Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

FPF decreta um minuto de silêncio em memória de Artur Jorge

Ex-futebolista e treinador não resistiu a uma doença prolongada e morreu na madrugada desta quinta-feira.

FPF decreta um minuto de silêncio em memória de Artur Jorge
Notícias ao Minuto

13:29 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Óbito

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou, esta quinta-feira, um minuto de silêncio em memória de Artur Jorge, lenda do futebol português que morreu, durante a madrugada, aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

"A homenagem será prestada a partir de hoje em todos os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", pode ler-se no comunicado emitido pelo organismo que tutela o futebol português, num dia marcado por inúmeras reações.

A referência do futebol português - com 16 internacionalizações - destacou-se como jogador ao serviço de clubes como FC Porto, Académica, Benfica e Belenenses, não tardando em escrever mais páginas no desporto nacional na condição de treinador, entre 1980 e 2016 - com destaque para o facto de ter sido selecionador de Portugal por duas ocasiões na década de 90.

Um dos pontos mais altos foi mesmo a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao serviço do FC Porto, em 1986/87, tratando-se de um de dois portugueses a conquistar a tão ambicionada prova europeia (designada atualmente como Liga dos Campeões), antes de José Mourinho, em 2004, igualmente pelos azuis e brancos.

Encarado por muitos como o 'Rei Artur', o ex-técnico começou como adjunto no Vitória SC, seguindo-se aventuras em clubes como Belenenses, Portimonense, FC Porto, Paris SG, Benfica, Al Nassr, Al Hilal e Académica, além das seleções de Portugal, Suíça e Camarões. No que à seleção nacional diz respeito, Artur Jorge somou duas passagens: a primeira entre 1990 e 1991, seguindo-se outra entre 1996 e 1997.

Leia Também: Morreu Artur Jorge, antigo selecionador nacional, aos 78 anos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório