Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

"A exibição do Benfica não foi de propósito, mas deve-se a alguém"

A opinião de José Manuel Capristano, antigo dirigente do Benfica, em reação às declarações de Roger Schmidt após a goleada sofrida no Clássico, diante do FC Porto.

"A exibição do Benfica não foi de propósito, mas deve-se a alguém"
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/03/24 por David Silva

Desporto Exclusivo

As declarações de Roger Schmidt, em conferência de imprensa, após o Clássico deste domingo, levaram a muitas críticas no 'universo benfiquista'. Roger Schmidt disse que não tinha de pedir desculpa aos sócios porque a equipa não tinha perdido "de propósito". E perdido de que maneira - o Benfica foi goleado, no Estádio do Dragão, por 5-0. 

Pouco depois dessas declarações, foi Rui Costa quem 'convocou' os jornalistas para prestar explicações aos adeptos depois de tal derrota. Pediu desculpa, enquanto máximo responsável do clube, e mostrou solidariedade para com Roger Schmidt, afirmando que é ele quem deve fazer o mea culpa da exibição do Benfica.

José Manuel Capristano, antigo dirigente do Benfica, critica a posição de Roger Schmidt nesta questão. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Capristano lançou a questão.

Algum clube perde propósito? Não conheço nenhum no mundo, só se houver malfeitores. Um clube, quando perde, não é de propósito. Agora, que ele não queira pedir desculpa é diferente. Ele tem tido algumas teimosias com as quais não concordo, esta é mais uma. Mas acho que a atitude do presidente foi ‘à Benfica’ porque deu a cara e mostrou aos sócios que foi responsável. Estava triste. Gostava de perguntar a Schmidt qual é o clube que perde propósito. A exibição do Benfica também não foi de propósito, mas deve-se a alguém. E não foi a mim, que estava na bancada, a sofrer e a chorar”, afirma o antigo braço-direito de Vale e Azevedo na direção do Benfica.

Rui Costa apetrechou a equipa com os melhores jogadores mas, o resultado, é o que se está a verAlém destas palavras, Capristano diz que o rendimento global do Benfica tem estado abaixo do esperado, não só por ser campeão em título, como também pelo investimento que foi feito nesta temporada (97 milhões de euros gastos, 43 milhões recebidos, perfazendo um saldo negativo de 53 milhões).

“Rui Costa apetrechou a equipa com os melhores jogadores mas, o resultado é o que se está a ver. Faz-me ainda mais confusão quando é o mesmo treinador que, no ano passado, foi campeão nacional, tendo feito jogos extraordinários. Como é possível que o Benfica tenha mais recursos e jogue pior? Parece que os jogadores não se conhecem, está tudo fora dos lugares. Ainda estou dorido. Nesta altura, os benfiquistas devem unir-se e apoiar a equipa incondicionalmente. Assobiar e criticar, neste momento, só vai piorar a situação. Temos de mostrar que somos diferentes dos outros”, na opinião de José Manuel Capristano.

Por isso, o antigo dirigente insiste que ‘a bola’ está do lado de Rui Costa, presidente do clube em quem confia. “Não sei quais são as possibilidades económico-financeiras do Benfica em caso de divórcio [com Schmidt]. Como sou apoiante do Rui Costa, que é um benfiquista indefetível e um génio enquanto jogador, acredito que ele saberá lidar com a situação, sendo que é urgente recuperar o lado psicológico dos jogadores. O Benfica ainda não perdeu nada. Temos de ir Alvalade, ninguém diz que não possamos lá ganhar. Tem de haver bom senso, sensatez e lucidez para julgar onde estão os problemas do Benfica.”

Goleada no Dragão fez reavivar memórias 'traumáticas' do passado recente

O Benfica não perdia contra o FC Porto por 5-0 desde 2011, num jogo que ficou marcado pelas piores razões na memória coletiva do clube, sendo que o título acabou por pender, pouco tempo depois, para os portistas, orientados por André Villas-Boas, agora candidato à presidência do clube. Este jogo fez reavivar esses ‘traumas’.

“Foi um jogo para esquecer ou, se quiser, para lembrar. O Benfica não existiu. Foi uma tristeza, houve uma décalage completa. Todos os benfiquistas devem sentir-se quase humilhados. O Benfica tem estado a jogar mal, lá vai remediando e ganhando. Contra o Toulouse, jogou pessimamente mal. Contra o Sporting, também. Ontem, foi o descalabro completo. Acho que o  Rui Costa não merece isto, faço ideia daquilo que lhe passou pela cabeça na viagem de Porto para o Lisboa”, termina José Manuel Capristano.

O Benfica está em segundo lugar no campeonato, com menos um ponto do que o Sporting mas mais jogo disputado. O FC Porto continua em terceiro, com 52 pontos. O próximo jogo do Benfica acontece na quinta-feira, na Luz, diante do Rangers.    

Leia Também: Galeno deixa recado após 'show' no FC Porto-Benfica: "Falem mais..."

Leia Também: "Rui Costa tem de tomar posições, não pode continuar a encolher-se"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório