Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 25º

Sp. Braga-Sporting: Leões em busca da tendência na Taça da Liga

Está aí à porta o primeiro jogo da 'final four' da prova que se disputa em Leiria.

Sp. Braga-Sporting: Leões em busca da tendência na Taça da Liga
Notícias ao Minuto

07:30 - 23/01/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Já começa a ser um hábito. O Sporting reencontra o Sporting de Braga na 'final four' da Taça da Liga, esta terça-feira, em Leiria, na disputa por um lugar no derradeiro jogo que irá 'coroar' o chamado campeão de inverno.

Bracarenses e leões contam com cinco duelos na prova, quatro dos quais nos últimos cinco anos, em que a tendência tem sido favorável à equipa de Rúben Amorim. Curiosamente, o único momento em que o conjunto minhoto sorriu foi precisamente com o jovem técnico ao leme, em 2019/20, com um triunfo por 2-1 na Pedreira. De resto, o Sporting somou quatro apuramentos, fruto de três triunfos e um empate que conduziu a um desempate por grandes penalidades favorável aos verdes e brancos. 

O emblema de Alvalade chega a esta altura da temporada a viver uma das suas melhores fases, com oito triunfos consecutivos, sendo que, nos últimos quatro jogos, registou 19 golos marcados e apenas três sofridos. De referir ainda que Rúben Amorim, na conferência de antevisão, tratou de esclarecer que vai lançar Franco Israel e Francisco Trincão para o onze do primeiro jogo da 'final four' da prova.

Já a equipa de Artur Jorge - que também quer chegar à final frente a Benfica ou Estoril - regressou aos triunfos em Famalicão (1-2), ao cair do pano, colocando um ponto final na 'crise' de resultados desde o arranque de 2024.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com arbitragem de Nuno Almeida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Artur Jorge

Ambição de chegar à final: "Temos de fazer muito e muito de tudo. Vamos ter pela frente um Sporting que tem demonstrado toda a sua qualidade, está muito motivado e é candidato a ganhar todos os troféus em Portugal. Nós, temos que fazer o nosso papel para contrariar isso e sermos mais fortes que este Sporting", afirmou o treinador na antevisão da partida".

Resultados negativos diante dos 'grandes': "As críticas fazem parte do trabalho, percebo-as, mas temos que pensar que, nas decisões, normalmente encontram-se as melhores equipas, mas parece-me redutor olhar só para os jogos com Benfica, FC Porto e Sporting, sabendo que esses jogos podem muitas vezes decidir troféus, finais ou até classificações finais de campeonato. Temos que melhorar esse registo, sermos mais fortes para ter a consistência de outros resultados e, nos momentos de decisão, vencer esses três adversários".

Elogios a Gyokeres: "É um jogador de destaque no Sporting, tem feito a diferença em termos ofensivos pelo que trabalha e desgasta as defesas contrárias. Tem-se demonstrado como um jogador acima de média na nossa liga, mas o Sporting também tem uma equipa que, no seu todo, é muito perigosa nas suas dinâmicas e na sua parte emocional também".

Rúben Amorim

Última conquista foi uma Taça da Liga: "Nós falámos sobre isso. Estivemos um ano sem vencer. São dois anos, mas é uma época desportiva. Tornou-se obrigatório vencer títulos esta época. Temos esta oportunidade. É uma competição diferente, basta olhar para a época passada. O Braga estava muito bem e nós não estávamos bem. Tínhamos sido eliminados da Taça e da Champions, mas era uma prova diferente e conseguimos vencer. O sentimento vai ser uma espécie de final, por toda a envolvente da cidade de Leiria. Tudo o que aconteceu no campeonato não vai entrar em campo na Taça da Liga".

Peso dos golos sofridos: "Obviamente que temos sofrido demasiados golos. Com o Vizela tivemos três remates e sofremos dois golos. Estamos a permitir menos ataques, mas sofremos mais golos. Houve fases que defendíamos muito mais junto à baliza e não sofríamos golos. Estamos a defender melhor do que o ano passado. Há muito talento na frente e temos de estar concentrados em todos os momentos. Não sofrendo, vamos sempre marcar golos. É muito importante não sofrer".

Formato da 'final four': "Eu dou muito peso e valor à Taça da Liga. Ganhei várias como jogador e teve um significado muito grande quando a venci como treinador pelo Sp. Braga, numa fase difícil e com muita confusão. Foi um momento decisivo para nós equipa técnica. Formato? Concordo mais com esta fase de grupos, mesmo sendo mais curta. Concordo porque dá hipóteses para ter uma final four com as melhores equipas. Percebe-se isso pela atenção que vai ter e as pessoas aparecerem. Tendo os 'grandes' é diferente. Gosto deste formato porque dá hipóteses a toda a gente. Não sei o que vai acontecer. Um título é um título. É uma hipótese de o Sporting voltar aos títulos".

Últimos resultados

Sporting de Braga: V-D-D-E-V

Sporting: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez , José Fonte, Paulo Oliveira, Cristián Borja, Vitor Carvalho, João Moutinho, Álvaro Djaló, Pizzi, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres e Paulinho.

Ausências

Sporting de Braga: Al Musrati (lesionado); Niakaté e Simon Banza (compromissos internacionais).

Sporting: Iván Fresneda (lesionado); Geny Catamo, Hidemasa Morita e Ousmane Diomande (compromissos internacionais).

Leia Também: Rúben Amorim 'reinventa' Sporting e rebenta com o 'Pote'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório