'Goleno' entrega a candidatura aos milhões. As notas do FC Porto-Benfica

Luso-brasileiro marcou e deu a marcar, na goleada aplicada pelos dragões aos eternos rivais.

PORTO, PORTUGAL - MARCH 03:  Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno of FC Porto celebrates after scoring his team's second goal during the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and SL Benfica at Estadio do Dragao on March 03, 2024 in Porto, Portu

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
04/03/2024 07:58 ‧ 04/03/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

As notícias sobre a 'morte' da candidatura do FC Porto ao título (ou, pelo menos, aos lugares de apuramento para a Liga dos Campeões) eram, manifestamente, exageradas, como ficou, este domingo, à vista, com o triunfo conquistado na receção ao Benfica, por categóricos 5-0.

Os dragões entraram com tudo, no tão aguardado Clássico da 24.ª jornada do principal escalão do futebol nacional, e colocaram-se em vantagem ao fim de apenas 20 minutos, por intermédio de Wenderson Galeno, que já tinha desperdiçado duas oportunidades claras para fazer o gosto ao pé, instantes antes.

À beira do apito para o intervalo, o ex-Sporting de Braga bisou, num lance em que, tal como no golo inaugural, ficou por demais à vista a passividade da defesa encarnada, pelo qual a equipa acabaria por pagar bem claro.

Ao intervalo, Roger Schmidt procurou 'agitar' o rumo dos acontecimentos, lançando Álvaro Carreras e Florentino Luís para o lugar de Morato e Orkun Kokçu, e as águias até reagiram relativamente bem... mas não durante muito tempo.

Aos 55 minutos, Galeno voltou a dizer 'presente', desta vez, para assistir para o tento de Wendell. O cenário já estava mal parado para os visitantes, mas ainda pior ficou, quando Nicolás Otamendi viu dois cartões amarelos no espaço de dez minutos e foi expulso.

Os dragões aproveitaram a vantagem numérica para dilatar a vantagem no marcador, e, aos 75 minutos, foi a vez de Pepê se juntar à festa, com um remate certeiro, a passe de Nico González. Já nos descontos, Danny Loader deu a 'machadada final'.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 52 pontos, o que o deixa no terceiro lugar, agora, a apenas seis pontos do Benfica. Quem mais sorriu foi... o Sporting, que passa a liderar, com 59 pontos, apesar de ter uma partida em atraso.

Figura

Francisco Conceição é o verdadeiro 'dínamo' do ataque do FC Porto, mas seria injusto não atribuir esta distinção a Wenderson Galeno. Depois de duas 'ameaças', no primeiro tempo, marcou dois golos. No entanto, não se deu por satisfeito, e ainda assinou uma assistência, para o tento de Wendell, a reforçar o bom momento de forma.

Surpresa

Wendell, tantas vezes apontado como um dos 'patinhos feios' deste FC Porto, voltou a demonstrar qualidade, na ala esquerda da defesa. Na semana em que foi chamado, pela primeira vez, à seleção brasileira, rubricou um desempenho positivo, que coroou com um golo, no arranque do segundo tempo.

Desilusão

Pela segunda vez no espaço de 72 horas, Nicolás Otamendi fez por 'enterrar' o Benfica. Depois de, em Alvalade, ter cometido o erro esteve origem no golo de Viktor Gyokeres, que deu a vitória ao Sporting, adotou um comportamento de total displicência, no Dragão, que culminou com a expulsão, por acumulação de cartões amarelos.

Treinadores

Sérgio Conceição: Foi incrível a maneira como o FC Porto pareceu, durante praticamente todo o Clássico, jogar com mais um elemento em campo. 'Embalados' pela criatividade de Francisco Conceição e pela elevada intensidade imposta, os dragões conquistaram um triunfo sem margem para contestação.

Roger Schmidt: O Benfica abdicou do ataque móvel e voltou a apostar em Casper Tengstedt como referência na frente, mas nem por isso recuperou a melhor 'face'. A equipa foi 'macia' quando, sob circunstância alguma, o poderia ser, e, pese embora uma ligeira melhoria, no início do segundo tempo, não fez o suficiente para justificar outro resultado.

Árbitro

Um Clássico difícil de arbitrar para João Pinheiro, com constantes 'toquezinhos', aqui e ali, que o obrigaram a intervir mais do que o próprio, certamente, desejaria. No lance mais suscetível de discussão, o segundo golo de Wenderson Galeno, parece ter acertado ao não assinalar qualquer infração, apesar das queixas do Benfica.

Leia Também: Galeno ganha a António e bisa contra o Benfica. VAR ainda analisou lance

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas