Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica-Sporting: Venha de lá o primeiro de dois dérbis. O Jamor é já ali

Leões chegam à segunda mão das 'meias' da Taça de Portugal com uma vantagem tangencial (2-1) obtida em Alvalade.

Benfica-Sporting: Venha de lá o primeiro de dois dérbis. O Jamor é já ali
Notícias ao Minuto

07:17 - 02/04/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Um dérbi entre Benfica e Sporting é sempre especial, mas ter dois duelos entre os rivais lisboetas agendados para a mesma semana provocará níveis de ansiedade 'galopantes' para os seus adeptos. O primeiro jogo acontece já esta terça-feira, no Estádio da Luz, relativo à segunda mão das 'meias' da Taça de Portugal, onde ficaremos a conhecer o primeiro finalista da prova, que encerrará a época no Jamor.

Os leões chegam ao reduto do rival com uma vantagem mínima obtida no duelo da primeira mão, em Alvalade (2-1), pelo que as águias terão forçosamente de ganhar para sonharem com o acesso no Jamor, ainda que a possibilidade de disputar o prolongamento e o desempate por grandes penalidades esteja sempre em cima da mesa.

O conjunto de Roger Schmidt chega à reta inicial de abril com quatro triunfos consecutivos (os últimos três por 1-0), em resposta ao mau momento que passou em jogos frente a Sporting (2-1), FC Porto (5-0) e Rangers (2-2), enquanto a equipa de Rúben Amorim encontra-se a reagir com sucesso à eliminação na Liga Europa (frente à Atalanta), com duas vitórias seguidas.

O histórico de dérbis na prova-rainha poderá ser um indício positivo para o Sporting, que venceu 20 jogos, empatou em dois e viu o Benfica sorrir em 16. Para além disso, nas oito vezes em que os dois rivais se cruzaram no acesso à final da Taça de Portugal, os leões seguiram em frente em seis ocasiões, perante as águias que já não sabem o que é eliminar o eterno rival às portas da final desde... 1958/59.

De referir que, no próximo sábado, Sporting e Benfica voltam a encontrar-se, desta vez no Estádio de Alvalade, a contar para a 28.ª jornada da I Liga, numa altura em que a formação leonina - com um jogo em atraso - leva mais um jogo do que a equipa encarnada.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida na Luz, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Roger Schmidt:

Diferença para o jogo de Alvalade: "A primeira grande diferença é que jogamos em casa. A segunda é que é um jogo decisivo. É a segunda mão desta meia-final e amanhã teremos uma decisão. Estamos com um golo de desvantagem e temos 90 minutos para jogar um bom futebol e dar a volta ao resultado. Estamos motivados para chegar à final da Taça e já demonstrámos isso em rondas anteriores. Temos de utilizar o estádio a nosso favor contra uma equipa muito boa e mostrar que merecemos ir à final".

Escolha de ponta de lança: "Não vou revelar o onze inicial e muito menos sobre os pontas-de-lança. O que precisamos é de um rendimento global muito bom. Temos várias opções para o ataque, mas claro que precisamos de velocidade e criatividade, com um poder físico importante. Temos que demonstrar que temos variadas opções para atacar no último terço, sermos perigosos e marcarmos golos. Todos os pontas-de-lança têm o seu perfil diferente, mas esperamos que todos consigam ter desempenhos parecidos do ponto de vista tático".

Peso do resultado para o resto da época: "Quanto mais nos aproximamos do final da temporada, mais decisivos de tornam os jogos. Especialmente na I Liga, mas também na Taça. Estamos nas meias-finais e chegámos ao ponto em que nos podemos qualificar para a final ou não. Na Taça temos uma decisão. E no campeonato ainda temos sete jogos pela frente (...) Estamos extremamente motivados para podermos vencer este jogo e só depois é que nos iremos focar no jogo de sábado com o Sporting para o campeonato. É esta a melhor maneira de nos prepararmos".

Rúben Amorim:

Dérbi na Luz em vantagem: "Temos mais um golo. Permite-nos estar sempre dentro do jogo. Não quero que os jogadores pensem nisso, mas, com o desenrolar da eliminatória, é um ponto de vantagem. Espero um Benfica da mesma maneira, porque, nestes jogos, os clubes têm sempre de ganhar e ir para cima do adversário. Estamos melhor e podemos ser melhores neste tipo de jogos".

Semana decisiva para uma época feliz?: "É um jogo de cada vez, sabendo que o primeiro tem sempre influência no segundo. Não vale a pena pensar o segundo se o primeiro tem tanta importância na parte mental e na preparação. Sendo jogos tão seguidos, o dia seguinte é muito importante na recuperação. O principal é não fazer nada de diferentes. O vídeo tem a mesma duração, não há mais nem menos treino. Mantemos o máximo de normalidade, porque, na cabeça dos jogadores e dos adeptos, estão dois jogos muito importantes, mas preparamos um de cada vez, sabendo muito bem o que fazer em cada um, porque isso descontrai a equipa. Quando toda a gente sabe os movimentos que tem de fazer e o que pode aparecer, ajuda".

Gestão do plantel: "Vamos jogar na máxima força. Faremos algumas alterações de acordo com as caraterísticas dos jogadores e daquilo que queremos para o jogo. Às vezes, queremos coisas diferentes. É uma eliminatória com um jogo passado, e, depois, temos um jogo muito importante para o campeonato. Fazemos a gestão normal".

Últimos resultados

Benfica: V-V-V-V-E

Sporting: V-V-D-V-E

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, David Neres e Arthur Cabral

Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyokeres.

Ausências

Benfica: (-)

Sporting: Antonio Adán e Pedro Gonçalves (lesionados).

Leia Também: Alarme na Luz. Sporting sabe como destronar Benfica na Taça de Portugal

Leia Também: "Estamos focados no jogo da Taça. Depois pensamos no campeonato"

Leia Também: Amorim esclarece futuro antes do dérbi: "Do Sporting e só do Sporting"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório