O antigo árbitro inglês Mark Halsey assina, este sábado, um artigo de opinião no jornal inglês The Sun, na qual se mostrou frontalmente contra a possível introdução do do cartão azul no futebol, medida que tem ganho expressão nos últimos dias.
"A ideia de introduzir cartões azuis no futebol é um disparate. Em testes realizados em jogos amadores e juvenis, tanto em Inglaterra como no País de Gales, os árbitros tiveram o poder de expulsar os jogadores do campo durante 10 minutos por desrespeito ou por recusarem um ataque prometedor. Mas gostaria de saber qual será o protocolo completo, porque tenho grandes dúvidas", começou por escrever o ex-juiz, que atuou durante mais de uma década na Premier League.
"Em primeiro lugar, não vejo qual é a diferença entre um cartão amarelo atual e este novo cartão azul. Os cartões amarelos já são utilizados como um aviso aos jogadores de que, se persistirem na conduta incorreta, serão punidos. Então, qual é a diferença? Não precisamos de cartões azuis se os árbitros gerirem o jogo corretamente na sua forma atual", prosseguiu.
"Nunca mostrei muitos cartões amarelos por desacatos ao longo da minha carreira porque uma das principais funções de um árbitro é ter controlo e gerir os jogadores em campo. E tive de gerir jogadores como Craig Bellamy, Roy Keane, Alan Shearer, John Terry, Danny Murphy, Gary Neville e Steven Gerrard, que eram todos grandes personalidades e não tinham medo de me dizer o que achavam das minhas decisões! das minhas decisões! Ao introduzir o cartão azul, está-se efetivamente a dizer aos árbitros que perderam a arte de gerir os jogadores. Em vez de mostrar um cartão amarelo ou o que poderia ser um cartão azul, eu falaria e construiria relações para evitar mais sanções e manter o fair play", vincou.
"Outra questão é que as faltas tácticas ou cínicas não estão previstas nas leis do jogo, por isso, por que razão estamos a mudar o nosso jogo por algo tão trivial? Não interessa se isto se aplica ao futebol de elite ou ao futebol não federado. Quem é que vai gostar de um jogo que pode ser decidido por cartões azuis? Imaginem ver um jogo com nove jogadores contra sete - isso tornaria o jogo numa farsa. Os árbitros já têm muito que fazer sem terem de mandar os jogadores para o banco durante 10 minutos", finalizou.
Leia Também: Cartão azul? Haaland deseja introduzir outra regra no futebol
Leia Também: Klopp contra o cartão azul: "Não me parece uma ideia incrível..."
Leia Também: Abel Ferreira a favor do cartão azul: "Aprendi com a minha mulher..."
Leia Também: FIFA dá novos detalhes sobre a introdução do 'revolucionário' cartão azul
Leia Também: IFAB prepara-se para 'revolucionar' futebol com introdução do cartão azul