Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Prepare as pipocas e esqueça as insónias. O que lhe reserva o Super Bowl?

Os Kansas City Chiefs e os San Francisco 49ers decidem, este domingo, o título da NFL.

Prepare as pipocas e esqueça as insónias. O que lhe reserva o Super Bowl?
Notícias ao Minuto

08:05 - 11/02/24 por Rodrigo Querido

Desporto NFL

Terminou a espera para os grandes amantes do futebol americano. Quem é fã da NFL sabe que, uma vez por ano, há um dia em que tem de deixar uma boa noite de sono para trás por forma a assistir ao que é um dos maiores eventos desportivos do mundo. E esse dia chegou.

Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers defrontam-se, este domingo, no Allegiant Stadium, em Las Vegas (Nevada), num evento que será assistido presencialmente por dezenas de milhares de pessoas, com lotações superiores às do maior estádio de Portugal preenchido, neste caso, o da Luz.

Como é habitual todos os anos, a edição 58 do Super Bowl, que, por outras palavras, retrata aquela que é a final do campeonato de futebol americano, reserva-nos um espetáculo que vai muito além do jogo em si. Há artistas ou bandas a subir ao palco e, desta vez, a escolha recaiu sobre a superestrela de R&B Usher. O cantor já anunciou que o seu concerto contará com convidados especiais.

A 58.ª edição do Super Bowl acontecerá no reduto dos Las Vegas Raiders, o Allegiant Stadium, com início agendado para as 18h30 locais (23h30 em Portugal Continental), e há muitas curiosidades que certamente irá reter. Das mais banais às mais inusitadas.

Valores estratosféricos em peso e a 'loucura' dos anúncios

Mais do que uma mera partida desportiva, o Super Bowl marca uma autêntica corrida ao anúncio. Este é um evento único em que as grandes marcas apostam (quase) tudo o que têm por alguns segundos de publicidade no intervalo do jogo de futebol americano, já que milhões de espectadores estarão focados nos ecrãs.

Ainda que o valor para colocar um anúncio neste evento não tenha aumentado em relação ao ano passado, vale recordar que são precisos muitos milhões para ter esse espaço. Este ano, 30 segundos de anúncio têm o valor modesto de sete milhões de dólares (6,5 milhões de euros). O investimento 200% nos últimos 20 anos e 75% na última década. Uber Eats, Budweiser, BIC, Booking, BMW, Lindt, Oreo e Pringles foram apenas algumas das empresas que desenvolveram campanhas especialmente pensadas para a Super Bowl.

Até Lionel Messi vai estar presente neste intervalo com uma publicidade. Mas o grande trunfo publicitário para o sucesso do Super Bowl deste ano será Taylor Swift, dado que a cantora norte-americana namora com a estrela dos Chiefs, Travis Kelce. Espera-se, por isso, que o Super Bowl deste ano se torne o jogo mais visto da história e ultrapasse o recorde de 115,1 milhões de telespetadores estabelecido no ano passado.

Mas se pensa que a 'loucura' monetária se fica pelos anúncios, desengane-se. Com a decisão da NFL em Las Vegas pela primeira vez, os preços dos ingressos atingiram um nível nunca antes visto. O preço médio de tabela do mercado secundário de ingressos para o jogo atingiu um recorde de 10 752 dólares (9 934 euros)

A esses valores, juntam-se todos os gastos associados a quem quer viajar para o sudoeste dos Estados Unidos, entre bilhetes de avião, custos de transportes públicos e preços de estadia em hotéis nos arredores, números que podem até ser superiores  ao valor médio do bilhete de entrada para a final da Super Bowl.

O encontro entre os Chieds e os 49ers pode também bater os recordes das apostas desportivas após uma temporada histórica da NFL. Segundo informações mais recentes, prevê-se que um número recorde de 67,8 milhões de adultos americanos apostem 23,1 mil milhões de dólares (21,3 mil milhões de euros) no jogo de domingo da Super Bowl. O retorno pode levar a centenas ou milhares de euros.

A dinastia atual contra a dinastia de outrora

O maior evento desportivo dos EUA coloca frente a frente o atual vencedor da prova e uma equipa que pretende juntar-se aos New England Patriots e aos Pittsburgh Steelers com o maior número de vitórias no Super Bowl (seis).

Desde a contratação de Patrick Mahomes, os Kansas City Chiefs deram a volta ao que vinha a ser um legado construído pelos New England Patriots. Esta vai ser a quarta participação do quarterback  no Super Bowl com o emblema do Texas em apenas seis anos e pode terminar com o quarto troféu para os Chiefs.

Notícias ao Minuto Os festejos dos Chiefs na época passada© Getty Images  

Do outro lado, os San Francisco 49ers integravam a lista dos principais candidatos no início da temporada de 2023. Depois de uma fase regular confortável, e já na National Football Conference (NFC), os 49ers defrontaram os Detroit Lions, que procuravam a sua primeira participação no Super Bowl em três décadas, e tiveram de suar para sair vencedores.

Repleto de estrelas ofensivas - Christian McCaffrey, George Kittle, Deebo Samuel, Brandon Aiyuk e Brock Purdy - o conjunto da Califórnia procura um título que já lhe escapa há 30 anos. A última vitória no Super Bowl data de 1994.

Estas duas equipas também se defrontaram no Super Bowl 54, há quatro anos, ganho pelos Chiefs e valeu a Mahomes e companhia o seu primeiro troféu Lombardi. 

Em Portugal, o encontro deste domingo pode ser acompanhado, a partir das 23h30, em sinal aberto, na DAZN Portugal.

Espanha recebe jogo da NLF em 2025

No meio de toda esta emoção do Super Bowl, na sexta-feira soube-se que o estádio Santiago Bernabéu, que pertence ao Real Madrid, receberá o jogo de abertura da NFL em 2025.

Será a primeira vez que uma partida da época regular de futebol americano acontecerá em Espanha. Londres, Alemanha e México já foram destinos de jogos desta modalidade, sendo que o Brasil, no caso São Paulo, será palco já neste ano de 2024.

Ainda não se sabe o calendário da NFL 2025, mas, segundo o jornal espanhol Marca, os Miami Dolphins ou os Chicago Bears serão duas das equipas que podem jogar no Bernabéu.

Leia Também: Tiësto cancela atuação no Super Bowl 2024. O comunicado

Leia Também: O que esperar do Super Bowl 2024 com Usher em grande destaque

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório