Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Das distritais à seleção: "Cristiano Ronaldo vai ser o treinador de Jota"

A convocatória de Roberto Martínez incluiu o nome do avançado do Vitória SC, e Paulo Turra, em conversa com o Desporto ao Minuto, não escondeu a satisfação com a decisão do selecionador nacional.

Das distritais à seleção: "Cristiano Ronaldo vai ser o treinador de Jota"
Notícias ao Minuto

07:33 - 16/03/24 por Miguel Simões

Desporto Exclusivo

15 de março de 2024 será um dia que Jota Silva, certamente, não irá esquecer. Com um percurso ascendente e digno de registo, o avançado do Vitória SC destacou-se de tal forma que justificou a inédita chamada à seleção nacional, por parte de Roberto Martínez, para o estágio que irá acontecer na segunda quinzena de março, na preparação para o Euro'2024.

O Desporto ao Minuto falou com Paulo Turra [numa entrevista que serviu para abordar a carreira de jogador e treinador da referência do futebol brasileiro, algo que poderá ler nos próximos dias] e o ex-técnico do emblema de Guimarães não se conteve nos elogios ao extremo de 24 anos, sobretudo, pela forma como vive apaixonadamente o futebol. Cristiano Ronaldo foi colocado 'ao barulho', de tal forma que poderá ser um "treinador dentro de campo para Jota Silva"

Jota Silva garantiu, após a novidade dada por Roberto Martínez, que irá "desfrutar do momento" de poder partilhar balneário com grandes craques da seleção portuguesa, confessando também tratar-se de "um sonho tornado realidade", sobretudo, após ter subido gradualmente das distritais até á seleção nacional, em apenas cinco anos.

"Jota Silva é super profissional. Com ele, não há treino. Todos os treinos são jogos. Não é só dentro de campo. Ele chega cedo ao balneário e aos compromissos que temos, nas palestras. É sempre dos primeiros a chegar. Quando é chamado a intervir, ele intervém e sempre com sabedoria e inteligência. Sabe passar o que está a pensar com inteligência. Dentro de campo, é uma máquina. É um jogador à imagem de todas as grandes equipas que precisam e têm de vencer.", confessou Paulo Turra, que trabalhou com o avançado português no Vitória SC durante pouco mais de um mês.

Notícias ao Minuto Jota Silva chegou ao Vitória SC na temporada passada e já leva um total de 71 jogos, com 16 golos e 11 assistências.© Reprodução Vitória SC  

"Gostei muito de trabalhar com ele. Lembro-me de um episódio antes do jogo [do Vitória] contra o Estoril, em que fiquei a conversar com ele no hotel. Ele disse-me 'Professor, consigo estou-me a sentir muito bem. No ano passado, fiz apenas dois jogos com 90 minutos. Esta época, já levo quatro. Chego ao final do jogo e ainda quero mais. A jogar neste sistema, com mais um na frente, sinto-me mais à vontade. Não me sinto longe do golo. Com a minha força, velocidade e qualidade, sinto-me potencializado assim'. Nós estávamos num momento algo irregular. Ele disse-me também: 'Com os seus conselhos, bem diferentes do que estávamos habituados, estamos, agora, mais habituados e vamos vingar'", recordou o momento, precisamente antes de ser demitido do clube vimaranense.

Cristiano Ronaldo como "um incentivo"

Entre os muitos craques com que Jota Silva irá cruzar-se no balneário da seleção portuguesa, um nome incontornável é mesmo o de Cristiano Ronaldo, levando Paulo Turra a considerar que o capitão pode ser, além de "um incentivo", também um "grande treinador dentro de campo".

"Eu não conheço Cristiano Ronaldo pessoalmente. Joguei contra ele, mas pelos relatos que me chegam, até mesmo através de [Luiz Felipe] Scolari e Murtosa [Flávio Cunha Teixeira], que trabalharam bastante com ele, acho que Cristiano Ronaldo vai ser um grande incentivo e um grande treinador dentro de campo para o Jota Silva, para refiná-lo ainda mais. Não vou fazer comparações, mas o Cristiano Ronaldo, no início da sua carreira, era muito intenso e driblador. Perdia a bola e recuperava, tinha bastante força física, que hoje ainda mantém, apesar de não ter a mesma intensidade, pela idade", vincou o técnico brasileiro.

"Imaginem só os dois dentro de campo... O Jota Silva a 'rebentar' com os adversários, a correr para cá e para lá, a chegar ao fundo, a driblar... Ele é muito intenso. Ele não para. Imaginem os defesas a ter Cristiano Ronaldo pela frente e ainda Jota Silva num corredor [risos]. Ele remata com a perna esquerda, com a perna direita, cruza, dribla... Ele é um atleta profissional de futebol", acrescentou de seguida, entre muitos sorrisos.

Notícias ao Minuto O avançado de 24 anos tem sido um dos principais rostos para o sucesso do Vitória SC na presente temporada.© Miguel Pereira/Global Imagens  

A possibilidade de Jota Silva se estrear pela seleção nacional no Estádio D. Afonso Henriques está amplamente em cima da mesa, uma vez que o primeiro de dois jogos de preparação da equipa das quinas acontecerá, precisamente, em Guimarães, no próximo dia 21 de março, diante da Suécia, tratando-se de algo que, na perspetiva de Paulo Turra, "seria merecido".

"Estreia em Guimarães? Acredito que sim, seria merecido. Ele merece. O público de Guimarães merece também. A seleção portuguesa também merece. É um jogador diferenciado. É um jogador que a seleção portuguesa não tem neste momento", atirou, antes de pormenorizar mais características do extremo português. "Jogam mais de pé a pé, com aproximação e suporte, além da qualidade de passe entre linhas. Ele é um jogador mais de velocidade e de profundidade. É mais aguerrido no um para um. Na parte defensiva, se for preciso ele fazer de extremo e lateral-direito, faz as duas coisas ao mesmo tempo".

Recorde-se que Jota Silva estreou-se como sénior ao serviço do Sousense, em 2016/17, passou pelos bês e sub-19 do Paços de Ferreira e acabou por sair das distritais, do Sousense, para o Sporting de Espinho, no Campeonato de Portugal, em 2019/20. Uma época em Espinho bastou para chegar ao Leixões em 2020/21, saltando para o Casa Pia a meio da temporada, onde se destacou como uma das grandes referências da II Liga, até chegar ao Vitória SC, na temporada passada, no principal escalão do futebol português. Em três anos, Jota Silva passou das distritais para a I Liga. Em menos de cinco, chegou à seleção. Um percurso, por si só, louvável.

Leia Também: Jota Silva estreia-se na seleção nacional: "É um sonho tornado realidade"

Leia Também: Roberto Martínez chama Francisco Conceição, Jota Silva e não só

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório