Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Santos Silva aplaude Artur Jorge: "Culto e com preocupações cívicas"

O presidente da Assembleia da República destacou hoje o antigo futebolista e treinador Artur Jorge como um homem culto com preocupações cívicas e lembrou a conquista da taça dos campeões europeus quando orientou o FC Porto.

 Santos Silva aplaude Artur Jorge:  "Culto e com preocupações cívicas"
Notícias ao Minuto

13:14 - 22/02/24 por Lusa

Desporto Óbito

Artur Jorge morreu hoje de madrugada, em Lisboa, aos 78 anos, após doença prolongada, anunciou a sua família em comunicado.

"Evoco a memória de Artur Jorge, jogador, treinador e selecionador nacional de futebol, além de homem culto, com preocupações cívicas, e poeta. A ele devemos, entre outros feitos, a conquista, na célebre final de Viena, em 1987, da primeira Taça de Campeões Europeus pelo Futebol Clube do Porto", escreveu Augusto Santos Silva na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Nascido no Porto, Artur Jorge foi jogador de futebol dos 'dragões', mas cedo se mudou para a Académica, da qual seguiu para o Benfica. Jogou também no Belenenses e no clube norte-americano Rochester Lancers.

Como treinador, teve o momento alto da carreira na época de 1986/87 quando venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo FC Porto. Foi em duas ocasiões selecionador nacional.

Artur Jorge conquistou três campeonatos nacionais, uma Supertaça e uma Taça de Portugal como treinador do FC Porto, além do torneio europeu, e deu ao Paris Saint-Germain o seu segundo título de campeão de França, em 1993/94.

Leia Também: "Artur Jorge? Inúmeros feitos como jogador, treinador e selecionador"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório