Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

FC Porto-Estrela da Amadora: Depois do choque em Arouca, haverá terapia?

Azuis e brancos tentarão interromper o ciclo de duas partidas consecutivas sem ganhar na I Liga antes de jogarem contra o Arsenal.

FC Porto-Estrela da Amadora: Depois do choque em Arouca, haverá terapia?
Notícias ao Minuto

07:22 - 17/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto, que apenas começa a disputar os 'oitavos' da Liga dos Campeões na próxima semana, ante o Arsenal, tem, na noite  deste sábado pela frente uma difícil missão em casa. Na receção ao Estrela da Amadora, os dragões tentarão interromper o ciclo de duas partidas consecutivas sem ganhar na I Liga, com Rio Ave (0-0) e Arouca (derrota por 3-2).

Depois da surpreendente derrota na Serra da Freita na última ronda do campeonato, os portistas ficaram ainda mais longe dos líderes Benfica e Sporting, que estão agora a sete pontos de distância.

Por seu turno, o Estrela da Amadora, que no jogo da primeira volta na Reboleira perdeu por 1-0, segue numa fase difícil e somou apenas uma vitória nas últimas oito rondas, precisamente, na anterior (3-0 ao Portimonense).

O duelo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora está agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão e contará com arbitragem de Tiago Martins, da AF Lisboa.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição:

A viagem cancelada de Taremi para a Milão: "Não faço parte do aeroporto, não sei se os aviões estavam à espera... Sempre disse que aqui não basta ter contrato, é preciso sentir o clube. O Taremi tem sentido o clube. Há que ter respeito, ele tem contrato com o FC Porto até junho e ele respeita o clube. Estamos a falar de um jogador que está no top-3 de golos, só o Jardel e o Jackson estão à frente. Ele está à frente do Hulk, com menos golos. As pessoas parecem esquecer os 100 golos do Taremi e as 50 assistências. Há que ter respeito porque ele tem respeito pelo clube. Trabalha aqui com afinco. Fez uma viagem em que não dormiu e estava disponível para ir a Arouca para jogar o tempo que fosse preciso. Não vale de tudo para enxovalhar. Não há ninguém que sente mais o clube do que eu e se sentisse que algum jogador não estava comprometido - até poderia chamar-se Maradona -, não tinha hipótese comigo. Enquanto trabalhar, o Taremi é opção par mim. Faz parte das minhas opções. A minha decisão em relação ao Taremi é igual aos outros. Não emprenho pelo ouvidos porque amo o FC Porto, não falo mal gratuitamente do FC Porto."

Derrota em Arouca e atraso para o primeiro lugar: "Está mais difícil mas aqui ninguém atira a toalha ao chão, ninguém desiste. No ano passado fomos à Luz a dez pontos, saímos a sete. Acabámos a dois e com um jogo mal perdido em casa com o Gil Vicente. Aqui ninguém desiste, o trabalho diário, o foco, a ambição são as mesmas. Estamos conscientes de que as coisas estão mais difíceis, mas estamos aqui para lutar até ao fim."

Problema de atitude no FC Porto? "Eu acho que não tem a ver com atitude. O jogo em Arouca foi o jogo com mais alta intensidade que tivemos. Não tivemos tão bem no equilíbrio defensivo, o que também tem a ver com o nosso processo ofensivo, quando estamos em ataque organizado... A atitude, ambição e dedicação dos jogadores não mudou nada. Quando era jogador, tinha no mínimo 15 jogadores que pertenciam à formação do FC Porto e que percebiam de forma mais fácil o que é o nosso clube, a nossa cidade, região e exigência. Agora é mais difícil, mas isso não quer dizer que não houve dedicação no trabalho até ao jogo. Não entrámos da melhor forma, também por mérito do Arouca. Faltou-nos discernimento com bola. Isso faria com que na perda não sofrêssemos tanto. Foi uma série de situações em que não estivemos bem. O Arouca faz quatro remates e três golos. Estamos a falar de futebol. Empatar e perder não serve para nós, nunca serviu nesta casa. Para mim, a crise é a corrupção desportiva, ordenados em atraso, violência nos estádios. Somos a única equipa portuguesa nos oitavos da Champions, estamos na luta pelo campeonato e um bocadinho atrás dos outros, mas vamos lutar até ao último jogo. E ainda estamos nos quartos da Taça de Portugal. No final faremos as contas."

Sérgio Vieira:

Série exibicional: "A maior parte do nosso foco é o que nós podemos e temos de fazer. Dar sequência ao nosso processo, recuperar lesionados e reorganizar com a entrada de novos jogadores, a recuperação das nossas regras e do nosso futebol, em relação ao nosso modelo e às ideias. O que queremos do Dragão é dar sequência aos nossos processos e exibições e lutar pelos três pontos, ou algo que se possa assemelhar a isso."

Adversário a dar resposta: "O FC Porto normalmente é uma equipa intensa, que respeita os seus adeptos e tenta, desde o início do jogo, colocar um ritmo alto. Vai querer demonstrar logo aos adeptos, desde o primeiro segundo, que está ali para reverter a situação vivida anteriormente. Não podemos estar só a querer anular as virtudes do FC Porto, vamos também tentar explorar as características fortes que temos. Nós tentamos ser também competitivos e intensos desde o primeiro minuto, sendo fortes de dentro para fora."

Vitória com o Portimonense: "O que temos é uma liderança forte, contribuída por todos os departamentos, assente em valores humanos extremamente valiosos, convicções e formas de estar na vida, um trabalho em equipa, sempre com lógica profunda e não desviando um milímetro que seja desse caminho. Não é por perder que nos vamos desviar do foco. Antes quebrar do que torcer, será sempre essa a lógica. Quando existe o momento de sermos felizes na totalidade, desfrutaremos dele e tentaremos mantê-lo o mais longe possível."

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-E-D

Estrela da Amadora: E-D-D-D-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson.

Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Pedro Mendes, Rúben Lima, Hevertton Santos, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Nilton Varela, Regis Ndo, Rodrigo Pinho, Léo Jabá.

Ausências

FC Porto: Marcano, Gabriel Ribeiro e Alan Varela (lesionados); Fábio Cardoso e Wendell (castigo).

Estrela da Amadora: Miguel Lopes e Keliano (lesionados).

Leia Também: Conceição: "Crise é a corrupção desportiva e os salários em atraso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório