Powered bySolverde
Disclaimer

Notas do Vizela-Benfica: Águia em modo 'fato-macaco' para duelo de luxo

Encarnados sofreram a bom sofrer para marcarem encontro com o Sporting por um lugar no Jamor.

Benfica, Vizela

© Ivan Del Val/Global Imagens

Rodrigo Querido
09/02/2024 07:54 ‧ 09/02/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi preciso sofrer a bom sofrer para se achar a primeira meia-final da Taça de Portugal. O Benfica venceu, na quinta-feira, na viagem até Vizela, por 2-1, e garantiu dois dérbis com o Sporting por um lugar no Estádio do Jamor em maio deste ano.

Tal como Roger Schmidt tinha antevisto antes deste jogo, não foi uma partida fácil para a turma lisboeta. Na viagem até ao Minho, o Benfica lançou em campo um onze de gala, com a estreia a titular de Carreras e o regresso de Aursnes à defesa, esteve a vencer por dois golos sem resposta, mas acabou com o credo na boca e algumas dificuldades na reta final.

Nem sempre o luxo dá vitórias e isso confirmou-se nesta partida. O Benfica esteve melhor do que o rival ao longo de quase todo o encontro. Arthur Cabral e João Mário capitalizaram em golos a superioridade do clube da Luz, mas o Vizela fez questão de dificultar a tarefa dos encarnados no último quarto de hora de jogo.

O conjunto minhoto ligou o 'complicómetro' e, quatro minutos depois ter sofrido o segundo golo, Diogo Nascimento encontrou Petrov na área e o avançado sérvio relançou o duelo para os minutos finais.  Ainda assim, e apesar da boa réplica dos minhotos, o Benfica, recordista com 26 troféus conquistados na prova, foi capaz de ultrapassar as dificuldades e assegurar um duplo duelo com o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal.

Mas vamos às notas da partida:

Figura

Arthur Cabral está a torna-se, de jogo para jogo, figura de proa do ataque do Benfica. Depois das dificuldades iniciais, o brasileiro começa a mostrar as suas qualidades e prova disso é que marca há três jogos consecutivos. Além disso, o canarinho, que parece ter apetência para celebrar na Taça - fê-lo nos três jogos em que participou - assistiu João Mário.

Surpresa

Boa impressão deixada por Álvaro Carreras. Titular deste a primeira vez desde que foi contratado no mercado de inverno, o espanhol justificou em campo a aposta feita por Roger Schmidt para um lugar que tem sido de Morato nos últimos jogos. O lateral trouxe a criatividade que tem faltado aos encarnados nos últimos jogos.

Desilusão

Reforço de última hora do Vizela no mercado de inverno, Bruno Costa podia e devia ter dado mais à sua equipa. É dos elementos mais experientes no plantel, mas isso não ficou comprovado em campo dados os erros que cometeu nos momentos de construção.

Treinadores

Rúben de la Barrera

A imagem deixada na reta final pode trazer outras alegrias aos adeptos do Vizela em jogos futuros. Os minhotos colocaram o Benfica em sentido com uma resposta positiva no último quarto de hora do encontro, mas sem resultados práticos dado que a eliminação acabou por se confirmar. As fragilidades na construção das transições entre a defesa e o ataque também contribuíram para este desaire dos vizelenses.

Roger Schmidt

O Benfica leva desta partida o que mais queria, no caso a vitória final, mas os planos dos encarnados podiam ter sido estragados por um Vizela afoito nos minutos finais. Tal como em jogos anteriores, os encarnados não mantiveram a consistência exibicional ao longo de todo e jogo e isso podia ter custado a saída da Taça de Portugal. O golo tardio de Petrov deu grande fôlego ao Vizela e o Benfica viu-se em algumas dificuldades que não tinha tido até então. Ainda assim, o apuramento foi selado com o 'fato macaco'.

Arbitragem

Hélder Carvalho teve uma exibição positiva em Vizela. Sempre muito correto no capítulo da disciplina e a admoestar os jogadores. Ainda assim, ficam dúvidas no lance na primeira parte em que terá ficado por marcar um penálti sobre Rafa Silva. O VAR devia ter entrado em ação para ajudar o árbitro escalabitano a esclarecer a situação.

Leia Também: Peçam os calmantes. Benfica agenda dérbi eterno para as 'meias' da Taça

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

David Beckham

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas