Powered bySolverde
Disclaimer

Benfica garante: "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade"

Águias afirmam que "UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu".

Rui Costa

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
21/12/2023 15:12 ‧ 21/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Superliga Europeia

Depois de Sp. Braga, também Benfica reagiu, na tarde desta quinta-feira, à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia no diferendo que a Superliga Europeia (a quem deu razão) mantém com UEFA e FIFA desde que foi lançada por 12 dos maiores clubes do continente, em abril de 2021. Em comunicado, as águias garantem que a "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade" e que "a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu". 

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece, em face da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que a Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa e que um crescente entendimento e forte cooperação entre a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu", pode ler-se na nota oficial, que prossegue, contudo, com uma nota para a UEFA. 

"Ainda que a decisão hoje proferida venha a colocar um ponto final no monopólio da UEFA no que respeita à organização de competições – e se abram novos horizontes e desafios futuros –, há um pressuposto a salvaguardar: a permanência e defesa das Ligas internas e das competições nacionais", vincam os encarnados. 

Recorde-se que o TJUE considerou contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir futebolistas e clubes de participarem em competições privadas, tal como a Superliga proposta em 18 de abril de 2021.

O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.

Real Madrid e Barcelona são os resistentes entre os 15 fundadores do projeto original -- apesar de só terem sido revelados 12 -, que preconizava uma competição com 20 clubes, que foi contestada por diversos quadrantes, desde as estruturas da modalidade até aos governos nacionais, passando pelos próprios adeptos.

Em outubro de 2022, foi criada a empresa A22, promotora do projeto, que readaptou o plano inicial, em fevereiro de 2023, sob novos princípios e um modelo com 60 a 80 clubes, que fosse aberto, sem membros permanentes e alicerçado no mérito desportivo. 

[Notícia atualizada às 15h20]

Leia Também: Sp. Braga reage à decisão do TJUE: "De forma alguma valida a Superliga"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Longe do Sporting, Gonçalo Inácio surge com camisola de outro clube

I Liga

Longe do Sporting, Gonçalo Inácio surge com camisola de outro clube

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Mais moderna e digital. Eis a terceira geração do Audi Q3

Audi

Mais moderna e digital. Eis a terceira geração do Audi Q3

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas