Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

FC Porto-Casa Pia: Gansos pagarão a 'fatura' da alergia aos estorilistas?

Azuis e brancos voltam ao Estádio do Dragão para defrontar uma equipa que na época passada deu grandes dores de cabeça aos portistas no jogo a Norte do país. Encontro segue-se à eliminação dos dragões na Taça da Liga.

FC Porto-Casa Pia: Gansos pagarão a 'fatura' da alergia aos estorilistas?
Notícias ao Minuto

07:56 - 09/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto é o último dos três 'grandes' a entrar em ação nesta jornada 13 da I Liga. Os azuis e brancos recebem, este sábado, o Casa Pia (20h30), num duelo que se segue ao que foi uma grande decepção para a equipa orientada por Sérgio Conceição-

Depois da derrota a meio da semana frente ao Estoril Praia (3-1), que afastou os dragões da final four da Taça da Liga, competição na qual são os detentores do troféu, a formação azul e branca procura igualar frente ao Casa Pia a melhor série de triunfos seguidos no campeonato, com três, um registo pouco habitual numa altura em que já está cumprido mais de um terço da competição.

No entanto, do outro lado, estará uma equipa em clara mudança de ciclo. A chegada de Pedro Moreira tirou os gansos da zona vermelha da classificação. Os lisboetas somaram um empate e uma vitória sob o comando do novo timoneiro, e prometem, à semelhança do que aconteceu na época passada no Dragão, dificultar a tarefa do FC Porto.

O encontro entre FC Porto e Casa Pia está agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio do Dragão e contará com a arbitragem de João Gonçalves.

Treinadores em discurso direto 

Sérgio Conceição

FC Porto melhor fora do que no Dragão: "É uma pergunta muito interessante, sabe? Se olharmos para o que é a equipa, e vendo Marcano de fora, Pepe também, por problemas físicos... Tem os seus problemas, às vezes até menos do que atletas de 20 anos, e ele tem 40. O Wendell também fora. Estamos a falar de jogadores experientes. Temos uma equipa jovem, vejam quem veio adicionar talento e qualidade. São jogadores jovens, de clubes que, com todo o respeito, não têm o peso e dimensão do FC Porto. Jogar perante o seu clube, numa fase inicial, em que a equipa está numa evolução normal e terem de evoluir a ganhar, não é fácil. O Dragão tem o seu peso. É absolutamente normal e natural. Não estou a dizer que os adeptos não devem assobiar quando jogamos mal. Têm, porque o futebol é isto. Adeptos deste clube são apaixonados, querem sempre ganhar. Agora, incutir isso em jogadores jovens, por vezes, não é fácil. Nestas fases iniciais, pode-se notar, aqui e acolá."

Dificuldades contra o Estoril: "São jogos diferentes. Temos de olhar para os jogos com o Estoril e para aquilo que fizemos de bom e de menos bom. Temos de juntar algumas coisas que fizemos no primeiro jogo, no Dragão, no processo ofensivo, em que criámos situações para chegar ao intervalo com o jogo resolvido, e da falta de competência nalguns momentos em organização defensiva, com a preparação do próximo jogo com o Estoril, da Taça. Tenho convicção plena de que não era preciso perder este jogo para perceber o que não fizemos e devemos fazer para ganhar de uma forma tranquila ao Estoril. Se fizermos o que planeamos a nível de qualidade, no plano individual, temos tudo para ganhar o jogo. Esse trabalho foi feito. Dentro de algumas semanas, iremos ao Estoril, para a Taça, e, mais tarde, para o campeonato. A seu tempo, verão a resposta que temos de dar. Amanhã, a minha preocupação é o Casa Pia. Muitas das horas que passámos no Olival foi a preparar este jogo. Temos de preparar o que a equipa está a fazer e não está a fazer, e perceber que o estado de espírito tem de estar sempre presente, porque ter contrato com o FC Porto... Começo por falar de mim. 'Já está a atacar os jogadores...'. Não, estou a atacar-me a mim. Ter contrato com o FC Porto não basta. É preciso sentir o clube, como disse muitas vezes. Falando dos jogadores, ter contrato com o FC Porto não basta. É preciso jogar à FC Porto. E o que é jogar à FC Porto? É essa mentalidade, uma ambição muito grande, super focados nas tarefas individuais ao serviço do coletivo... Isto é ser jogador à FC Porto. Para todos os outros que compõem os diversos departamentos, incluindo a equipa técnica e o treinador em primeiro lugar, não basta ter contrato, é preciso sentir o clube. É isto."

Castigo aos jogadores do FC Porto: "Não quer saber por que é que o FC Porto perdeu no Estoril, por exemplo? A estratégia definida, o que foi pedido aos jogadores... Isso é que é interessante. Agora, castigos, sessão bidiária... É tudo muito básico. Estou aqui há sete anos, amanhã vai ser o jogo 500 que faço na Liga. Estou um bocado saturado disto. Não falam de futebol, falam do castigo, da sessão bidiária, de não sei quê... Estou um bocadinho farto. Tem a ver com o pouco tempo de preparação que temos e com a dissecação do último jogo."

Pedro Moreira:

O que espera: "É um jogo difícil e não vamos esconder que, certamente, vamos estar mais tempo em momento defensivo do que ofensivo. O FC Porto é uma equipa de qualidade enorme e de competência extrema, com ambições que não são as nossas, e vamos ter trabalhos redobrados, mas queremos procurar valorizar-nos. Com respeito e humildade, mas com a ambição devida para um jogo como este."

Retoma do caminho das vitórias: "A nossa vida e o trabalho têm de ser encarados de forma positiva e o jogo é o produto do nosso trabalho semanal. É um jogo muito complicado e difícil, num campo onde o Casa Pia nunca conseguiu pontuar. Espero que estes jogadores vão atrás e procurem o melhor resultado para o jogo."

Adversário ferido: "O que espero é jogadores com enorme qualidade e de muita dificuldade para a nossa equipa. Sabemos o que fazer e vamos tentar, da melhor maneira possível, contrariar os pontos fortes do FC Porto. Os jogos são feitos de detalhes e andamos à procura de ter vantagem nesses detalhes, como o Estoril Praia conseguiu ter nos seus jogos."

Últimos resultados

FC Porto: V-V-D-V-D

Casa Pia: E-D-D-E-V

Últimos onzes

FC Porto: Cláudio Ramos, Zé Pedro, Fábio Cardoso, David Carmo, João Mendes, Francisco Conceição, Stephen Eustaquio, Marko Grujic, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Pepê.

Casa Pia: Ricardo Batista, Fernando Varela, Vasco Fernandes, Nermin Zolotic, Gaizka Larrazabal, Pablo Roberto, Samuel Justo, Leonardo Lelo, Tiago Dias, Clayton Silva, Yuki Soma.

Ausências

FC Porto: Marcano, Veron, Samuel Portugal, Wendell e João Mário (lesionados); Francisco Conceição (castigado).

Casa Pia: Rafael Brito e Kiki Silva (lesionados)

Leia Também: Casa Pia visitará FC Porto "com respeito e humildade, mas com ambição"

Leia Também: "Não basta ter contrato com o FC Porto. É preciso jogar à FC Porto"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório