Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

UEFA 'prioriza' Benfica e impede Sporting de jogar na quinta-feira

Regulamentos 'forçam' os leões a disputar a primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa na terça-feira e poderá estar à vista novo adiamento de um jogo da I Liga.

UEFA 'prioriza' Benfica e impede Sporting de jogar na quinta-feira
Notícias ao Minuto

10:39 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Europa

Sporting e Benfica já sabem que, independentemente do adversário que terão pela frente no sorteio desta sexta-feira, irão disputar a primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa nos respetivos estádios, após terem chegado a esta fase da prova por via dos playoffs. Trata-se de algo que, por si só, já levanta um problema.

A UEFA esclareceu, esta sexta-feira, que os dois rivais de Lisboa não poderão jogar no mesmo dia, uma vez que, à luz dos regulamentos, o objetivo passa por evitar jogos na mesma cidade e no mesmo dia, sendo que terão de ser os leões a 'abdicar' de jogar na quinta-feira, dia 7 de março. A 'prioridade' dada ao Benfica acontece pelo facto de ter "vencido a competição doméstica" da época transata.

O organismo que tutela o futebol europeu apontou o dia 5 de março (terça-feira) como a alternativa ideal para que a equipa de Rúben Amorim dispute o primeiro duelo dos 'oitavos', pelas 17h45, de forma a não 'colidir' com as horas dos jogos da Liga dos Campeões, que acontecem a partir das 20 horas.

Porém, toda essa situação gera um problema no calendário do Sporting, uma vez que, no fim de semana anterior à eliminatória, receberá o Farense em Alvalade, num duelo que terá de acontecer a 2 ou 3 de março (ainda sem data oficial), dado que a primeira mão das 'meias' da Taça, diante do Benfica, acontece já no próximo dia 29 de fevereiro.

Haverá ainda a remota possibilidade de 'empurrar' o jogo europeu de terça-feira para quarta-feira, dia 6, mas tal implicaria a aprovação da UEFA e das forças de autoridade, devido aos problemas de segurança associados à organização de jogos europeus, sobretudo em dias seguidos na mesma cidade. Dessa forma, o cenário mais provável é que, não se verificando qualquer alteração, os leões tenham de adiar o encontro frente ao Farense, para além do encontro com o Famalicão que também já chegou a ser adiado devido à falta de policiamento.

Leia Também: Sporting-Benfica na final da Liga Europa? A resposta 'tremida' de Amorim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório