Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Estatuto de Israel não vai sofrer alteração antes dos Jogos Olímpicos

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu hoje que o estatuto de Israel não será alterado antes dos Jogos Olímpicos Paris2024, apesar da intervenção militar na Faixa de Gaza.

Estatuto de Israel não vai sofrer alteração antes dos Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

20:09 - 06/03/24 por Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

A ausência de uma posição oficial do COI sobre o conflito na Palestina tem sido questionada, em especial por parte da Rússia, afastada, há quase dois anos, do desporto internacional devido à invasão da Ucrânia.

Numa conversa online com jornalistas, Bach foi questionado sobre se os israelitas poderiam ser impedidos de participar em Paris2024 e foi perentório: "Não, não há qualquer questão sobre isso".

A segurança dos israelitas em Paris2024 também foi abordada, com a equipa masculina de futebol a ter de disputar jogos fora de Paris, e as provas de ciclismo, a maratona e o triatlo a serem realizadas em espaço público, fora da 'bolha' de segurança.

"Desde o hediondo ataque à equipa de Israel [durante os Jogos Olímpicos Munique1972], têm sempre existido medidas especiais em relação aos israelitas. As autoridades sentem-se confortáveis que o mesmo vá acontecer também em Paris, Marselha ou onde quer que esteja a representação israelita", referiu.

Esta semana foi tornado público um documento em que os advogados do Comité Olímpico Russo comparavam as duas situações para pedir que a Rússia pudesse participar em Paris2024, no recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) à suspensão decretada pelo COI.

O Comité Olímpico Russo foi suspenso em outubro, depois de ter anexado federações desportivas de zonas ocupadas na Ucrânia, o que representa uma violação da Carta Olímpica.

Na audiência no TAS em janeiro, os advogados do COI criticaram esta comparação e defenderam que "não há provas de que [o Comité Olímpico de] Israel tenha reconhecido organizações desportivas da Palestina como seus membros".

"O governo russo está aparentemente a ignorar o facto de que nos forçaram a agir. É a invasão deles e, em particular, é a anexação deles de partes da Ucrânia. O que também é incrível é que esta agressividade vem do mesmo governo que esteve na base do escandaloso caso da manipulação do sistema antes e depois de [Jogos Olímpicos de Inverno] Sochi", referiu Bach.

Alguns atletas russos já foram autorizados a participar em Paris2024, sob bandeira neutra e cumprindo uma série de requisitos, como nunca terem apoiado a intervenção militar na Ucrânia.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório