Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Benfica garante: "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade"

Águias afirmam que "UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu".

Benfica garante: "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade"
Notícias ao Minuto

15:12 - 21/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Superliga Europeia

Depois de Sp. Braga, também Benfica reagiu, na tarde desta quinta-feira, à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia no diferendo que a Superliga Europeia (a quem deu razão) mantém com UEFA e FIFA desde que foi lançada por 12 dos maiores clubes do continente, em abril de 2021. Em comunicado, as águias garantem que a "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade" e que "a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu". 

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece, em face da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que a Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa e que um crescente entendimento e forte cooperação entre a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu", pode ler-se na nota oficial, que prossegue, contudo, com uma nota para a UEFA. 

"Ainda que a decisão hoje proferida venha a colocar um ponto final no monopólio da UEFA no que respeita à organização de competições – e se abram novos horizontes e desafios futuros –, há um pressuposto a salvaguardar: a permanência e defesa das Ligas internas e das competições nacionais", vincam os encarnados. 

Recorde-se que o TJUE considerou contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir futebolistas e clubes de participarem em competições privadas, tal como a Superliga proposta em 18 de abril de 2021.

O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.

Real Madrid e Barcelona são os resistentes entre os 15 fundadores do projeto original -- apesar de só terem sido revelados 12 -, que preconizava uma competição com 20 clubes, que foi contestada por diversos quadrantes, desde as estruturas da modalidade até aos governos nacionais, passando pelos próprios adeptos.

Em outubro de 2022, foi criada a empresa A22, promotora do projeto, que readaptou o plano inicial, em fevereiro de 2023, sob novos princípios e um modelo com 60 a 80 clubes, que fosse aberto, sem membros permanentes e alicerçado no mérito desportivo. 

[Notícia atualizada às 15h20]

Leia Também: Sp. Braga reage à decisão do TJUE: "De forma alguma valida a Superliga"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório