Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Craque alemão foi aconselhado a esconder homossexualidadade: "Jamais!"

Thomas Hitzlsperger espera que o tema deixe de ser "tabu", no mundo do futebol.

Craque alemão foi aconselhado a esconder homossexualidadade: "Jamais!"
Notícias ao Minuto

09:36 - 13/02/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Alemanha

Thomas Hitzlsperger é o protagonista do documentário "Das Letzte Tabu" ("O Último Tabu"), lançado, recentemente, pela plataforma de 'streaming' Prime Video, no qual dá o seu testemunho enquanto única personalidade do futebol alemão a assumir a homossexualidade.

O anúncio público surgiu em 2014, depois de ter colocado ponto final numa carreira 'recheada', na qual representou clubes como Bayern Munique, Lazio ou West Ham, e na qual chegou mesmo a sagrar-se vice-campeão europeu, em 2008, ao serviço da principal seleção germânica (onde defrontou Portugal, nos quartos-de-final).

Em entrevista concedida à edição desta terça-feira do jornal alemão Bild, o antigo médio, atualmente com 41 anos de idade, revelou que chegou a ponderar quebrar o "tabu" antes de 'pendurar as chuteiras', mas foi desaconselhado por um advogado.

"Se, na altura, ele te diz 'Jamais, sob quaisquer circunstâncias, fales sobre isso!', isso influencia-te. Fui ter com ele para perguntar se deveria assumir-me. Uma hora depois, saí e sabia que não diria mais nada (...). Foi em 2012, quando jogava no Wolfsburgo", afirmou.

"Sempre que o assunto surgia, apercebias-te de que era difícil, desagradável, e que, na verdade, não querias falar sobre ele. Lembro-me, na verdade, de ouvir as pessoas a falarem dos gays. Nem toda a gente à minha volta pensava que era positivo", prosseguiu.

"Quando me mudei para Roma, em 2010, apercebi-me de que já não podia conter mais os meus sentimentos. Até lá, não conseguia imaginar que, de todas as pessoas, eu pudesse ser gay. Reprimia isso mesmo", completou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório