Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Rei' Arthur ao salvamento de Schmidt. Benfica alcança triunfo suado

Golo solitário do avançado brasileiro valeu a terceira vitória seguida aos encarnados.

'Rei' Arthur ao salvamento de Schmidt. Benfica alcança triunfo suado
Notícias ao Minuto

19:53 - 17/03/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida, este domingo, o Casa Pia, por 1-0, em jogo a contar para a 26.ª jornada da I Liga. Foi a terceira vitória seguida dos encarnados.

Num jogo disputado em Rio Maior, Arthur Cabral foi o único jogador a conseguir quebrar a resistência do conjunto de Gonçalo Santos com um golaço que colocou pressão sobre o Sporting, que acabou por golear o Boavista (6-1).

Filme do jogo:

Para esta partida em Rio Maior, casa emprestada dos gansos, Roger Schmidt repetiu praticamente a equipa que entrou em campo na visita ao Rangers, com João Mário a render David Neres no apoio ao ataque. No entanto, a grande novidade na ficha de jogo do lado do Benfica foi mesmo a ausência de Kökçü que, depois da polémica entrevista, nem se sentou no banco de suplentes.

A primeira parte ficou marcada por uma exibição muito pobre do conjunto da Luz. A equipa encarnada teve mais bola ao longo dos 45 minutos, mas pertenceram ao Casa Pia as melhores ocasiões da etapa inicial. Os vigentes campeões nacionais tiveram dificuldades em criar oportunidades de real perigo e até podiam ter ido para o tempo de descanso a perder.

O primeiro sinal de perigo foi mesmo dado pela equipa orientada por Gonçalo Santos aos 11 minutos. Um canto mal estudado entre Di Maria e Aursnes deu origem um contra-ataque dos gansos conduzido por Nuno Moreira. O ex-Sporting combinou com Felippe Cardoso e este deu no espanhol Larrazabal, que atirou ao lado da baliza de Trubin. De seguida, Felippe Cardoso protagonizou um grande falhanço. Lelo tirou cruzamento da esquerda e o brasileiro, num remate acrobático, falhou o golo.

Na resposta, o Benfica contou com um golo anulado aos 18 minutos. Na sequência do canto, João Neves colocou a bola na baliza do Casa Pia. Depois de uma disputa de bola entre António Silva e Ricardo Batista, o esférico chegou ao internacional português que cabeceou para golo mas vindo de posição irregular. Logo depois, aos 20', Ricardo Batista defendeu um remate de Marcos Leonardo.

Pouco depois da meia hora, o ex-Santos voltou a estar perto de marcar. Após um cruzamento da direita de Bah, Marcos Leonardo, já dentro da área, preparava-se para desviar para o golo, mas o veterano Fernando Varela apareceu para cortar 'in extremis'. O Casa Pia não acusou este ascendente e voltou a testar a atenção de Trubin. Pablo Roberto  arrancou em grande velocidade pela direita, entrou na área e rematou forte e colocado para grande defesa do guardião ucraniano.

A acabar a primeira parte, foi a vez de Ricardo Batista exibir-se a bom nível. Após um livre batido por Di María, António Silva apareceu a cabecear para a defesa atenta do guardião dos casapianos. No último lance da etapa inicial, o camisola 11 dos encarnados ficou a queixar-se de grande penalidade, mas Cláudio Pereira mandou-o levantar-se do relvado.

Sem alterações nas duas equipas para a segunda metade do jogo em Rio Maior, o Benfica entrou em campo com uma atitude diferente, procurando acelerar o jogo logo no arranque desta segunda parte. Uma mudança clara em relação à primeira parte. E prova disso foi que o Casa Pia teve algumas dificuldades para lidar com a pressão alta do adversário.

Logo aos 55 minutos, Di María lançou Rafa Silva em velocidade, o número 27 ganhou as costas da defensiva contrária e, já perto da linha final, atirou na direção da baliza de Ricardo Batista, com o esférico a sair a milímetros do poste esquerdo. De seguida, foi mesmo a argentino a tentar a sua sorte. Aproveitando uma bola perdida, Di María tentou um tiro do meio da rua, com a bola a sair ligeiramente por cima da barra.

O Benfica estava melhor nesta segunda parte e os adeptos empolgavam-se com esta subida de produção das águias. Foi já com Neres e Arthur Cabral em campo, que entraram em campo para os lugares de Florentino e Marcos Leonardo, que António Silva esteve à beira de inaugurar o marcador. Aursnes tirou um cruzamento da esquerda e António Silva, de cabeça, fez a bola tirar tinta do poste direito da baliza defendida por Ricardo Batista.

E o mesmo internacional norueguês protagonizou um lance que gerou polémica em Rio Maior e que vai dar que falar nos próximos dias. Aursnes agarrou a bola com a mão quando esta saia pela linha de fundo. O árbitro mandou seguir e não deu penálti, mas foi no limite que o nórdico se safou.

Roger Schmidt acabou por ganhar a aposta que fez em cima do minuto 74, já que Arthur Cabral abriu o marcador em Rio Maior. Numa grande iniciativa individual, após passe de João Mário, o avançado brasileiro fletiu da direita para o centro e, já dentro da área, atirou para um golaço que desfez o nulo. O ex-Fiorentina apareceu em jogo com a corda toda e esteve perto do bis aos 79'. De um ângulo apertado, o canarinho girou e rematou para bela defesa de Ricardo Batista. Pelo meio, António Silva viu cartão amarelo e soube que vai falhar o encontro com o Desportivo de Chaves na próxima jornada.

Com esta vantagem magra, o Benfica recuou um pouco as suas linhas e Roger Schmidt até colocou em campo Tomás Araújo, talvez para treinar a dupla que o jovem fará com Nico Otamendi no próximo encontro. André Geraldes ainda tentou criar perigo na reta final, mas a vitória acabou por cair para o lado dos encarnados.

Feitas as contas, o Benfica segurou o segundo lugar com 64 pontos, menos um do que o Sporting que nesta ronda goleou o Boavista O Casa Pia somou o terceiro jogo seguido sem vencer e é o 11.º colocado com 27 pontos.

[Notícia atualizada às 23h13]

Momento do jogo: O golaço de Arthur Cabal, após iniciativa individual do brasileiro, foi o que bastou para o Benfica conquistar os três pontos.

Equipas iniciais

Onze do Casa Pia: Ricardo Batista, Fernando Varela, Nermin Zolotic, Duplexe Tchamba, Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Pablo Roberto, Leonardo Lelo, Tellasco, Felippe e Nuno Moreira.

Suplentes: Lucas Paes, João Nunes, André, Lameiras, Soma, Krygard, André Geraldes, Fernando Andrade e Samuel Justo.

Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, João Mário, Rafa Silva e Marcos Leonardo.

Suplentes: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Neres, Arthur Cabral, Tengstedt, Rollheiser, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.

Antevisão

É um Benfica em modo recuperação que visita, na tarde deste domingo, o Casa Pia, em jogo a contar para a 26.ª jornada da I Liga. Após a passagem aos quartos de final da Liga Europa, com uma vitória em Glasgow, os encarnados procuram novo triunfo, desta feita diante de um adversário que provocou uma travessura na primeira volta do campeonato.

A vitória alcançada na ronda anterior, sobre o Estoril (3-1), amenizou a contestação ao treinador alemão Roger Schmidt, após duas derrotas seguidas, com os rivais Sporting (por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal) e FC Porto (por traumático 5-0, para a I Liga). No entanto, do outro lado está uma equipa que sabe o que é roubar pontos às águias.

Na primeira volta da I Liga, os casapianos somaram um empate e procuram agora tentar repetir essa façanha, também para comprovar que a recuperação nas últimas rondas não é apenas fogo de vista e que pode continuar o percurso ascendente.

O encontro entre Casa Pia e Benfica, que será disputado no Estádio Municipal de Rio Maior, tem apito inicial agendado para as 18h00, será ajuizada por Cláudio Pereira e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Prestianni impressiona na equipa B do Benfica: "Claramente diferenciado"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório