FPF decreta um minuto de silêncio em memória de Artur Jorge

Ex-futebolista e treinador não resistiu a uma doença prolongada e morreu na madrugada desta quinta-feira.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/02/2024 13:29 ‧ 22/02/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Óbito

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou, esta quinta-feira, um minuto de silêncio em memória de Artur Jorge, lenda do futebol português que morreu, durante a madrugada, aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

"A homenagem será prestada a partir de hoje em todos os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", pode ler-se no comunicado emitido pelo organismo que tutela o futebol português, num dia marcado por inúmeras reações.

A referência do futebol português - com 16 internacionalizações - destacou-se como jogador ao serviço de clubes como FC Porto, Académica, Benfica e Belenenses, não tardando em escrever mais páginas no desporto nacional na condição de treinador, entre 1980 e 2016 - com destaque para o facto de ter sido selecionador de Portugal por duas ocasiões na década de 90.

Um dos pontos mais altos foi mesmo a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao serviço do FC Porto, em 1986/87, tratando-se de um de dois portugueses a conquistar a tão ambicionada prova europeia (designada atualmente como Liga dos Campeões), antes de José Mourinho, em 2004, igualmente pelos azuis e brancos.

Encarado por muitos como o 'Rei Artur', o ex-técnico começou como adjunto no Vitória SC, seguindo-se aventuras em clubes como Belenenses, Portimonense, FC Porto, Paris SG, Benfica, Al Nassr, Al Hilal e Académica, além das seleções de Portugal, Suíça e Camarões. No que à seleção nacional diz respeito, Artur Jorge somou duas passagens: a primeira entre 1990 e 1991, seguindo-se outra entre 1996 e 1997.

Leia Também: Morreu Artur Jorge, antigo selecionador nacional, aos 78 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Ciúmes crónicos". Patrícia Palhares já não segue Palhinha no Instagram

Patrícia Palhares

"Ciúmes crónicos". Patrícia Palhares já não segue Palhinha no Instagram

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Renault

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas