Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto-Benfica: 'Os Jogos da Fome' passam no 'cinema' do Dragão

Dragões e águias vão a jogo 'famintos' por pontos, na luta pelo título de campeão nacional.

FC Porto-Benfica: 'Os Jogos da Fome' passam no 'cinema' do Dragão

O estádio do Dragão vai receber, ao início da noite deste domingo, aquele que é o mais aguardado encontro de toda a 24.ª jornada da I Liga, que irá colocar, frente a frente, Benfica e FC Porto, equipas que sabem que têm margem de erro reduzida, ainda que por motivos diferentes.

Os encarnados chegam a esta ronda na liderança da tabela, com 58 pontos. No entanto, quando entrarem em campo, o cenário pode não ser o mesmo, visto que o Sporting (que segue logo atrás, com 56 pontos e um jogo em atraso) recebe, horas antes, o Farense.

Os azuis e brancos, por seu lado, são terceiros classificados, e uma eventual derrota deixá-los-ia a estonteantes 12 pontos de distância, a faltarem apenas dez rondas por disputar, pelo que não pode ao luxo de voltar a facilitar.

O triunfo torna-se, desta maneira, o único resultado de interesse para os eternos rivais. No entanto, não se afigura como tarefa simples para nenhum deles, desde logo, para as águias, que só sorriram em 18 das 117 vezes que visitaram a Cidade Invicta.

Já os dragões, têm uma outra 'dor de cabeça' com que lidar. Ou melhor, seis, precisamente, o número de jogadores que têm, neste momento, no boletim clínico. São eles Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano, Zaidu Sanusi, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi e Evanilson.

O FC Porto-Benfica irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga, tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental), e pode acompanhá-lo, a par e passo, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Jogo de tudo ou nada: Em Barcelos. não conseguimos ganhar e as coisas ficaram mais complicadas. Todos os jogos são importantes. Não há jogos de tudo ou nada. Há jogos para ganhar e preparação para o próximo jogo. O próximo é com o Benfica, o campeão nacional atual. Não é com essa diferença pontual que vamos preparar o jogo, mas sim olhando para o adversário como fazemos sempre.

Registo positivo em Clássicos: Já disse várias vezes que se não há pressão, eu crio essa pressão. Eu gosto de pressão e os jogadores também. A prova disso está na Liga dos Campeões. O meu discurso é aquele que acho o melhor e o verdadeiro. O que eu disse no final do jogo dos Açores foi que toda a gente, incluindo os departamentos e os nossos adeptos, de darmos tudo em prol do clube, fazendo cada jogo o último da época. Devia ser assim desde o início da época, mas agora já não é possível voltar atrás.

Estratégia do Benfica: Não faço a mínima ideia. Trabalhamos em função do que tem sido o Benfica na sua dinâmica. Um ataque móvel depende da mobilidade do ataque... Às vezes pega-se numa ideia, ou em algo que é dito por algumas pessoas, não aprofundado, e ataque móvel são pequeninos e jogadores de diferentes características físicas e por vezes não é assim

Roger Schmidt

Sequência complicada: O jogo fora, com o Sporting, e o seguinte, com o FC Porto, são os mais difíceis que podemos ter, mas damos o nosso melhorar para recuperar para amanhã. É um jogo importante. É difícil jogar no Porto, é importante para ambas as equipas. Eles demonstraram qualidade nas últimas semanas, especialmente, na Liga dos Campeões. Esperamos que estejam a esse nível, e vamos dar o nosso melhor para vencer.

FC Porto pode surpreender: É uma equipa que conhecemos muito bem, mas também sabemos que é sempre muito difícil jogar contra eles. Não é por termos vencido duas vezes contra eles que vamos vencer, amanhã. É sempre um grande desafio. Eles mudaram um pouco o sistema e a abordagem. Taticamente, é uma equipa compacta, muito boa a defender e nas transições, muito atenta às segundas bolas, que tenta sempre atacar a profundidade.

Gestão dos avançados: Todos podem marcar golos, mas também podemos marcar com os avançados vindos do banco. Não é decisivo. Todos os jogadores têm de aceitar. Cabe-lhes demonstrar que têm tudo, não apenas ao marcar golos, mas ao nível técnico, do envolvimento na pressão, nas transições... Marcar golos não é suficiente para jogar no Benfica.

Últimos resultados

FC Porto: D-V-V-E-V

Benfica: V-V-E-V-D

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Wenderson Galeno e Evanilson.

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes; João Neves, João Mário, Orkun Kokçu; Ángel di María, David Neres e Rafa Silva.

Ausências

FC Porto: Gonçalo Ribeiro, Iván Marcano, Zaidu Sanusi, Wenderson Galeno, Evanilson (lesionados) e Mehdi Taremi (em dúvida).

Benfica: Juan Bernat (lesionado).

Leia Também: Schmidt ao ataque. Veríssimo "merece críticas" e Edwards foi "vergonhoso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório