Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Amorim esclarece futuro antes do dérbi: "Do Sporting e só do Sporting"

Treinador garante que está apenas focado na visita ao Benfica.

Amorim esclarece futuro antes do dérbi: "Do Sporting e só do Sporting"
Notícias ao Minuto

13:05 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto I Liga

Rúben Amorim garantiu, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que está exclusivamente focado no Sporting, pese embora os rumores que o têm vindo a apontar a alguns dos maiores clubes do futebol europeu, entre eles, o Liverpool.

O treinador do clube de Alvalade teceu rasgados elogios ao Benfica, e garantiu que a equipa não irá 'jogar' com o resultado, pese embora chegue à segunda mão das meias finais em vantagem, na sequência do triunfo conquistado em 'casa', por 2-1, à 'boleia' dos golos de Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

A terminar, o antigo internacional português fez saber que Sebastián Coates está recuperado de uma gastroenterite, pelo que vai regressar à lista de convocados, ao contrário de Antonio Adán e Pedro Gonçalves, que continuam a recuperar de lesão.

Apelidado de Special One 2

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Não tem nada a ver. Não faz sentido e não tenho ilusões sobre isso. Tenho de continuar a provar, no dia a dia. Lembro-me de estar aqui, na mesma fase do último ano, com toda a gente a especular se ficaria. Vivo dia a dia, e não há comparação entre o grande José Mourinho e o treinador do Sporting,

Rumores sobre o futuro de Rúben Amorim

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Faz parte. O que mexe com os jogadores é o futuro deles. Isso pode mexer com a preparação de um jogo, se estiverem envolvidos em conversas com outros clubes. Quando é o treinador, não pensam em nada disso. Sou treinador do Sporting e só do Sporting, e eles sabem o quanto quero ganhar títulos pelo Sporting. O trabalho foi o mesmo, e eles têm claro que todos estão focados em ganhar títulos.

Sporting pode dar a iniciativa de jogo ao Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Não somos equipa para isso. Somos um clube grande, que tem de perceber o momento do jogo, mas não sabemos jogar de outra forma. Já tivemos mais dificuldade a defender em bloco baixo, este ano, do que em pressão alta. Quando passamos muito tempo em bloco baixo, e se deixarmos o Benfica durante muito tempo com Di María, Rafa, João Mário e Neres perto da baliza, é mais perigoso. Vamos tentar ter bola, mas temos de pressionar. Não é pressionar por pressionar, mas temos de estar longe da nossa baliza. Temos de nos preocupar com a velocidade do Rafa, que é o jogador com mais qualidade e capacidade física na profundidade. A grande mais valia do Benfica é quando pressiona os adversários. Temos de fazer o contrário e empurrar o máximo o Benfica para a frente. O Rafa, quanto a mim, é preponderante para o Benfica.

João Pinheiro é o árbitro e Hugo Miguel o VAR do dérbi

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Os jogadores não fazem ideia de quem é o árbitro, de certeza. Não vou dizer nada. Tudo o que eu disser é condicionamento, para um lado e para o outro. É um árbitro que foi escolhido, é seguir em frente. Não é por isso que o resultado vai ser diferente.

Semana decisiva

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

É um jogo de cada vez, sabendo que o primeiro tem sempre influência no segundo. Não vale a pena pensar o segundo se o primeiro tem tanta importância na parte mental e na preparação. Sendo jogos tão seguidos, o dia seguinte é muito importante na recuperação. O principal é não fazer nada de diferentes. O vídeo tem a mesma duração, não há mais nem menos treino. Mantemos o máximo de normalidade, porque, na cabeça dos jogadores e dos adeptos, estão dois jogos muito importantes, mas preparamos um de cada vez, sabendo muito bem o que fazer em cada um, porque isso descontrai a equipa. Quando toda a gente sabe os movimentos que tem de fazer e o que pode aparecer, ajuda.

Críticas de Pinto da Costa à arbitragem

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Não quero comentar, porque não comento arbitragens. São seres humanos, têm as suas famílias e as pessoas sempre a falar do mesmo assunto. Faz parte da profissão. É seguir em frente, não comento.

Hjulmand ou Daniel Bragança no meio-campo

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

O Dani teve um crescimento muito grande. O Koba também é opção, mas o Dani elevou o seu jogo para mais perto do rendimento que o Morita e o Hjulmand tiveram durante toda a época, portanto... Sendo pé esquerdo, dá-nos mais opções para imaginarmos o jogo de outra forma. Mérito do Dani. Não vou dar nada do que vamos apresentar, mas é uma opção. Posso dizer que dois dos três podem ser titulares.

Interesse do Liverpool

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

A única coisa que me chateia é que já tinham substituto para mim, foi o que me deixou mais chateado. Ainda hoje disse ao Viana para ter calma, que não é bem assim. Foi a única coisa a que tomei atenção.

Polémica em torno da arbitragem

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Faz parte, os jogadores e os treinadores também não estão sempre a 100%. É fácil falar, porque acontece a todos. Todos os treinadores se queixam do mesmo e têm os mesmos comportamentos. Não vou estar aqui a fingir que sou melhor do que os outros. Faz parte do jogo. Teríamos de ser melhores? Teríamos. Mas envolve tanta coisa, é tão importante, que, por vezes, perdemos um bocado a noção. Se as pessoas se zangam e andam à porrada fora dos estádios, imaginem nós, lá dentro. É a nossa vida, e vivemos de forma intensa. Temos de melhorar, mas não vou dizer que fazia assim ou assado. Faz parte. O campeonato começa a aproximar-se do fim, sabemos como é, e fazemos todos o mesmo. Queixamo-nos e refilamos, é assim.

Quando volta Pedro Gonçalves

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Têm de esperar para ter assunto para a próxima conferência de imprensa. Eu acho que sim, ele acha que sim... Ele até achava que podia jogar este jogo, o que não faz sentido nenhum. É bom sinal. Ele quer muito jogar. Temos de fazer uma reavalição e não vamos arriscar o Pedro Gonçalves por um jogo, porque temos jogadores para jogar.

Gestão do plantel

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Vamos jogar na máxima força. Faremos algumas alterações de acordo com as caraterísticas dos jogadores e daquilo que queremos para o jogo. Às vezes, queremos coisas diferentes. É uma eliminatória com um jogo passado, e, depois, temos um jogo muito importante para o campeonato. Fazemos a gestão normal.

Boletim clínico

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

O Coates já vai ser convocado, o Antonio [Adán] continua de fora... E o Pote está de fora. Ainda não vai a jogo.

Geny Catamo de um lado, Matheus Reis do outro

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Não vou dizer. Fizemos um onze a pensar, principalmente, na forma como jogamos, no encaixe com o adversário e em como retirar referências. O foco foi na nossa equipa. Não vou dizer quem vai jogar. É uma possibilidade, como outras.

Sporting em vantagem na eliminatória

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Por isso é que gostamos de levar vantagem para o segundo jogo, temos mais um golo. Permite-nos estar sempre dentro do jogo. Não quero que os jogadores pensem nisso, mas, com o desenrolar da eliminatória, é um ponto de vantagem. Espero um Benfica da mesma maneira, porque, nestes jogos, os clubes têm sempre de ganhar e ir para cima do adversário. Estamos melhor e podemos ser melhores neste tipo de jogos.

Dificuldades em lidar com a vantagem no marcador frente ao Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Temos de avaliar jogo a jogo. Fazendo uma avaliação, lembro que, no primeiro desses quatro jogos, empatámos 2-2 na Luz, quando estávamos em quarto lugar, tínhamos perdido na Madeira e o Benfica estava lançado. Tivemos uma boa prestação e não se sentiu nervosismo nenhum. Tivemos o tal jogo em que, se perdêssemos em casa, o Benfica era campeão. Tivemos uma primeira parte muito boa, mas, na segunda, baixámos, e o Benfica tomou conta do jogo, chegando ao empate no último lance. Depois, houve o jogo da Luz, em que não trememos absolutamente nada. Levámos dois golos nos descontos, quando tivemos uma parte inteira a jogar com menos um. No jogo da Taça, até devíamos ter feito mais golos, e acabámos por sofrer um, com um grande cruzamento do Di María. O Benfica não tomou conta do jogo e marcou. Na jogada a seguir, quase marca o segundo. A equipa ficou intranquila, mas não sentimos a pressão, porque não tivemos tempo para isso. Ao contrário desse tal jogo que dava o título ao Benfica, em que o Benfica nos tirou a bola, nos outros, não concordo. Só ganhámos um, mas só perdemos um, o que revela igualdade. Queremos vencer, passar a eliminatória e melhorar nesses aspetos, porque é impossível uma equipa estar a dominar o jogo e sofrer o 2-1. A equipa sentiu um bocadinho, demora tempo a ajustar e não tivemos tempo. Não acusámos a pressão, porque jogámos sempre bem. São circunstâncias do jogo, e estamos preparados para ser melhores nesses pormenores.

Terceiro dérbi da temporada

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

O resultado da primeira mão não terá influência antes do jogo, poderá ter depois do jogo. Temos de saber lidar com tudo o que entra numa eliminatória. O jogo tem de ser preparado para vencer, como é óbvio. Não vou abrir o jogo. A nossa forma de jogar é muito clara, as nossas ideias são claras. O que dificulta a preparação é saber as caraterísticas dos jogadores que vamos enfrentar, porque o Benfica tem trocado as caraterísticas dos avançados, até o Rafa já jogou na frente. Se joga João Mário, Neres, Florentino... Não controlamos esses pormenores, mas estamos preparados. Sabemos da importância e queremos muito estar na final. É um objetivo há algum tempo, queremos muito vencer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório