Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

João Neves teve cabeça para desfazer agonia e Benfica pressiona Sporting

Tarde com festival de penáltis falhados na Luz levou adeptos ao desespero. Águias lideram, ainda assim, à condição.

João Neves teve cabeça para desfazer agonia e Benfica pressiona Sporting
Notícias ao Minuto

20:00 - 29/03/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica sofreu mas venceu, esta sexta-feira, na receção ao Desportivo de Chaves (1-0), em jogo da 27.ª jornada da I Liga. Numa tarde de agonia na Luz, por conta dos três penáltis desperdiçados, sendo que apenas dois eram válidos, valeu a cabeça do pequeno João Neves para que as águias encontrassem o caminho da vitória e da liderança... provisória.

As águias totalizam, agora 67 pontos, saltando para o primeiro lugar, ainda que tal possa apenas acontecer durante três horas, uma vez que o Sporting entra em ação ainda esta noite na visita ao Estrela da Amadora. 

Vale recordar que esta ronda antecede a dose dupla de dérbis entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal e para o campeonato. Os leões estão, assim, obrigados a ganhar na Reboleira para recuperarem a liderança antes de receber o rival em Alvalade. 

Filme do jogo 

A primeira parte até foi animada, mas não teve direito a golos. O Benfica entrou melhor e logo aos cinco minutos podia ter ficado em vantagem no marcador. Ángel Di María tentou a sorte num livre direto à boca da grande área, mas Hugo Souza mostrou reflexos e conseguiu evitar que o nulo fosse desfeito ainda bastante cedo no jogo. 

O Benfica ia tentando arranjar soluções para fintar o bloco defensivo do Chaves e ainda antes de meia-hora Junior Pius acertou em cheio com o cotovelo na cara de Alexander Bah em plena grande área, com o árbitro Hélder Malheiro a ser alertado pelo VAR para ir consultar as imagens. Penálti marcado, penálti falhado. Ángel Di María tentou fazer um passe para a baliza, mas não enganou Hugo Souza e o empate manteve-se no marcador. 

Bah foi abalroado na grande área, mas Di María desperdiçou penálti

Junior Pius acertou em cheio na cara do lateral dinamarquês.

Notícias ao Minuto | 18:38 - 29/03/2024

O craque argentino tentou redimir-se logo de seguida, com um canto direto, mas o empate seria mesmo o resultado até ao final dos primeiros 45 minutos na Luz. 

A segunda parte manteve-se na mesma toada e com a equipa da casa a sentir dificuldades em penetrar no último terço do terreno. A falta de inspiração dos homens da frente era evidente, mas um novo penálti, aos 60 minutos, abria uma janela de oportunidade para o Benfica. 

Desta feita, e depois de Di María falhar na primeira parte, foi Arthur Cabral quem avançou para a marca do castigo máximo. Ainda assim, o desfecho foi o mesmo: bola para o lado esquerdo da baliza e Hugo Souza a defender. 

Hélder Malheiro acabaria, no entanto, por mandar repetir o penálti, por entender que os homens do Chaves invadiram a grande área ainda antes do avançado brasileiro rematar, mas Hugo Souza negou, uma vez mais, o golo por intermédio de uma grande penalidade. 

Arthur Cabral falha penálti, árbitro manda repetir e... falha outra vez

Hugo Souza levou a melhor frente ao compatriota.

Notícias ao Minuto | 19:51 - 29/03/2024

Ainda assim, a euforia do guardião do Chaves, que festejou na direção das bancadas, depressa deu lugar à desilusão. Apenas dois minutos depois, João Neves (68') deu um pequeno toque de cabeça na bola e desfez o nulo, na sequência de um livre indireto, fazendo a Luz respirar de alívio. 

O Benfica ficou mais confortável estando em vantagem e depressa Roger Schmidt começou a mexer na equipa. Marcos Leonardo entrou para o lugar de Cabral, para depois João Mário e Kokçu renderem Di María e David Neres. 

No entanto foi o Chaves quem esteve perto do golo aos 82 minutos, altura em que o recém-entrado Jô Batista ficou a escassos centímetros de despejar um autêntico balde de água fria, atirando de cabeça por cima da barra da baliza de Trubin. 

Apesar do susto, o Benfica conseguiu mesmo agarrar-se com unhas e dentes à vitória tangencial e aplicou a quinta derrota consecutiva ao Chaves, que continua afundado no último lugar da tabela classificativa. 

Feitas as contas, o Benfica contabiliza 67 pontos ao cabo de 27 jogos, com mais dois pontos do que o Sporting, que disputa esta noite a presente ronda e que ainda tem um jogo, contra o Famalicão, em atraso. 

Por seu turno, o Desportivo Chaves pode ver a sua situação agravar-se ainda mais. Com 19 pontos os flavienses podem ver os rivais Vizela, Portimonense e Rio Ave distanciarem-se caso pontuem nos respetivos jogos. 

Momento do jogo: O golo de João Neves, logo após o segundo (!) penálti falhado por Arthur Cabral deu ao Benfica a tranquilidade necessária. 

Equipas iniciais 

ONZE DO BENFICA: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, David Neres, Rafa Silva e Arthur Cabral

ONZE DO DESPORTIVO DE CHAVES: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Junior Pius, Rúben Ribeiro, Dário Essugo, Ricardo Guima, Benny, Carraça, Raphael Guzzo e Héctor Hernández

Antevisão

O Benfica recebe, esta sexta-feira, o Desportivo de Chaves em jogo da 27.ª jornada da I Liga, antes de entrar numa série de dois dérbis... consecutivos. As águias entram em campo ainda antes do rival Sporting, que está na liderança do campeonato, e pela frente terá o atual último classificado. 

Quer isto dizer que tanto Benfica como Chaves precisam de pontuar, para continuarem vivos nas respetivas lutas, sendo que a margem de erro de ambos é quase nula. 

O pontapé de saída está agendado as 18h00 e Hélder Malheiro é o árbitro nomeado para ajuizar a partida no Estádio da Luz. 

Leia Também: "Kokçu? O filho comete algum erro e o pai está para lhe dar a mão"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório