Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Sp. Braga favorito na segunda final da Taça da Liga sem 'grandes'

Sporting de Braga e Estoril Praia vão disputar no sábado, em Leiria, a surpreendente final da 17.ª edição da Taça da Liga em futebol, apenas a segunda, sete anos depois, sem a presença de qualquer dos 'grandes'.

Sp. Braga favorito na segunda final da Taça da Liga sem 'grandes'
Notícias ao Minuto

08:45 - 25/01/24 por Lusa

Desporto Taça da Liga

A prova, que é 'menina dos olhos' da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), está 'feita' para que os melhores 'desaguem' na 'final four' e, depois, na final, mas 'arsenalistas' e 'canarinhos' trocaram as voltas aos organizadores.

Benfica e Sporting ainda chegaram a Leiria, mas, vítimas da sua 'terrível' falta de eficácia, com alguma falta de sorte à mistura, falharam a final, 'esvaziando' o mediatismo do jogo decisivo da mais 'jovem' prova do calendário luso.

Em 29 de janeiro de 2017, no Algarve, foram apenas 6.713 espetadores os que assistiram à única final sem 'grandes', a inédita vitória do Moreirense, face ao Sporting de Braga, por 1-0, graças a um penálti de Cauê, aos 45+1 minutos.

Como nesse encontro de 2016/17, o conjunto 'arsenalista', que nas meias-finais superou o Sporting por 1-0, parte como claro favorito, rumo ao terceiro título, no que será a sua quinta presença no jogo decisivo.

As quatro finais dos bracarenses acabaram todos com 1-0, duas vezes a seu favor, ambas face ao FC Porto, em 2012/13, com um penálti de Alan (45+2 minutos), e em 2019/20, com um golo de Ricardo Horta quase em 'cima' do apito final (90+5).

Pelo mesmo resultado, perderam com o Moreirense e também com o Sporting, em 2020/21, já em Leiria, culpa de um golo do espanhol Pedro Porro, aos 41 minutos.

Desta vez, o adversário vai ser o Estoril Praia, que deixou pelo caminho o FC Porto, na fase de grupos, na qual bateu em casa os 'azuis e brancos' por 3-1, e o Benfica, nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades (5-4, após 1-1).

A formação 'canarinha', que nunca tinha chegado às 'meias', está, consequentemente, na sua primeira final, em busca de se tornar a sétima equipa a vencer a prova, um ano depois de o FC Porto entrar para a histórica como a sexta, com um 2-0 ao Sporting.

Nas principais competições lusas, o Estoril Praia só tinha estado uma vez numa final, na longínqua edição de 1943/44 da Taça de Portugal, sendo que as recordações não são as melhores, já que a formação da Linha foi goleada por 8-0 pelo Benfica.

Desta vez, tudo será, certamente, diferente, embora o favoritismo e a 'obrigação' de ganhar pertençam aos bracarenses, que já venceram esta época os 'canarinhos', por 3-1, na 'pedreira', em embate da 12.ª ronda da I Liga.

Os forasteiros adiantaram-se no marcador, por Rafik Guitane (24 minutos), que na quarta-feira também faturou face ao Benfica, mas os anfitriões viraram para 3-1, com tentos de Ricardo Horta (31), Banza (51) e Marcelo Carné (90, na própria baliza).

As expectativas mediáticas 'caíram', com o adeus de Sporting e Benfica, já depois de o FC Porto não ter chegado à 'final four', o estádio não vai, certamente, ter grande assistência, ou 'ferver' de entusiasmo, e as audiências televisivas não serão, tudo indica, as esperadas, mas 'the show must go on'.

No sábado, a partir das 19:45, o Sporting de Braga e o Estoril Praia serão os protagonistas da final da 17.ª edição da Taça da Liga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório