Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

FC Porto soluça, mas 'mete a quarta' e faz 'sinais de luzes' a Lisboa

Triunfo sobre o Farense deixa os dragões, provisoriamente, a dois pontos do Sporting e a um do Benfica.

FC Porto soluça, mas 'mete a quarta' e faz 'sinais de luzes' a Lisboa
Notícias ao Minuto

20:03 - 28/01/24 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto deu, ao final da tarde deste domingo, continuidade àquele que é o momento de maior estabilidade da temporada 2023/24, até ao momento, ao visitar e derrotar o Farense, por 1-3, perfazendo, desta maneira, um ciclo de quatro vitórias conquistada ao cabo das quatro últimas partidas realizadas.

Os dragões passaram por momentos de algum ‘aperto’, particularmente, no primeiro tempo, antes de se adiantar no marcador, por intermédio de Evanilson, mas resistiu e conquistou mais três pontos, que lhe permitem colocar pressão extra sobre os dois primeiros classificados, Sporting e Benfica.

‘Sonho’ desfeito em quatro atos

O FC Porto assinou um bom arranque de jogo, com intensidade e pressão alta, não deixando o Farense ‘respirar’, ainda que com algumas dificuldades em chegar com perigo à baliza. Aliás, a primeira oportunidade até pertenceu aos homens da casa, quando, após erro de Wenderson Galeno, atirou para as mãos de Diogo Costa.

Aos 16 minutos, Elves Baldé ‘tirou o pão da boca’ a Galeno, com um grande corte, e, dois minutos depois, desferiu um autêntico ‘míssil’, que embateu em cheio no poste direito da baliza adversária, naquele que foi o primeiro de quatro ‘socos no estômago’ para o conjunto comandado por José Mota.

Aos 33 minutos, Mattheus Oliveira dispôs de uma grande penalidade, por mão na bola de Fábio Cardoso, mas atirou a bola ‘para as nuvens’. Na resposta, Evanilson desfez o nulo, e, aos 41, foi a vez de Alan Varela fazer, também ele, o gosto ao pé, dando uma ‘almofada’ de conforto aos azuis e brancos.

Pelo meio, ainda houve tempo para o árbitro, João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, assinalar um outro penálti, neste caso, na grande área algarvia, na sequência de um lance dividido entre Evanilson e Elves Baldé. No entanto, após recorrer ao VAR, acabou por voltar atrás na decisão.

Evanilson, sempre Evanilson

A vantagem alcançada na reta final da primeira parte não mexeu com a intensidade do FC Porto, que regressou dos balneários ‘a todo o gás’, de tal maneira que, logo aos 47 minutos, quase fez o terceiro golo, não fosse a ineficácia de Galeno, que, à ‘boca’ da baliza, não conseguiu desviar um passe de Evanilson.

Na resposta, Elves Baldé voltou a dizer ‘presente’, para obrigar Diogo Costa a uma grande defesa. Quem não lhe quis ficar atrás foi Ricardo Velho, que, aos 55 minutos, ‘mergulhou’ para negar o golo a Francisco Conceição. No meio da ‘loucura’, Alan Varela cometeu uma grande penalidade, que Bruno Duarte concretizou, para reabrir o jogo.

Aos 71 minutos, Pepê marcou um golaço, mas não valeu, uma vez que Galeno estava em posição irregular. Aos 76, Evanilson fez o mesmo, e, desta vez, contou mesmo. Até final, Diogo Costa ainda teve de se aplicar para evitar mais ‘sobressaltos’, não tendo o marcador conhecido mais alterações.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 44 pontos, o que o deixa na terceira posição da I Liga, a dois pontos do líder, o Sporting (que ainda vai receber o Casa Pia), e a um do segundo classificado, o Benfica (que vai visitar o Estrela da Amadora). Já o Farense, é sétimo classificado, com 24 pontos

Momento do jogo: Depois de um período ‘turbulento’, em que o Farense atirou uma bola ao ferro e desperdiçou uma grande penalidade, o FC Porto marcou dois golos ‘de rajada’, à beira do apito para o intervalo, o segundo dos quais por Alan Varela, que facilitou um jogo que podia ter sido (muito) complicado.

Onzes

Farense: Ricardo Velho; Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva, Talocha; Facundo Cáseres, Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira; Elves Baldé, Marco Matias e Bruno Duarte.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê; Galeno e Evanilson.

Antevisão

É o melhor FC Porto desde  o arranque da presente temporada aquele que, ao final da tarde deste domingo, se desloca ao Estádio de São Luís, para medir forças com o Farense, em encontro a contar para a 19.ª jornada do principal escalão do futebol português.

Os homens de Sérgio Conceição somaram por triunfos as três últimas partidas, perante Estoril, Sporting de Braga e Moreirense, contabilizando 11 golos marcado e nenhum sofrido, perfazendo uma estabilidade até agora não vista, em 2023/24.

Estabilidade essa que é, precisamente, o principal objetivo de José Mota, dado que os algarvios registaram apenas duas vitórias (diante de Gil Vicente e Casa Pia) ao cabo dos sete últimos jogos realizados em todas as competições.

Os dragões ocupam, neste momento, a terceira posição da I Liga, com 41 pontos, menos cinco do que o líder, o Sporting, e menos quatro do que o segundo classificado, o Benfica. Já os leões moram no sétimo lugar, com 24 pontos.

O Farense-FC Porto irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Farense-FC Porto: Dragão de boa temperatura não quer 'ir a banhos'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório