Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Superliga Europeia? FC Porto diz estar ao lado da UEFA

Dragões dizem estar ao lado da UEFA e recordar o respeito pela "tradição europeia do acesso às competições ter apenas em consideração o mérito desportivo".

Superliga Europeia? FC Porto diz estar ao lado da UEFA
Notícias ao Minuto

17:05 - 21/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Superliga Europeia

Após Sp. Braga e Benfica, também o FC Porto reagiu, na tarde desta quinta-feira, à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia no diferendo que a Superliga Europeia (a quem deu razão) mantém com UEFA e FIFA desde que foi lançada por 12 dos maiores clubes do continente, em abril de 2021. Em comunicado, os dragões pediu a união da "família do futebol" e lembrou o respeito pela tradição europeia do acesso às competições ter apenas em consideração o mérito desportivo". 

"A decisão hoje conhecida do Tribunal de Justiça da União Europeia não pode servir para desunir a família do futebol, mas sim para trabalharmos todos em conjunto para um futebol moderno, sustentável, respeitando a tradição europeia do acesso às competições ter apenas em consideração o mérito desportivo", pode ler-se na nota oficial do FC Porto, que prossegue. 

"Como sempre, o FC Porto, um dos mais relevantes clubes europeus das últimas décadas, está disponível para, ao lado da UEFA, e em sintonia com a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes, contribuir para potenciar as competições e reafirmar os valores do futebol europeu", vincaram os dragões. 

Recorde-se que o TJUE considerou contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir futebolistas e clubes de participarem em competições privadas, tal como a Superliga proposta em 18 de abril de 2021.

O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.

Real Madrid e Barcelona são os resistentes entre os 15 fundadores do projeto original -- apesar de só terem sido revelados 12 -, que preconizava uma competição com 20 clubes, que foi contestada por diversos quadrantes, desde as estruturas da modalidade até aos governos nacionais, passando pelos próprios adeptos.

Em outubro de 2022, foi criada a empresa A22, promotora do projeto, que readaptou o plano inicial, em fevereiro de 2023, sob novos princípios e um modelo com 60 a 80 clubes, que fosse aberto, sem membros permanentes e alicerçado no mérito desportivo.

Leia Também: Justiça europeia condena UEFA e reanima projeto 'moribundo'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório