Sindicato dos jogadores quer reação à altura dos clubes incumpridores

Boavista, Leixões e Länk Vilaverdense devem mostrar uma "resposta à altura das exigências do momento", frisou hoje o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), face aos salários em atraso naqueles clubes.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/12/2023 12:58 ‧ 21/12/2023 por Lusa

Desporto

Comunicado

um facto que existe incumprimento salarial, que isso causa impacto na vida pessoal e familiar dos jogadores e que põe em causa a própria credibilidade das competições. Os futebolistas têm dado respostas e estão disponíveis, mas é preciso haver diálogo sério e responsável. Quando os clubes não conseguirem efetuar isso, têm de ser as entidades competentes a exigirem que o façam", indicou à agência Lusa o dirigente do organismo.

Na quarta-feira, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tinha informado que o Boavista, da I Liga, e o Leixões e o Länk Vilaverdense, ambos do segundo escalão, não tinham cumprido a obrigação de mostrar, até 15 de dezembro, a inexistência de dívidas salariais nas respetivas estruturas quanto aos meses de setembro, outubro e novembro.

"Estamos a falar de uma condição básica para estar numa competição profissional. Nós fizemos um esforço enorme durante anos para acabar com os incumprimentos salariais. Estes clubes não podem vir a pôr em causa tudo o que foi feito. Não é aceitável para os futebolistas e para os trabalhadores, em primeiro lugar, nem para os demais adversários que estão em prova. É um tema urgente e sério. Há clubes historicamente associados a este problema, pelo que é preciso encontrar soluções imediatas para o caso", advogou.

As três sociedades têm agora um prazo adicional de 15 dias para regularizar essa situação junto de futebolistas e treinadores, sob pena de, segundo o Regulamento Disciplinar da LPFP, receberem uma subtração de dois a cinco pontos nas provas em que competem.

"A LPFP já tem conhecimento disso, nós estamos articulados, está a decorrer o controlo financeiro e é necessário que Boavista, Leixões e Länk Vilaverdense façam um esforço, principalmente neste período de Natal, que é muito sensível para as famílias", observou Joaquim Evangelista, que vai estando em articulação com os capitães de cada equipa.

Em setembro, Boavista e Länk Vilaverdense já tinham necessitado de um período extra para demonstrarem a inexistência de dívidas nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Os portuenses chegaram a anular dois treinos no fim de semana de 30 de setembro e 01 de outubro, com base nas exigências salariais feitas pelos profissionais do departamento médico e pelos funcionários do Estádio do Bessa, que têm mais de três meses em falta.

"A situação modificou-se radicalmente. Não é recorrente haver incumprimento salarial no futebol português, mas há clubes que levam isto ao limite. Tem a ver com a sua própria gestão e com o respetivo histórico a nível financeiro, pelo que usam algumas habilidades para contornar o sistema. Temos procurado melhorar o controlo financeiro e as regras do licenciamento. Agora, mesmo que esteja a funcionar a 100%, não é possível garantir que este incumprimento não suceda pelas vicissitudes da própria economia. Temos de estar preparados para que isso aconteça e antecipar os problemas", concluiu o líder do SJPF.

O Boavista, que esteve impedido pela FIFA de inscrever novos futebolistas na janela de transferências de verão, devido a dívidas, ocupa a 11.ª posição da I Liga, com 16 pontos, mais cinco face à zona de despromoção, ao passo que o Leixões é 16.º e antepenúltimo classificado da II Liga, com 14 pontos, quatro acima do Länk Vilaverdense, 18.º e último.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Alverca confirmou subida  à I Liga e Vinícius Júnior festejou desta forma

I Liga

Alverca confirmou subida à I Liga e Vinícius Júnior festejou desta forma

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Famalicão3447
8Casa Pia3445
9Estoril3343
10Rio Ave3438
11Moreirense3337
12Arouca3335
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3334
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tantos milhões e tão poucos carros para conduzir. O caso de Lamine Yamal

Barcelona

Tantos milhões e tão poucos carros para conduzir. O caso de Lamine Yamal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas