Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 24º

Título, Europa e manutenção. 'Aperte o cinto' na reta final da I Liga

Últimas sete jornadas do campeonato português prometem ser de emoções fortes, em todas as frentes.

Título, Europa e manutenção. 'Aperte o cinto' na reta final da I Liga
Notícias ao Minuto

07:17 - 02/04/24 por Miguel Simões

Desporto I Liga

A reta final da I Liga está aí à porta e, apenas a sete jornadas do 'fecho da cortina' do campeonato, já se começam a 'magicar' os cenários mais prováveis nas principais lutas. Falamos, portanto, do título de campeão nacional, do acesso às competições europeias e da luta pela sobrevivência no principal escalão do futebol português.

Com 27 rondas disputadas, avizinha-se uma luta 'taco a taco' entre Sporting e Benfica (atual detentor) pelo título, cujas emoções fortes se estendem também à luta por um lugar no pódio - com Sporting de Braga (e até Vitória SC) na perseguição ao FC Porto, no terceiro posto -, não esquecendo a sempre 'vibrante' indecisão em torno da fuga da descida à II Liga.

O melhor é mesmo 'apertar o cinto' nesta viagem 'louca' pelas contas atuais do campeonato português, no arranque do mês de abril, até ao encerramento da prova, agendado para o fim de semana de 18/19 de maio, antecedendo a final da Taça de Portugal (no dia 26 do referido mês) com impacto na atribuição de vagas europeias.

Sporting e Benfica discutem o trono

O FC Porto ainda não está matematicamente afastado das contas do título de campeão nacional, porém, recuperar da desvantagem pontual para um rival não é o mesmo que recuperar para dois, pelo que, à entrada para o mês de abril, Sporting e Benfica posicionam-se como as opções mais realistas para fazer a festa em maio. Curiosamente, no mesmo local, o Marquês de Pombal, restando perceber se será verde ou vermelha.

Para prever tal cenário, muito contribuirá o dérbi entre os dois rivais na próxima jornada, em Alvalade, numa altura em que os leões (ainda com uma jornada em atraso) encontram-se um ponto à frente das águias (68 para 67). Em caso de triunfo verde e branco, a diferença aumentaria para quatro pontos a seis jogos do fim, sendo que, no acerto de calendário (Famalicão-Sporting agendado para o próximo dia 16 de abril), poderíamos já estar a falar de sete pontos. Já num cenário de vitória para os encarnados, a equipa de Roger Schmidt assumiria o trono com mais dois pontos, mas continuava a não depender só de si para ser campeão, precisamente por 'culpa' do jogo da equipa de Rúben Amorim em atraso.

Ainda assim, vale a pena realçar que, até ao 'fecho da cortina' no campeonato, o campeão Benfica terá, ainda, de defrontar Moreirense (casa), Farense (fora), Sporting de Braga (casa), Famalicão (fora), Arouca (casa) e Rio Ave (fora), enquanto o Sporting medirá forças com Gil Vicente (fora), Famalicão (fora), Vitória SC (casa), FC Porto (fora), Portimonense (casa), Estoril (fora) e Desportivo de Chaves (casa).

Notícias ao Minuto Sporting reúne, para já, melhores condições para alcançar o 20.º título de campeão nacional, mas o resultado do dérbi do próximo sábado poderá mudar tudo.© Getty Images  

FC Porto e os rivais do Minho na 'roda' europeia

Longe dos dois rivais, restará ao FC Porto defender o terceiro lugar do campeonato (ode está com 58 pontos), com acesso à Liga Europa, tratando-se de uma posição ameaçada por Sporting de Braga (56) e até mesmo Vitória SC (53), rivais do Minho, que têm estado a lutar 'taco a taco' pelo quarto lugar, mas sempre de olho no pódio. Mas, atenção, há diferenças claras entre ficar em terceiro, quarto e quinto, no que às ambições europeias diz respeito, sendo que o desfecho da Taça de Portugal poderá influenciar o futuro destas mesmas equipas.

O terceiro classificado tem acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Europa e o quarto posto dá acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. Já o quinto lugar, não conduz a nenhuma vaga europeia, mas, caso o vencedor da Taça de Portugal seja um dos dois primeiros classificados, abre-se a via para mais uma equipa portuguesa, no caso, a disputar a Liga Conferência. Neste cenário, não era só o quinto classificado a sorrir, mas também as equipas posicionada em terceiro e quarto lugar, sendo que o primeiro teria acesso direto à Liga Europa e o segundo assumiria a segunda pré-eliminatória da referida prova.

Essas são contas para se fazer só depois de 17 de abril, dia da segunda mão das 'meias' entre FC Porto e Vitória SC, precisamente, quando se souber quem é o finalista que acompanha Benfica ou Sporting (disputam a vaga esta terça-feira) para a festa do Jamor. Não esquecendo, ainda, que o Benfica, sendo o único clube português presente nas competições europeias, em caso de conquista da Liga Europa, poderá colocar... três equipas na Liga dos Campeões.

Notícias ao Minuto FC Porto e Vitória SC, semi-finalistas da Taça de Portugal, estão separados por cinco pontos no campeonato. Pelo meio, encontra-se o Sporting de Braga.© Getty Images  

Metade da tabela ainda tenta 'sobreviver'

Longe do quinto lugar, o Moreirense encontra-se meio perdido na sexta posição (42 pontos), sem pressão de lutar pela manutenção, assim como o Arouca (37) , enquanto Famalicão (31, com menos um jogo) e Casa Pia (30) poderão estar a um triunfo sentenciar qualquer dúvida. As restantes nove equipas encontram-se abaixo da meta dos 30 pontos, o que, na teoria, seria suficiente para garantir a manutenção, embora nem sempre assim o seja.

As equipas estão de tal forma próximas que, entre o 10.º e o 15.º lugar, vão apenas três pontos de diferença (falamos de uma simples vitória), com Boavista (29), Gil Vicente (28), Estoril (28), Casa Pia (27), Farense (27), Rio Ave (26) e Estrela da Amadora (26). Para trás dessa pontuação estão, precisamente, as três posições de perigo de queda para a II Liga, embora o antepenúltimo ainda possa defrontar um playoff com o terceiro classificado da segunda divisão portuguesa.

Vizela (21) e Desportivo de Chaves (19) encontram-se nos dois últimos lugares da tabela classificativa, de descida direta para a II Liga, mas basta um triunfo para 'baralhar' todas estas contas e até 'cheirar' ou ultrapassar o antepenúltimo posto, ocupado pelo Portimonense (23) a sete jornadas do fim.

Notícias ao Minuto Vizela e Desportivo de Chaves ainda têm esperança para se colocarem acima da linha de água, mas precisarão de começar a pontuar com mais regularidade nesta reta final.© Liga Portugal  

As emoções prometem, assim, ser muito fortes, intensas e até imprevisíveis até ao encerramento da presente edição da I Liga, seja no que diz respeito à luta pelo título de campeão nacional, como no acesso às provas europeias e na luta pela sobrevivência no principal escalão do futebol português. Muita tinta ainda correrá ao longo das próximas semanas até ao mês de maio.

Leia Também: Benfica não é caso único: 6 clubes europeus que estão nas três frentes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório