O Sporting não foi além de um empate (1-1) frente à Atalanta, esta quarta-feira, na primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa. Num jogo com quatro bolas nos ferros (três para os italianos), os leões não se conseguiram 'vingar' da derrota e do empate na fase de grupos, pelo que irão discutir o acesso aos 'quartos' em Bérgamo, no próximo dia 14.
O emblema de Alvalade colocou-se a vencer aos 17 minutos, quando Paulinho 'mostrou os dentes', deixando cerca de 28 mil adeptos sportinguistas ao rubro no estádio, até que se seguiu um período de sofrimento, com o empate assinado por Scamacca (39') após duas bolas aos ferros.
Os italianos ainda voltaram a fazer 'tremer' a baliza de Israel na segunda parte, mas também Coates viu um remate ser travado pelo poste, num jogo de incertezas até ao apito final.
'Mostrar os dentes' enquanto se 'treme'
Rúben Amorim optou por promover uma 'revolução' no onze, por comparação ao triunfo frente ao Farense (3-2), de tal forma que apenas Franco Israel, Ousmane Diomande, Matheus Reis e Marcus Edwards se mantiveram na equipa inicial, aos quais se juntaram Sebastián Coates, Eduardo Quaresma, Geny Catamo, Koba Koindredi (em estreia no onze), Hidemasa Morita, Francisco Trincão e Paulinho.
Os leões entraram com personalidade e não se pode dizer que tenham 'tremido' durante os primeiros 20 minutos, altura em que aproveitaram para inaugural o marcador. Já depois de uma tentativa de Edwards, Trincão serviu Paulinho - a fazer 'esquecer' Gyokeres - que fez tudo bem até ao remate certeiro, à entrada da área, deixando Alvalade a cantar "Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem", à passagem do minuto 17.
Os cerca de 28 mil adeptos presentes em Alvalade puxaram a alto e bom som pelo Sporting, mas o rumo do jogo alterou-se por completo, com a supremacia por parte da Atalanta. Em apenas dois minutos, Emil Holm e Gianluca Scamacca viram os seus remates bater no poste direito da baliza de Franco Israel.
À passagem da hora de jogo, o guarda-redes uruguaio ainda evitou o golo de Marten de Roon, mas não conseguiu travar o empate assinado por Scamacca (39'). Eduardo Quaresma viu o seu passe atrasado ficar curto para a reação (tardia) de Israel e, embora o guardião tenha afastado o perigo numa primeira instância, não evitou a igualdade perante a insistência da Atalanta.
Até ao apito para o descanso, os italianos ainda ficaram perto de dar a 'cambalhota' no marcador, mas desta vez Franco Israel travou, com uma grande defesa, aquele que seria o novo festejo de Scamacca, numa altura em que se percebia que Rúben Amorim precisava que o jogo fosse para o intervalo o mais rápido possível.
Nova dose de postes impediu festejos
O regresso dos balneários trouxe uma tripla substituição do lado do Sporting, com as entradas de Jeremiah St. Juste, Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres para render Diomande, Koindredi e Edwards, respetivamente, enquanto Gian Piero Gasperini apostou na entrada de Giorgio Scalvini para a vaga deixada por Hien.
Não passou a ser um Sporting prontamente mais 'atrevido', mas a verdade é que, gradualmente, foi 'empurrando' a bola para a grande área adversária, aliviando o 'sufoco' que tinha sentido durante uma boa parte do primeiro tempo.
Num curto espaço de tempo, Trincão ameaçou um golaço na cobrança de um pontapé livre, viu Lookman responder com uma bola ao poste - a terceira da equipa de Bérgamo - e Coates tratou de mostrar que os ferros não eram só benditos para os leões, com um cabeceamento ao poste, aos 62 minutos.
Entre muitas substituições, as oportunidades foram 'desaparecendo', mas a verdade é que, aos 85 minutos, a 'moldura' de Alvalade precisou de esperar por uma confirmação do VAR para respirar de alívio, tendo em conta o pontapé acrobático de El Bilal Touré, anulado pelo árbitro assistente por fora de jogo.
O Sporting não conseguiu aplicar o plano de 'vingança' no reencontro com a Atalanta e vai agora discutir o apuramento para os 'quartos', em Bérgamo. À quarta será de vez? No próximo dia 14 de março saberemos.
[Notícia atualizada às 19h43]
Leia Também: 'Se o Paulinho mostra os dentes...'. Sporting festejou e Alvalade vibrou
Leia Também: Colunas baixaram o som e Alvalade fez-se ouvir durante 'O Mundo Sabe Que'
Onzes
Sporting: Franco Israel; Geny Catamo, Sebastián Coates, Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma, Matheus Reis; Koba Koindredi, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Marcus Edwards e Paulinho.
Atalanta: Marco Carnesecchi; Emil Holm, Berat Djimsite, Sead Kolasinac, Isak Hien, Matteo Ruggeri; Éderson, Marten de Roon; Aleksey Miranchuk, Ademola Lookman e Gianluca Scamacca.
Antevisão
Já depois de ter 'despachado' o Young Boys, o Sporting volta a virar atenções para a Liga Europa, reencontrando a Atalanta, esta quarta-feira, em Alvalade, nos 'oitavos' da prova, sensivelmente três meses após os confrontos que protagonizaram na fase de grupos da referida prova.
Os leões não foram felizes nos duelos diante dos italianos (1-2 em Alvalade e 1-1 em Bérgamo), mas Rúben Amorim garantiu que a sua equipa se encontra mais preparada por comparação aos dois jogos em 2023, de olhos postos numa espécie de 'vingança', até porque os resultados dos confrontos diretos ditaram o segundo lugar do grupo D e consequente necessidade de disputar um playoff de acesso aos 'oitavos' da competição.
Com vitórias caseiras tangenciais frente a Benfica (2-1) e Farense (3-2), o Sporting chega aos 'quartos' da prova europeia entre alguns momentos de "nervosismo" e ansiedade - sentimentos que o jovem técnico dos verdes e brancos considera serem naturais para o que resta da temporada - numa altura em que se encontra em três, com destaque para a liderança isolada da I Liga. Já a Atalanta, que tem andado a lutar por uma vaga europeia com equipas como AS Roma e Napoli, regressa a Alvalade após duas derrotas consecutivas, diante de Inter (4-0) e Bologna (1-2).
De referir que o Sporting já mostrou o seu 'colete de forças' a nível europeu na temporada passada, sobretudo quando, por esta altura, eliminou o Arsenal (agregado de 3-3, 3-5 após penáltis), caindo apenas nos 'quartos', diante da Juventus (agregado de 1-2).
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental) desta quarta-feira, com arbitragem do alemão Daniel Siebert, em Alvalade, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "Atalanta? Vamos estar ansiosos, mas acho que o Sporting vai ganhar"