A Costa do Marfim tornou-se, ao início da noite desta segunda-feira, na sexta seleção a carimbar o passaporte para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN), graças ao triunfo conquistado sobre o Senegal, na decisão por grandes penalidades após um teimoso 1-1, durante 120 minutos. Os campeões em título foram eliminados.
Sem Ousmane Diomande, do Sporting, que voltou a ficar de fora da lista de convocados, por opção técnica, a equipa anfitriã viu-se em desvantagem, no Charles Konan Banny Stadium, em Yamoussoukro, ao fim de apenas quatro minutos, graças a um remate certeiro de Habib Diallo, a passe de Sadio Mané.
O golo da Costa do Marfim chegou ao empate já aos 86 minutos por intermédio de Franck Kessié, médio do Al Ahli, ex-Barcelona e AC Milan. O jogo acabou por ir para a decisão por grandes penalidades, onde a Costa do Marfim foi mais forte, seguindo em frente na competição. O mesmo Kessié marcou o penálti final e foi o herói do dia.
A Costa do Marfim fica, agora, à espera do encontro entre o Mali e a Burquina Fasso, que está agendado para as 17h00 (hora de Portugal Continental) de terça-feira, para saber qual o adversário que terá pela frente, na próxima fase.
Nos restantes jogos, Nigéria vai defrontar Angola, ao passo que a República Democrática do Congo vai medir forças com a Guiné Conacri. Finalmente, Cabo Verde, tem, encontro marcado com o vencedor do Marrocos-África do Sul.
Leia Também: Nigéria 'engole' Camarões. Peseiro contra Pedro Gonçalves nos 'quartos'