioso perante os seus adeptos. Já os encarnados têm revelado algumas fragilidades fora de portas. São já dez pontos que foram perdidos longe da Luz, os últimos na sequência da derrota na visita ao FC Porto (0-5).

Estão, assim, reunidos todos os ingredientes para aquele que é o segundo confronto entre os rivais lisboetas na mesma semana, com o título como pano de fundo. Artur Soares Dias é o árbitro do encontro. E quem for assistir vai precisar, certamente, de uns calmantes.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim:

Vai mudar de estratégia consoante o avançado do Benfica? Focamo-nos muito na nossa equipa, sabemos mais ou menos como o Benfica vai jogar mas não há diferença naquilo que vamos fazer jogando um avançado diferente daquele que jogou. O Tengstedt acho que fez um bom um jogo mas essa é uma decisão do Benfica. Não muda nada a estratégia. O grande foco é melhorar a nossa equipa.

Importância de ganhar ao Benfica: Sinto que damos um passo importante. Muito importante... vamos ver. Temos outros jogos. Saídas muito difíceis, é sempre importante vencer, não há como esconder que ficamos com uma vantagem de quatro pontos e mais um jogo. Obviamente que torna mais difícil a vida do adversário. Pela parte mental, física, pelos pontos, tudo conta neste momento.

Importância do dérbi para as contas: Não é uma opinião, é um facto. Este jogo não é decisivo. Isso era na Taça de Portugal. Tem uma importância grande, não há como escondê-lo, é um momento importante da época, que pode ajudar muito as equipas. Nós não fazemos essas contas de ir ao Dragão, jogar com o Vitória SC em casa... Todos os jogos são difíceis e esta reta final, como foi prova o Estrela da Amadora, todos os jogos tem a sua importância, não é decisivo mas não há como esconder, é muito importante.

Roger Schmidt:

Sexto duelo contra o Sporting desde que chegou ao Benfica: Teria sido muito bom se tivéssemos marcado primeiro na terça-feira. É sempre melhor marcar primeiro em qualquer jogo e é sempre bom dar a volta ao jogo. Mesmo quando eles estavam a vencer, conseguimos empatar e isso demonstrou que estávamos fortes. A nossa abordagem passa sempre por não sofrer golos. Amanhã temos de demonstrar que claramente que isto é um dos nossos objetivos: jogar um futebol atacante.

Mais decisivo para o Benfica do que para o Sporting? Acho igualmente decisivo para ambas as equipas. Estamos na reta final da época e o Sporting está numa melhor posição: tem mais pontos, está em primeiro lugar e tem um jogo em atraso. Pressão? Temos sempre pressão e amanhã não será diferente. Temos de vencer nos duelos e nos detalhes. É aqui que podemos fazer a diferença e levar os três pontos. Estamos focados nos nossos objetivos.

Mudar a estratégia? O mesmo onze? Claro que sabemos da nossa classificação na Liga e como já disse queremos vencer amanhã. Queremos sempre vencer, independentemente do estádio onde jogamos. Para nós seria excelente ganharmos o jogo de amanhã porque queremos aproximar-nos. O título continua em aberto e vamos continuar a lutar. Sabemos que é muito exigente e por estas razões sei que o jogo de amanhã é absolutamente crucial. Chegou a altura de ficarmos concentrados. Jogámos um bom jogo e temos de melhorar alguns pontos táticos e temos de melhorar a nossa eficácia. Poderíamos ter ganho o jogo de terça-feira. Temos de marcar golos, além de sermos melhores. Temos de continuar a criar e continuar neste bom caminho.

Últimos resultados

Sporting: V-D-V-V-E

Benfica: V-V-V-V-E

Últimos onzes

Sporting: Franco Israel, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Paulinho.

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, David Neres, Casper Tengstedt.

Ausências

Sporting: Adán (lesão).

Benfica: Bernat (em dúvida).

Leia Também: "Inicialmente a ideia de Di María era ficar apenas uma época no Benfica"

Leia Também: Amorim: "Temos de vencer o Benfica, não assino nenhum empate"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório