Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting repete 'cromo' e Benfica parte em busca de mais 'power' europeu

Leões reencontram Atalanta após três meses, enquanto as águias voltam a medir forças com o Rangers na Liga Europa... três épocas depois.

Sporting repete 'cromo' e Benfica parte em busca de mais 'power' europeu
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/02/24 por Miguel Simões

Desporto Análise

Numa altura em que o FC Porto vai tentando a sua sorte na Liga dos Campeões, Sporting e Benfica andam a 'dividir' protagonismo pela Liga Europa e, depois de terem sorrido nos playoffs (ao contrário do Sporting de Braga), preparam-se para dar nas vistas nos 'oitavos' da segunda prova europeia de clubes mais importante.

Analisando o sorteio desta sexta-feira, registam-se dois reencontros assentes no número... três. Sporting e Atalanta voltam a defrontar-se três meses após a última ocasião, na fase de grupos, enquanto Benfica e Rangers reencontram-se três épocas depois, na mesma competição.

Jogando em casa na primeira mão dos 'oitavos', os dois rivais lisboetas não podem arrancar a missão do acesso aos 'quartos' no mesmo dia e, por esse motivo, o Sporting já sabe que terá de ir a jogo mais cedo, no próximo dia 6 de março (quarta-feira), enquanto o Benfica - por ser o atual campeão nacional - realizará o primeiro duelo da eliminatória, como é apanágio, a uma quinta-feira, em 7 de março.

As decisões da segunda mão disputam-se no dia 14 de março, tanto para um, como para o outro, sendo que é aí que os encarnados vão tentar mostrar mais 'power' frente ao Rangers (num paralelismo com a mítica série), em Glasgow, enquanto os leões tentarão aplicar uma 'vingança' frente a um 'cromo' repetido.

Atalanta, a 'espinha' atravessada de Rúben Amorim

Estrela da equipa: Teun Koopmeiners estará a viver uma das suas melhores fases da carreira, sendo que, para isso, basta recorrer aos números alcançados nos últimos jogos. O médio de 25 anos - que joga em posição recuada - marcou seis golos nas últimas cinco partidas, revelando ser um dos maiores trunfos de Gasperini. Já depois de ter rubricado uma assistência no empate em Bérgamo (1-1), Rúben Amorim terá Koopmeiners 'debaixo de olho' para tentar 'aniquilar' talvez o principal 'polvo' dos italianos.

Histórico de confrontos: Dois triunfos dos leões, dois empates e três vitórias dos italianos. O Sporting até foi feliz na primeira eliminatória que disputou com a Atalanta, precisando de um terceiro jogo (3-1) para desempatar duas mãos (2-0 e 3-1), mas desde então nunca mais sorriu. Em 1987/88, na mesma prova, a equipa de Bérgamo 'despachou' o Sporting nos 'quartos' (2-0 e 1-1), sendo que, mais recentemente, houve registo para um triunfo dos italianos em Alvalade (1-2) e um empate (1-1) em solo transalpino.

Feitos assinaláveis: Contando apenas com um troféu de relevo no futebol Italiano (a Taça conquistada em 1962/63), a Atalanta tem estado entre os melhores plantéis da Serie A nos últimos tempos, algo que se repercute também na forma como têm crescido a nível europeu, tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa. É um adversário a ter em atenção para o Sporting.

Rangers, onde a águia procura adrenalina e ação

Estrela da equipa: Fábio Silva não tem conseguido fixar-se sempre no onze de Philippe Clément, mas a verdade é que, com um golo aqui e um golo ali, já mostrou ser um dos maiores ativos do plantel escocês, sempre pronto a desequilibrar e a fazer a diferença na partida. Além disso, o conhecimento que tem do futebol português poderá ser crucial para que o Rangers vá para dentro das quatro linhas com outra 'armadura'.

Histórico de confrontos: O Benfica tem um histórico algo positivo perante o futebol escocês, frente a Celtic e Hearts, mas só por duas ocasiões 'apanhou' o Rangers pela frente. Curiosamente, foi o último oponente a motivar uma deslocação das águias à Escócia, em 2020/21, nas contas do grupo D da Liga Europa. Nessa ocasião, a equipa de Jorge Jesus arrancou um empate (2-2), já depois da igualdade na Luz (3-3), num grupo em que viria a ser liderado pelos designados 'protestantes'.

Feitos assinaláveis: O Rangers conta com um 'mar' de conquistas a nível interno, com 54 campeonatos e 34 Taças da Escócia, fora outras provas escocesas, mas também já se destacou na vertente europeia, quando venceu a Taça das Taças, em 1971/72. Apesar de tudo, o conjunto de Glasgow não tem conseguido estabilidade nas provas europeias, sobretudo na Liga dos Campeões, prova em que esteve 12 anos sem alcançar um apuramento.

Leia Também: Já são conhecidos os adversários de Benfica e Sporting na Liga Europa

Leia Também: UEFA 'prioriza' Benfica e impede Sporting de jogar na quinta-feira

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório